Por Marcelo Câmara *
José Augusto da Câmara Torres - Foto de 1937, de terno e gravata |
José Augusto da CÂMARA TORRES (✰ Caicó, RN 22.6.1917 ✞ Niterói, RJ, 21.8.1998), jornalista, educador, advogado e político, quando ainda cursava o quinto ano ginasial do Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói, participa, de 9 a 11.2.1936, do Congresso Universitário em São João del-Rei, MG, que reunia acadêmicos católicos de vários Estados. José Augusto, com dezessete anos, ainda não era universitário, mas exercia intensa atividade intelectual, como ativista católico e político, e dirigia o jornal A Ordem, Semanário Nacionalista Cristão, na capital fluminense. E foi nessa condição que participou do Congresso, onde conheceu e dialogou com jovens idealistas, que, mais tarde, viriam a ser figuras importantes da vida nacional, em diversas áreas profissionais e latitudes político-ideológicas, da Esquerda e da Direita. Entre outros, estiveram naquele verão em São João del-Rei: Roland Corbisier (filósofo, professor, jornalista e político, fundador e primeiro presidente do ISEB - Instituto Superior de Estudos Brasileiros), Rômulo Almeida (político, economista, escritor e professor, diretor do BNDES), José Garrido Torres (economista e presidente do BNDES), Lauro Escorel (diplomata, embaixador), Carlos Jacyntho de Barros (diplomata, cônsul-geral em Nova Iorque, EUA), Arnóbio Graça (advogado, professor e jornalista), Luiz de Sousa (deputado estadual e Secretário de Estado em Santa Catarina), Abdul Sayol de Sá Peixoto (jurista e professor universitário).
Em dez anos dedicados à elaboração da biografia, Câmara Torres – Vida e Obra, livro digital lançado em 2020 (camaratorresvidaeobra.blogspot.com), nos acervos documentais de meu pai, encontrei um precioso livreto, impresso pela Empresa Graphica “O Cruzeiro” S.A, reunindo doze postais fotográficos, fotos de autor não identificado, de alta qualidade técnica, feitas na década de 1930, do Ginásio Santo Antônio, atual Colégio Santo Antônio, de São João del-Rei. O livreto foi adquirido pelo jovem jornalista Câmara Torres, durante o referido Congresso, realizado em São João del-Rei, naquele fevereiro de 1936. Nos versos dos postais, mensagens com autógrafos de dezenas de universitários presentes ao encontro.
Consciente de que se trata de uma publicação histórica, de inestimável valor cultural para o patrimônio de São João del-Rei, ninguém melhor do que Francisco José dos Santos Braga, ex-aluno do Ginásio Santo Antônio, historiador, erudito intelectual, artista de muitos talentos e fazeres, gerente desse prestigioso blog, para conhecer, interpretar e divulgar esse documento. É com muito gosto e orgulho que promovo a doação virtual do livreto ao dileto amigo Braga, e presenteio os leitores do Blog de São João del-Rei com essas maravilhosas imagens.
Pequeno Perfil biográfico de Câmara Torres
José Augusto da Câmara Torres, jornalista aos onze anos, educador revolucionário, advogado brilhante e grande líder político – foi um notável intelectual cuja vida profissional iniciou-se aos quatorze anos, como orador oficial da mocidade de sua cidade natal, quando inaugura a sua profícua e vitoriosa vida pública. Filho de José Antunes Torres e Maria da Câmara Torres, pertenceu à mesma família do Senador João Câmara (1895-1948), do antropólogo e historiador Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), do Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, PE, Dom Hélder Câmara (1909-1999) e do Cardeal do Rio de Janeiro, RJ, Dom Jaime de Barros Câmara (1894-1971). Em 1932, com a transferência do pai telegrafista para Natal, estuda no Colégio Santo Antônio, legendária escola marista. No ano seguinte, a família se muda para Niterói, onde no Colégio Salesiano Santa Rosa, se destaca como orador e jornalista, desenvolvendo fértil carreira como ativista católico e político, fundando e presidindo jornais e instituições culturais. Aos dezenove anos é professor daquela primeira escola salesiana do Brasil, leciona em outras escolas de Niterói, e desenvolve intensa atividade política. Aos vinte e três anos, é Técnico de Educação do Estado do Rio de Janeiro, por concurso público de provas e títulos, onde revoluciona o Ensino Público na Região do Extremo Sul Fluminense, e estreia na Advocacia, área onde atua, ininterruptamente, até o final da vida. De 1954 a 1970, exerce quatro mandatos de Deputado Estadual. Em 1967-8, ocupa a Secretaria de Estado do Interior e Justiça e 1971, a Secretaria de Estado de Serviços Sociais. Aposenta-se do Serviço Público como Consultor Técnico de Educação do RJ.
