segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Colaborador: DAVID MOURÃO-FERREIRA


Por Francisco José dos Santos Braga 
 
DAVID MOURÃO-FERREIRA é um escritor português, jornalista, poeta, tradutor, romancista, crítico literário, ensaísta, dramaturgo, tendo nascido em Lisboa, em 1927 e falecido, também na mesma cidade, em 1996. Licenciou-se em Filologia Românica em Lisboa em 1951, onde mais tarde em 1957 chegou a ser professor catedrático, organizando e ministrando, dentre outras, a cadeira de Teoria da Literatura. 
Embora os seus primeiros poemas datem de meados dos anos 40, a sua atividade poética começou a ganhar relevo quando foi co-diretor, juntamente com António Manuel Couto Viana e Luís de Macedo, da revista Távola Redonda (1950-1954), que, sem apresentar programa ou manifesto, se orientava para uma alternativa poética à poesia social, baseada na "revalorização do lirismo", exigindo do poeta "autenticidade e um mínimo de consciência técnica, a criação em liberdade e, também, a diligência e capacidade de admirar, criticamente, os grandes poetas portugueses de gerações anteriores a 1950. Sem reservas ideológicas ou preconceitos de ordem estética", atributos a que acresciam como exigências a reação contra a "imediatez da inspiração e contra o impuro aproveitamento da poesia para fins sociais", através do equilíbrio "entre os motivos e a técnica, entre os temas e as formas". 
Sua poética constituiu um importante contributo para o surgimento do Novo Fado de Amália Rodrigues, nos anos 60 e 70 do século XX. 
Foi secretário de Estado da Cultura, entre 1976 a janeiro de 1978, e em 1979. 
Para a RTP, foi autor de alguns programas de televisão, cabendo destacar "Imagens da Poesia Europeia". 
Além disso, foi diretor do diário A Capital; diretor do Boletim Cultural do Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian, entre 1984 e 1996; diretor da revista Colóquio/Letras; presidente da Associação Portuguesa de Escritores (1984-86) e vice-Presidente da Association Internationale des Critiques Littéraires. 
Da sua obra poética, cuja poesia se distingue pelo lirismo culto, depurado e sutil, destacam-se os seguintes livros: A Secreta Viagem, Do Tempo ao Coração, Cancioneiro do Natal, Matura Idade e Ode à Música
A obra de David Mourão-Ferreira foi várias vezes reconhecida com prêmios literários, como, por exemplo: Prêmio de Poesia Delfim Guimarães, 1954, por Tempestade de Verão; Prêmio Ricardo Malheiros, 1960, por Gaivotas em Terra; Prêmio Nacional de Poesia, 1971, por Cancioneiro de Natal; Prêmio da Crítica da Associação Internacional dos Críticos Literários por As Quatro Estações; e, por Um Amor Feliz, os prêmios de Narrativa do Pen Clube Português, D. Dinis, de Ficção do Município de Lisboa e o Grande Prêmio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores. Ao autor foi ainda atribuído, em 1996, o Prêmio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores. 
A ABL-Academia Brasileira de Letras escolheu para ocupar, na categoria de Sócio- Correspondente, a Cadeira número 5, que tem por Patrono Dom Francisco de Sousa (1628-1713). Sua eleição para ocupar como 5º ocupante deu-se em 1981. O atual 6º ocupante é o moçambicano Mia Couto.

6 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Venho por meio deste post registrar no Blog de São João del-Rei minha admiração pela inspiração transbordante do talentoso poeta português DAVID MOURÃO-FERREIRA (1927-1996), nosso contemporâneo do século XX. Considerado um dos maiores poetas contemporâneos portugueses, ganhou notoriedade junto do grande público com poemas de sua autoria cantados por Amália Rodrigues, a dama do fado e a "voz de Portugal".
É imortal da ABL-Academia Brasileira de Letras, como um de seus mais notáveis sócios-correspondentes.

Novo colaborador: DAVID MOURÃO-FERREIRA
Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2022/12/colaborador-david-mourao-ferreira.html 👈

Texto: ODE À MÚSICA e QUANTO A ESTA ODE
Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2022/12/ode-musica.html 👈

Cordial abraço,
Francisco Braga

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Só a música para nos consolar.
Abs

Geraldo Reis (poeta, membro da Academia Marianense de Letras e gerente do Blog O Ser Sensível) disse...

Geraldo Reis (poeta, membro da Academia Marianense de Letras e gerente do Blog O Ser Sensível) disse...

Obrigado, amigo! 
Como você acertou na escolha, no tom, no tema, no colorido - aliás, como sempre. David Mourão-Ferreira é um dos maiores destaques da poesia de Língua Portuguesa do século XX. A poesia desse nosso contemporâneo é de altíssima qualidade e eu lamento profundamente não tê-lo conhecido pessoalmente, quando isso seria possível. Os poetas ficam eternizados nos poemas que tanto tempo depois são lidos, divulgados e admirados. Como poeta, estou tentando encontrar o verso capaz de me ressuscitar um dia. David Mourão-Ferreira é para sempre. Dele podemos dizer que é de fato um imortal, independentemente das instituições que o festejaram e o receberam. Mais uma vez, obrigado. (poetageraldoreis.blogspot.com) - Da Academia Marianense de Letras. 

Diamantino Bártolo (professor universitário Venade-Caminha-Portugal, gerente de blog que leva o seu nome http://diamantinobartolo.blogspot.com.br/) disse...

Olá, estimado amigo. Muito obrigado. Abraços. Diamantino.

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de 5 hinários, cantatas, missas e peças avulsas) disse...

Olá, Francisco e Rute. Desejamos a vocês um feliz e positivo encerramento deste ano corrente, e, desde já, um feliz e produtivo 2023 para vocês e todos os seus familiares.
Grande abraço, do irmão Joel

Gilberto Mendonça Teles (autor de O terra a terra da linguagem e Hora Aberta-Poemas Reunidos e é membro da Academia Goiana de Letras) disse...

Foi meu colega na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Abraço
do Giiberto M. Teles