sexta-feira, 26 de maio de 2017

Colaboradora: ALEKSANDRA PLUTA




ALEKSANDRA PLUTA nasceu na Polônia em 1984. Doutoranda em Literatura e Práticas Sociais, pela Universidade de Brasília, mestre em Jornalismo pela Università La Sapienza em Roma. Autora dos livros: “Na onda da história. Imigração polonesa no Chile” (2009), “Raul Nałęcz–Małachowski. Memórias de dois continentes” (2012) e “Andrés, uma vida em mais de 3000 filmes” (2014) e “Ziembinski, aquele bárbaro sotaque polonês (2016),  nos palcos brasileiros.

2 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho o prazer de apresentar ao leitor do Blog de São João del-Rei a escritora polonesa ALEKSANDRA PLUTA, que aqui, pela primeira vez, nos brinda com sua resenha encantadora do livro "A Polônia e seus emigrados na América Latina (até 1939)", por Jerzy Mazurek, o qual tive a honra de conhecer em 2004 no Museu de História do Movimento Popular Polonês em Varsóvia, como seu ilustre vice-diretor.

A autora da resenha é mestre em Jornalismo pela Università La Sapienza em Roma, com pós-graduação em Protocolo Diplomático pela Pontificia Universidad Católica de Chile. A sua presença no Blog de São João del-Rei enriquece e prestigia esse espaço de compartilhamento artístico, literomusical e histórico.

João Carlos Ramos (poeta, escritor, presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Lavrense de Letras) disse...

Ilustre Braga,
Mais uma pérola preciosa outorgada a nós. Como já lhe expressei, sinto-me sempre pequeno diante da majestade de sua cultura e experiência com grandes vultos ao redor do mundo.
Parabéns!
Obrigado!