Publicou Imortais, com Dayl de Almeida (Ed. Getúlio Costa, Rio, RJ, 1940), dezenas de ensaios e conferências nas áreas da Política, História, Sociologia, Educação, Folclore e Literatura, e centenas de artigos na Imprensa fluminense, carioca e potiguar. Foi dirigente da OAB-RJ, titular da Academia Valenciana de Letras (Valença, RJ), fundador do Instituto Histórico e Artístico de Paraty, membro correspondente do Ateneu Angrense de Letras e Artes (Angra dos Reis, RJ), filiado a diversas entidades culturais fluminenses e nacionais e detentor de diversos títulos e láureas. Cidadão Honorário do Estado do Rio de Janeiro e de cinco municípios fluminenses, até o final da vida, mesmo sem cumprir mandatos eletivos, exerceu importante liderança política no Estado, consagrando-se como “O maior líder do Extremo Sul Fluminense no Século XX”.
Fonte: CÂMARA TORRES, VIDA E OBRA, de Marcelo Câmara
Livro virtual em: camaratorresvidaeobra.blogspot.com
* Marcelo Câmara é jornalista, escritor, consultor cultural e empresarial.
Site profissional e biográfico: ilhaverde.net
9 comentários:
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Prezad@,
O colaborador do Blog de São João del-Rei, Dr. MARCELO CÂMARA, tem a honra de compartilhar conosco parte do acervo documental de seu pai, o ilustre Dr. José Augusto CÂMARA TORRES (1917-1998), jornalista, educador, advogado e político, quando de sua visita ao GINÁSIO SANTO ANTÔNIO de São João del-Rei, onde em 1936 participou de um Congresso Universitário. Tal matéria vem enriquecer este blog, eis que relembra as importantes figuras brasileiras que igualmente tomaram parte daquele memorável encontro. Aproveita a oportunidade para oferecer ao leitor imagens de época (adquiridas por seu pai na ocasião) do magnífico educandário e onde se destacam as várias edificações, o museu de história natural, o gabinete de física, os salões de estudo e dormitórios, o teatro e, por fim, os alunos em atividades esportivas.
Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2025/01/iconografia-do-ginasio-santo-antonio.html
Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei
Parabéns pela matéria enriquecedora e oportunidade de rever nosso querido Ginásio Santo Antônio, berço de nossa educação familiar. Agradecida.
Parabéns! Excelente e detalhada pesquisa. Fotos maravilhosas. Como sempre o Blog nos surpreendendo com materias de cunho cultural impar.
Li seu blog PARABÉNS fotos lindas um abraço Dora
Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...
Caro professor Braga
Parabéns por mais essa contribuição valiosa de um ilustre colaborador.
Cumprimentos.
Cupertino
Heitor Garcia de Carvalho (graduado em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco (1968), mestre em Educação UFMG (1982), Ph.D em Educational Technology - Concordia University (1987 Montreal, Canada); MBA Gestão Tecnologia da Informação, Fundação Getúlio Vargas (2004); pós-doutorado em Políticas de Ensino Superior na Faculdade de Psicologia e Ciências da Informação na Universidade do Porto, Portugal (2008); professor associado do CEFET-MG) disse...
Impressionante!
Estudei no Colégio Santa Rosa em 1957 e 1958.
Marcelo Câmara (jornalista, escritor, consultor cultural e empresarial e membro da Academia Fluminense de Letras) disse...
Meu caro Braga, agradeço-lhe a publicação do meu trabalho. Como sempre, a sua edição inteligente e cuidadosa.
Forte abraço do Marcelo Câmara.
Daliana Cascudo (neta de Luís da Câmara Cascudo e presidente do Ludovicus-Instituto Câmara Cascudo, em Natal-RN) disse...
Bom dia, Marcelo:
Que riqueza estas imagens do Ginásio Santo Antônio em 1936. Fiquei encantada com a beleza da edificação e como as fotos estão nítidas. Uma história preservada através destas fotografias.
Gratíssima pelo envio.
Desejo a você e toda família um 2025 repleto de alegrias e realizações.
Um abraço,
Daliana Cascudo
Lúcio Flávio Baioneta (autor do livro "De banqueiro a carvoeiro", conferencista e proprietário da Análise Comercial Ltda em Belo Horizonte) disse...
Meu prezado FJSBRAGA, vc não imagina a alegria que senti ao receber este seu WhatsApp! Uma relíquia. Muito obrigado. Estou a examinar foto por foto. O Ginásio Santo Antônio foi a minha casa de fevereiro de 1953 a dezembro de 1957. Lembro-me de tudo. Obrigado.
Postar um comentário