quinta-feira, 3 de junho de 2010

Colaborador: Oyama de Alencar Ramalho

Oyama de Alencar Ramalho é brasileiro de São João del-Rei, Minas Gerais. Nasceu aos 28 de setembro de 1939, filho de Alencar José Ramalho e Coryna de Alencar Ramalho.

• É casado com Cely Marina Moebus de Alencar Ramalho. Tem 3 filhos (Isabela, Leonardo e Clarissa) e 2 netos (Luca e Hugo).
• Fez o curso de Náutica na Escola de Marinha Mercante do Rio de Janeiro (1960-1962), tendo trabalhado como 2º piloto na Frota Nacional de Petroleiros - PETROBRÁS, até 1967.
• Graduou-se em Pedagogia (1967-1970) e em Psicologia (1976) na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, onde exerceu o magistério, chefiou departamento e coordenou curso. Lecionou também nos cursos de Administração, Economia e Engenharia Industrial da Fundação Municipal São João del-Rei .
• Participou ativamente da federalização do ensino superior de São João del-Rei, tendo sido o primeiro vice-diretor (pró-reitor) de planejamento da FUNREI, atual UFSJ.
• Fez curso de especialização em Estudos Literários - Literatura Brasileira (2000/2001) na FUNREI.
• É sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, membro do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto e da Academia Valenciana de Letras, de Valença – RJ.
• Recebeu menção honrosa no Concurso de Contos Guimarães Rosa da Radio France Internationale, com a obra A Mina (1995).
• Foi agraciado com o 1º lugar no Concurso de Contos Maria Lacerda Moura – Barbacena – Fundação de Cultura de Barbacena, Academia Barbacenense de Letras e Jornal de Sábado – 2002. (Obra: Surto de Modernidade).
• Escreveu Fritz & Rosalinda, conto selecionado para compor o livro Baleia Come Flores do segundo Concurso de Contos da UFSJ.
• Recebeu a Medalha Santos Dumont – Governo do Estado de Minas Gerais – Grau Bronze – 2004.
• Juntamente com Átila Carvalho de Godoy idealizou a Estrada Real como produto turístico, resultando a criação do Instituto Estrada Real (FIEMG) na gestão administrativa de Stefan Salej.

Escreveu:

Avaliação e Supervisão, coautoria com Maria Lúcia Hannas, 1979.
Como Analisar Objetivos de Ensino. Belo Horizonte: Organizações Nagli, 1982
Um dia, com calma, eu te conto. Histórias e Memórias do João do Açúcar. São João del-Rei: Edições Zona Chic, 1996.
O Fumo! Outras Histórias do João do Açúcar. São João del-Rei: Edições Zona Chic, 1999.
A Rasura, Francisco de Lima Cerqueira e Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, ainda... Lisboa: Fundação Lusíada / São Paulo: RCS Arte Digital, 2002.
Francisco de Lima Cerqueira, na Vila de São João del-Rei, Minas, Comarca do Rio das Mortes – 1774 – 1808. Edição limitada, 2003, coautoria com Miguel Pacheco e Chaves.
Cassiterita. Edição limitada, 1996.
Persona ou o corretor de imóveis. Edição limitada, 1997.
Sobre os Traços biográficos do finado Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho, de Rodrigo José Ferreira Bretas. Edição limitada, 2009.
Os Monsenhores. Edição limitada, 2009.
Visagem. Edição limitada, 2009.

Nenhum comentário: