sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

NO CAMINHO DO PROGRESSO


Por AVELINA MARIA NORONHA DE ALMEIDA

 

Os Governadores”, de José Joaquim Viegas de Menezes, Vila Rica, 1807 - Retrato gravado de Pedro Maria Xavier de Athayde e Melo (Governador e Capitão-General da Capitania de Minas Gerais, no Brasil) e de Maria Madalena Leite de Sousa Oliveira e Castro

...“omnis creatura ingemiscit et parturit.” (... o mundo geme em trabalho de parto de alguma coisa) - Rm 8:22

 

Comemora-se, no dia 5 de janeiro, a criação da Tipografia no Brasil, com o alvará de D. João de 5 de janeiro de 1808 liberando o funcionamento de gráficas no Brasil, o que havia sido até então proibido. Foi assim que surgiu a Imprensa Régia, no Rio de Janeiro, para imprimir documentos, decretos e livros. Logo depois passaria a circular, com informações oficiais, o primeiro jornal brasileiro, “A Gazeta do Rio de Janeiro

Porém, extra-oficialmente, a província de Minas Gerais já havia dado antes o primeiro passo concreto na tecnologia da informação, com José Joaquim Viegas de Menezes, um sacerdote mineiro, nascido em Vila Rica, que exerceu em sua vida as seguintes habilidades: gravador, pintor, impressor e ceramista. 

Embora tivesse saúde muito frágil, teve uma existência frutuosa como intelectual, artista plástico e cultor das artes gráficas. Um dia, o presidente da Província de Minas, Pedro Maria Xavier de Athayde e Melo, conhecedor das habilidades do sacerdote, chamou-o dizendo que gostaria de ver impresso um poema que recebera, como homenagem, de Diogo Ribeiro de Vasconcelos e o encarregava da tarefa. Padre Viegas alegou não poder executar a impressão porque havia a proibição da atividade de imprensa e que era severa a punição para quem ousasse infringi-la. Mas o governador insistiu e ainda disse que não se preocupasse com os riscos da impressão. “Oh! Se é só isso, não se aflija, tomo sobre mim toda a responsabilidade: mãos à obra, meu Padre.” 

Foi assim que, graças ao Pe. Viegas, Minas Gerais tem o pioneirismo na impressão oficial no Brasil, em 1807, imprimindo o poema de 14 páginas, utilizando a técnica da calcografia (chapa de metal fixa). Ao primeiro passo no setor tipográfico do brilhante sacerdote, seguiu-se o segundo, em 1821, pois foi o responsável pela criação da primeira tipografia no país, auxiliando um português residente em Vila Rica a fundir os tipos, construir o prelo e todas as outras peças para funcionar uma tipografia. 

Foram os primeiros tempos, em nosso País, de uma atividade que constitui importante fator de desenvolvimento, pela ampliação das possibilidades de comunicação e da disseminação da cultura entre os seres humanos. Pessoas como José Joaquim Viegas de Menezes, um nome quase esquecido nos dias de hoje, fazem, com sua força de trabalho e idealismo, sem medir esforços e sem temer dificuldades, o mundo caminhar. Assim contribuem para que isso se processe de forma positiva, fecunda e benéfica, pois, dia a dia... “omnis creatura ingemiscit et parturit.

10 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Este post é uma homenagem que o Blog de São João del-Rei presta à sua colaboradora, AVELINA Maria NORONHA de Almeida, o qual teve a honra de publicar sua primeira participação intitulada Uma comovente história, durante as festas natalinas de 2020, matéria que recebeu um número impressionante de visualizações.
É com tristeza que, apesar de ter recebido outras contribuições de Avelina Noronha ("Avelina Queluz"), não pôde publicá-las conforme era seu desejo, por ter matérias urgentes de outros colaboradores.
Hoje ficou sabendo da partida definitiva da colaboradora em 25/02/2021, através de comunicado do Colégio Brasileiro de Genealogia, do qual era associada, com a sentida nota: "Desconhecemos a causa de sua morte; apenas sabemos que estava internada em hospital de Conselheiro Lafaiete, e que deixou amorosa família, incontáveis amigos, genealogistas agradecidos, e, entre outros, o poema abaixo da associada Avelina:

DE UMA CAMA DE HOSPITAL


Oh! Vocês que são jovens, a doença,

as dores não feriram os seus dias

e não sentem ainda a cruel descrença

conturbando trabalhos e alegrias...



Aproveitem o tempo de sua vida

em que lanteja a mocidade bela,

e que toda manhã seja vivida

na plenitude vista na janela...



Que sejam os seus dias bem fecundos,

cintilem no céu da noite outros mundos,

trazendo suas mensagens de esperança



para quem sofre e para quem se cansa

na realidade triste e tão banal

de uma insípida cama de hospital.


Descanse na Paz, nobre confreira!"


Assim sendo, o Blog de São João del-Rei se associa a outros órgãos de imprensa e de cultura na homenagem que presta à sua distinta colaboradora, com um texto que ela gostaria de ver publicado em 5 de janeiro de 2021, a saber, NO CAMINHO DO PROGRESSO, publicado hoje, com um atraso de 1 mês e vinte dias.


https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/02/no-caminho-do-progresso.html


Cordial abraço,

Francisco Braga

Gerente do Blog de São João del-Rei

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Agradecemos pela gentileza do envio.

Receba o abraço fraterno

Dos amigos Mario e Beth

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga
Mais uma significativa contribuição da professora Avelina, ora publicada. É de se lamentar, em todos os sentidos, o seu passamento. Pêsames a toda sociedade lafaietense pela perda de pessoa tão querida e ilustre. Seu poema de despedida é comovente e iluminado.
Certamente o mundo sempre continuará gestando alguma coisa, assim como ficará presente a sua Memória e viverá num outro plano seu elevado espírito.
Grato.
Cupertino

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Caro Braga, que Deus a receba na sua paz. Agradeço pelo envio. Pax et bonum.

Anizabel Nunes Rodrigues de Lucas (flautista, professora de música e regente são-joanense) disse...

Sinceros pêsames pela perda de sua amiga. É realmente muito triste, mas deixa a mesma riquíssimo acervo cultural. Jamais será esquecida. O último poema de sua autoria foi realmente uma despedida.

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de 5 hinários, cantatas, missas e peças avulsas) disse...

Olá, Francisco e Rute,
Uma belíssima exortação para a juventude de hoje e do futuro!! "Et Lux perpetua luceat ei!"
Abraço do irmão, f. Joel.

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

QUE DEUS A TENHA. AMÉM!

Unknown disse...

Alguém mais que se vai.Ficam seus rastros de luz. Maria Auxiliadora Muffato

Paulo Roberto Sousa Lima (escritor, gestor cultural e presidente reeleito do IHG de São João del-Rei para o triênio 2021-2023) disse...

Parabéns, confrade Francisco Braga. Uma delicada e importante homenagem: divulga um belo poema, cujo conteúdo muito nos entristece por falar dos sofrimentos e perdas afetivas que as doenças nos trazem, e um texto sobre tema tão atual como a imprensa em Minas Gerais.
Se esta iniciativa isolada em Vila Rica nos mostra o caminho mineiro da tipografia e imprensa, em SJDR tivemos o pioneirismo do Baptista Caetano, nos 1820s, com a tipografia e depois "O Astro de Minas".
Vc já visitou nosso site para ver a coleção de jornais que o Alex Lombello ali postou?
Com um fraternal abraço,
Paulo Sousa Lima

José Fernando Souza e Silva (especialista em estudos sobre folclore e membro da Comissão Nacional de Folclore) disse...

Um pranto aos bons.
Pêsames.
JF