segunda-feira, 24 de outubro de 2022

ADRIANO MOREIRA: UM ÍCONE

 

Por JOSÉ CARLOS GENTILI *

ADRIANO MOREIRA (✰ Macedo de Cavaleiros, 06/09/1922 ✞ Lisboa, 23/10/2022)


 

No dia 13 de maio do ano corrente, após a Covid, fui visitá-lo em seu Recanto de Viver, lá no Restelo, às margens do Tejo. 

Entre lágrimas e afagos nos abraçamos, a reviver uma amizade transoceânica, alicerçada por inúmeros e inolvidáveis encontros e celebrações literárias. 

Presente, o Presidente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, Almirante António Carlos Duarte, seu fiel escudeiro vivencial. 

Lisboa, Açores, Belmonte, Bragança (onde ele me designou membro do Conselho Executivo da Biblioteca Nacional de Portugal), marcaram nossas estradas portuguesas, à beira de sua inteligência invulgar. 

Fui seu confrade na Academia das Ciências de Lisboa, em companhia dos acadêmicos Tarcízio Dinoá Medeiros e Deonísio da Silva, integrantes da Academia Real de Ciências de Lisboa, quase tricentenária, fundada pelo Duque de Lafões, presidida por ele e pelos académicos Luís Ayres-Barros, Eduardo Romão Arantes de Oliveira, Artur Anselmo, Jorge Salema e atualmente por Jose Luís Cardoso. 

A convite da Academia de Letras de Brasília, aqui esteve em dois eventos internacionais.

Três livros marcaram sua caminhada: Este é o Tempo, A Nossa Época e a Circunstância do Estado Exíguo. Muitos outros compõem seu acervo literário, naturalmente. 

Finalmente, no dia de seu centenário (6 de setembro de 2022), lá do Restelo, mandou-me o livro ADRIANO MOREIRA-Para Além da Espuma do Tempo, preparado pela Universidade de Lisboa e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, quando distinguiu-nos com esta dedicatória: 

Nesta transição centenária, recordo os tempos de vésperas, onde destaco o meu preclaro amigo Prof. José Carlos Gentili, acadêmico de enorme prestígio, dentro e fora do Brasil, como aqui em Portugal, e com quem tive o privilégio de privar, juntamente com a sua simpática esposa Marilene, aqui e além-mar. Os melhores votos para vós e vossos familiares, na expectativa de um reencontro algures no tempo e lugar. Lisboa, Restelo, 6 de setembro de 2022. (Adriano Moreira)

 

Assim, viajou um homem de bem! 

Nossas homenagens cósmicas e condolências à família.

* José Carlos Gentili, jornalista e escritor.

 

9 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Em 31/05/2022, o Blog de São João del-Rei publicava, com muitos vivas à saúde do nosso homenageado lusitano que, naquela data, contava com 99 anos de idade, o artigo ADRIANO MOREIRA: UM JOVEM CENTENÁRIO de nosso colaborador JOSÉ CARLOS GENTILI, detentor de longa e invejável experiência acadêmica, como integrante da Academia das Ciências de Lisboa como correspondente brasileiro; Membro Patrono da Associação Internacional dos Colóquios de Lusofonia, com sede em São Miguel dos Açores; e membro do Conselho Geral do Museu da Língua Portuguesa de Bragança. No mencionado artigo, nosso colaborador Gentili antecipava que em 06/09/2022, seu homenageado completaria um século e, desde já, lavrava em lápide a seguinte inscrição:
"Há carência de estadistas. Há falta de líderes mundiais. Pensa-se que o mundo está a precisar de mais Adrianos Moreiras com suas reflexões futuristas, visionárias, que somente aos sábios pertencem."
Hoje os jornais estampam o passamento de Adriano Moreira ocorrido em 23/10/2022.
Seu amigo Gentili se apressa para prestar-lhe esta homenagem fúnebre e plena de gratidão.
Ainda há pouco, o Blog de São João del-Rei comemorava "o jovem centenário" (31/05/2022).
Neste momento, com pesar cumpre o doloroso dever de lamentar a sua morte através de texto do sempre amigo Gentili, ADRIANO MOREIRA: UM ÍCONE, onde homenageia o grande jurista, pensador, humanista e estadista que mal completara 100 anos de idade e quando Portugal se prepara para dar-lhe seu último adeus.

Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2022/10/adriano-moreira-um-icone.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Tarcízio Dinoá Medeiros (ex-presidente da Academia de Letras de Brasília, genealogista e escritor, autor de Ramificações genealógicas do Cariri paraibano) disse...

Prezados confrades e amigos,
Partiu para a Glória do Pai o grande Mestre Escritor, Intelectual e Modelo de Homem Adriano Moreira.
Em 6 de setembro passado ele completou CEM anos de idade - lúcido e ainda escrevendo. Enviei-lhe, naquela data, a seguinte mensagem:

Me​stre Adriano Moreira,
​É uma grande honra, uma Graça de Deus, ter o prazer de congratular-me, hoje, com Vossa Excelência,
no seu centésimo aniversário. E rogo ao Pai que lhe dê ainda anos de vida, para a nossa alegria
e o merecido orgulho de Portugal e do Brasil.
Tarcízio Dinoá Medeiros
Academia de Letras de Brasília
Academias das Ciências de Lisboa - Classe de Letras.

João Carlos Ramos (poeta, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Lavrense de Letras) disse...

Parabéns, mestre Braga!

Geraldo Reis (poeta e gerente do Blog O Ser Sensível) disse...

Obrigado por nos informar. Este é, sem dúvida, um que honrou e dignificou a vida, o milagre de “ser-e-estar” aqui. Enfim, vão-se os homens, ficam as obras. A ele, o merecido descanso.

Anônimo disse...

Caro amigo Braga
Agradecemos por mais esta postagem: lerei em seguida com atenção e interesse.
Abraços, meus e de Beth.
Mario P. Cupello.

Heitor Garcia de Carvalho (pós-doutorado em Políticas de Ensino Superior na Faculdade de Psciologia e Ciências da Informação na Universidade do Porto, Portugal (2008) disse...

Obrigado.
Heitor

Agostinho Carneiro disse...

Amigo Braga, estive com Adriano Moreira, um português bonito e inteligente, num congresso em Lisboa no ano de 1965 e tive imenso prazer de jantar com ele num restaurante de Lisboa. Foi com saudades que li seu e-mail. Abs

Benjamin Batista (fundador de diversas Academias de Letras na Bahia, presidente da Academia de Cultura da Bahia, showman e barítono de sucesso) disse...

Maravilha, confrade!

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Caro presidente Gentili,
Leio com pesar a bela página escrita sobre o passamento de Adriano Moreira.
Ainda há pouco comemorávamos "o jovem centenário" (31/05/2022).
A Natureza sempre nos flagra nos arroubos de alegria.
Solidarizo-me com você neste momento de dor.
Francisco Braga
(enviado por e-mail em 23/10/2022)