sábado, 20 de março de 2021

Colaborador: JOSÉ CARLOS GENTILI

 

JOSÉ CARLOS GENTILI, porto-alegrense, nascido a 30 de maio de 1940, pioneiro de Brasília, advogado, jornalista, empresário, historiador, romancista, conferencista e poeta. 

Tem mais de trinta obras publicadas, entre as quais Tempos de Versos (1983); Galo do Apocalipse (1985); Vôo Sideral (1991); Izabel Maria – Duqueza de Goyaz (1995); Quintal do Universo (1996); Um Quarto de Hora (1998); Patrimônio da Capela (2000); Agonia da Solidão (2002); Vastidão do Nada (2005); A Igreja e os Escravos (2006); Fiat Lux – Villa do Acarape, Precursora da Liberdade (2008); Estelo do Mipibu (2009); Orígen de las Almas (2009); José Carlos Gentili - Um cidadão do mundo (2010); Academia de Letras de Brasília: trinta anos de fundação (1982/2012) (coautoria com Romildo Teixeira de Azevedo e Tarcízio Dinoá Medeiros – 2012); Lagoa dos Cavalos (2012); Orígen de las Almas (2ª. ed., 2013); Universo do Verso (2015); A Infernização do Hífen (2015). E, ainda: Cultura de Alpendre; Aldeia do Bispo; Bolsa de Pastor; Terras de Lava; Os Bicentenários da Inconfidência Mineira e da Revolução Francesa. Na área jurídica, publicou Os Bancos de Dados na Sociedade de Consumo e o Código de Defesa do Consumidor (2008). 

Também deu a lume poesias, ensaios e ficção em obras coletivas – da Academia de Letras de Brasília: Quintal do Universo; Galo Apocalíptico e A gala do Galo, in Galos da Academia. Coletânea (2013); Literatura e Insularidade: Registros Literários em Mendoza e Brasília, in Pan-americanismo Literário. Encontro Brasília-Mendoza (2013); Brazil – Que Paiz é Este, in Coletânea 2013; Arte de Furtar, in Coletânea 2014; Educação de um Povo: Transcendência Intelectual, in Coletânea 2015; – de outra entidade: O Nascimento, in Bar do Escritor – Tomo IV (2013). 

Fez curso de inglês na Georgetown University. É diplomado pela International Police Academy (Washington, USA) e pela Border Patrol (Texas, USA). Tem estudos em Economia e em Matemática Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Curso de Direito em Brasília e Anápolis, onde, aliás, exerceu magistério superior. 

Ingressou na Academia de Letras de Brasília em 10 de outubro de 1989. Foi seu Diretor-financeiro por dezessete anos e seu Presidente por oito anos. 

Por seus relevantes serviços, em Assembleia Geral Ordinária, realizada a 30 de junho de 2016, foi-lhe dado o título honorífico de Presidente de Honra Perpétuo da Academia de Letras de Brasília. 

Integra a Academia das Ciências de Lisboa, como correspondente brasileiro; é Membro Patrono da Associação Internacional dos Colóquios de Lusofonia, com sede em São Miguel, nos Açores; e faz parte do Conselho-Geral do Museu da Língua Portuguesa de Bragança. 

Faz parte dos quadros, também, das seguintes outras entidades culturais – em Brasília: Casa do Poeta; Associação Nacional dos Escritores; Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa; Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal; – em Natal: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. 

Foi o criador e o primeiro presidente da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal; e, também, presidente do Clube dos Pioneiros de Brasília. 

É verbete no Dicionário de Escritores de Brasília, de Napoleão Valadares (2012). 

E se autodefine como Apaixonado pela Capital da Esperança, pela Cultura e pela Educação!

Fonte: http://acleb.blogspot.com.br

Um comentário:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho o prazer de apresentar o novo colaborador JOSÉ CARLOS GENTILI aos leitores do Blog de São João del-Rei, apesar de já ser um experimentado cultor das Letras entre nós. O presente post traz um seu texto com temática bastante atual: MEDICINA E SEUS NOVOS RUMOS PÓS-PANDÊMICOS.

Não foi fruto de "Q.I." (quem indica), e sim resultado de seus méritos intelectuais, a sua escolha para ser um dos poucos brasileiros a ocupar uma cadeira na Academia das Ciências de Lisboa. Conforme Gentili comenta, encontra-se plenamente irmanado na Casa de Camões com outros intelectuais brasileiros que receberam esta honraria até então, dentre os quais cito algumas personalidades mais conhecidas: José Sarney, Marcos Vinicius Vilaça, Gilberto Mendonça Teles, Arnaldo Niskier, Nélida Piñon, Arno Wehling, Massaud Moisés, FHC, Vamireh Chacon Albuquerque, Domício Proença Filho e Deonísio da Silva. Segundo ele, "a propósito, diga-se de passagem, que não sou um acadêmico ocasional, passageiro, meramente figurativo, mas, ao contrário, participo ativamente das lides acadêmicas de Além-Mar, a fixar a imagem de Brasília no contexto literário lusófono."

Entre muitos registros e reflexões que já fez, acho que convém relembrar dois dos mais significativos, na opinião deste seu apresentador:
"Apesar de ser gaúcho de nascimento, o Nordeste sempre me encantou com sua cultura, com sua música, com a sua alegria de viver, com a magia de seu litoral, com seu povo aconchegante e hospitaleiro. "O sertanejo é, antes de tudo, um forte", como afirmava Euclides da Cunha em Os Sertões.
Convivi com Câmara Cascudo e fui apaixonado pela singeleza do armorial de Suassuna, gênios que habitaram o meu espírito, marcando-me para a eternidade.
Hoje, eu tenho raízes profundas fincadas no agreste brasileiro, a feitio de mandacarus que sobrevivem à seca e a todas as vicissitudes vivenciais de seu gentio." (...)

Citou José Saramago, para dizer que, "sempre polêmico, foi lapidar e categórico a respeito das nuances e tênues divergências lexicais e semânticas dos falantes e seus falares no mundo da Língua de Camões: "Não existe a língua portuguesa. Existem línguas em português."
Ou ainda:
"Trago à baila afirmativa de Saramago, encontradiça na obra Ensaio sobre a Cegueira, que nos remete ao universo do incognoscível: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."

TEXTO
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/03/medicina-e-seus-novos-rumos-pos.html

BREVE NOTÍCIA SOBRE O AUTOR
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/03/colaborador-jose-carlos-gentili.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei