segunda-feira, 29 de março de 2021

EM 2019 SÃO JOÃO DEL-REI COMEMOROU O BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO SEU FILHO ILUSTRE: PADRE JOSÉ MARIA XAVIER (1819-2019)


Por Francisco José dos Santos Braga

 
No ano de 2019, São João del-Rei comemorou o bicentenário de nascimento de seu filho Pe. José Maria Xavier (⭐︎ 23/08/1819 22/01/1887), patrono do Conservatório Estadual de Música que leva o seu nome em sua terra natal e patrono da Cadeira nº 12 da Academia Brasileira de Música, cujo fundador foi Octavio Bevilacqua em 1945, depois sucedido pelo musicólogo são-joanense José Maria Neves (⭐︎ São João del-Rei, 20/08/1943 ✞ Rio de Janeiro, 27/11/2002) e atualmente ocupada pelo Acadêmico John Neschling. 
 
Naquele ano do bicentenário do Pe. José Maria Xavier, o coro e Orquestra Lira Sanjoanense e o Coro de Câmara do CEM-Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier realizaram em 24 de fevereiro um primeiro concerto, sob a regência do Prof. Modesto Flávio Fonseca, na igreja de Nossa Senhora do Rosário com o seguinte repertório: Missa para o dia 15 de Agosto, Responsório nº 5 das Matinas da Assunção e Hino a Nossa Senhora do Rosário "Dei Genitricem Rosarii". 
 
Através da ASCOM-Assessoria de Comunicação, a UFSJ anunciou o Concerto Comemorativo em honra ao Padre-Mestre José Maria Xavier com toda a pompa e circunstância.

Com a mesma motivação, a Irmandade do Bom Senhor Jesus dos Passos mandou celebrar em 30/03, no sábado da Festa de Passos, santa Missa por alma do Pe. José Maria Xavier. 
 
O CEM-Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier, cujo diretor é Mauro André dos Santos, celebrou os 200 anos de seu patrono com a 13ª edição da Semana do Patrono, com uma programação intensa que se estendeu do dia 18 a 25 de agosto. 
 
Folder da Semana do Patrono promovida pelo Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier

 
 
Mereceu destaque a programação do dia 22 (de agosto), véspera de sua morte, uma parceria do Conservatório com o Instituto Histórico e Geográfico local, no Pátio da Biblioteca Municipal, quando foram realizadas palestras, apresentações musicais e teatrais, além do lançamento de um selo comemorativo referente aos "200 anos do insigne Mestre da Música de São João del-Rei".  A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) participou com um carimbo postal comemorativo, usado durante certo período na agência de São João del-Rei, despertando o interesse do mundo filatélico.
 
Selo comemorativo referente aos 200º aniversário do Padre-Mestre são-joanense

 
Aproveitando o ensejo, finalizo este artigo com uma descrição, feita por [BISPO, 1971], das comemorações são-joanenses pelo 150º aniversário de Pe. José Maria Xavier, portanto há 50 anos atrás, quando teve a participação de três corporações são-joanenses, além do Conservatório: 
"(...) O ano de 1969 foi marcado pelas comemorações do 150º aniversário do compositor são-joanense Padre José Maria Xavier. As homenagens foram preparadas pela Sociedade de Concertos Sinfônicos, pela Orquestra Lyra Sanjoanense e pela Orquestra Ribeiro Bastos. O Concerto nº 204, comemorativo, realizou-se no Conservatório Estadual de Música, no sábado, 23 de agosto de 1969. Foi aberto com um soneto de Maria do Carmo Hilário. A primeira parte constou da apresentação de obras instrumentais do Pe. José Maria Xavier: Minueto em ré, 1852; Ofertório para cordas, 1875; Valsa, 1868; Minueto, 1865; Les Bacchantes de Pietro Generali, em orquestração de J.M. Xavier. Após palavras do orador Mozart Novais, o coral e orquestra, sob a regência de Pedro de Souza, apresentou o invitatório, o segundo e o sexto responsório das Matinas do Natal, o Gradual para Quinta-Feira Santa e o Kyrie e o Cum Sancto Spiritu da Missa da Assunção de Nossa Senhora. Um texto comemorativo de José Américo da Costa, impresso no programa do concerto, ofereceu alguns dados principais da biografia do compositor, os títulos de suas principais composições e expressou o significado desse músico para a cidade, salientando sobretudo a religiosidade de sua obra, "porque belas e condizentes com a apurada mística de nossa gente. (...)" 
 
 
 

II.  AGRADECIMENTOS  

 

Gostaria de agradecer à minha amada esposa Rute Pardini Braga, por sua indispensável colaboração ao formatar as imagens deste trabalho editorial. Gostaria ainda de agradecer ao Diretor do Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier, Mauro André Santos, e ao Prof. Anthony Claret Moura Nery, por terem-se colocado à minha disposição todas as vezes que precisei recorrer a suas informações e esclarecimentos.
 
 
 
III. BIBLIOGRAFIA
 
 
 
BISPO, Antonio Alexandre: São João del-Rei e sua tradição musical (1971), complementado por seu Relatório das viagens de pesquisas e encontros em São João del-Rei, 1970.  
 
 
BRAGA, F.J.S.: Há 2 séculos nascia o benemérito Padre-Maestro José Maria Xavier (⭐︎ 1819 ✞ 1887).  
 

10 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

É com certo atraso que finalmente ofereço uma breve cobertura do ano de 2019, ano em que São João del-Rei se engalanou para comemorar dignamente o Bicentenário do Nascimento do são-joanense Pe. José Maria Xavier.
Do provérbio latino "Utilius tarde quam nunquam" herdamos nosso conhecido "Antes tarde do que nunca".
Foi até muito propícia a procrastinação, eis que solto esta publicação exatamente durante a Semana Santa, tão venerada pelo Padre-Mestre.
Aproveito a oportunidade para desejar ao leitor do Blog de São João del-Rei uma Semana Santa plena, regada por fé, esperança e amor.

https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/03/em-2019-sao-joao-del-rei-comemorou-o.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Jorge Antunes (professor e maestro, atualmente compositor convidado pela Cité Internationale des Arts para compor uma ópera a ser dedicada à memória da Imperatriz Leopoldina) disse...

Oi, Braga:

Parabéns por mais esse belo texto.
Retribuo os votos de feliz Semana Santa regada por fé, esperança e amor.
Abraço,
Jorge Antunes

Prof. Dr. José Maurício (professor universitário emérito de Filosofia, coordenador de colóquios de Filosofia, escritor e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Obrigado pelo texto e uma ótima semana santa, Braga.

Paulo Roberto Sousa Lima (escritor, gestor cultural e presidente eleito do IHG de São João del-Rei para o triênio 2021-2023) disse...

Bom dia, confrade Francisco Braga.
Uma bela iniciativa, exatamente na Semana Santa, para relembrar a figura distinta e de músico exemplar do nosso Patrono Pe. José Maria Xavier.
Peço licença para agregar duas observações:
1. muito honra também ao IHG-SJDR ter o Pe. José Maria Xavier como patrono de uma das nossas cadeiras perpetuas, a de número 13, que esteve sob responsabilidade do Pe. Ramiro Olegário, sócio licenciado (para quem rezamos estimando melhoras...) e hoje está sob responsabilidade da Profª Suely Franco, que, esperamos, consiga fazer a defesa ainda este ano;
2. o evento do Conservatório Mineiro de Música em parceria com o nosso IHG-SJDR teve de fato dois desdobramentos: um, na parte da manhã, com a entrega da Medalha Pe. José Maria Xavier, que, com muita honra, recebi em nome de todos os confrades do IHG-SJDR; outro, à noite, no evento do nosso projeto "Café com Prosa - Roda de Conversa", no pátio do casarão da Bárbara Eliodora, como citado por vc, e que contou com uma grande e especial plateia. Este projeto integra nosso esforço do Programa de Educação Patrimonial que objetiva motivar e alertar as novas gerações de são-joanenses para os valores e produtos culturais gerados ou estabelecidos pelos nossos próceres, como esse insigne músico.
Parabéns pelo seu texto.
Abraços fraternos,
Paulo Sousa Lima

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

VIVA, GRANDE VULTO DA NOSSA CULTURA SACRA E MUSICAL!!!

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga;
Um bicentenário convenientemente bem lembrado. Grato pela oportunidade de sua leitura e votos de uma abençoada Semana Santa para si, toda a família e distintos leitores.
Saudações.
Cupertino

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Sensibilizados, agradecemos e retribuímos os seus votos pelo transcurso da Semana Santa, bem como pelo seu texto, exaltando a memória do são-joanense Padre José Maria Xavier, ocorrido em 2019 ao ensejo do seu bicentenário de nascimento, nesta época apropriada da Semana Santa, que ora estamos vivenciando.

Com um forte e cordial abraço,

Os amigos Mario e Beth

José Fernando Souza e Silva (especialista em estudos sobre folclore e membro da Comissão Nacional de Folclore) disse...

Muito obrigado, meu distinto Braga.
Suas comunicações são "deliciosas" e de uma rara erudição.
Vou ler mais tarde, e me deleitar, como de costume.
Abraço
JF

Pe. Dr. Zdzislaw Malczewski SChr (escritor e redator da Revista Polonicus, revista de reflexão Brasil-Polônia) disse...

Mui Estimado Prof. Francisco,

Muitíssimo obrigado por todas as ricas notÍcias de São Joao del-Rei!
Meus melhores votos por ocasião da Solenidade da Ressurreição do Senhor!
Desejo muita alegria espiritual, paz interior e fé convicta!
Que Deus proteja o Sr. e sua Bem-Amada Esposa e pessoas mais próximas dos ataques deste diabólico vírus!
Na celebração da S. Missa hoje à noite e amanhã lembrarei do Sr. e sua Esposa!

Com uma respeitosa saudação - pe. Zdzislaw

Raquel Naveira (membro da Academia Matogrossense de Letras e, como poetisa publicou, entre outras obras, Jardim Fechado, antologia poética em comemoração aos seus 30 anos dedicados à poesia) disse...

Prezado Francisco Braga,
Parabéns pela erudita pesquisa sobre a obra do Pe. José Maria Xavier.
Música, Poesia, História e Mineiridade.
Saudações literárias,
Raquel Naveira