sexta-feira, 10 de novembro de 2017

ORAÇÃO FÚNEBRE EM MEMÓRIA DE OLGA BRAGA TEIXEIRA


Por Francisco José dos Santos Braga




Certo filósofo escreveu mais ou menos as seguintes palavras: “Quando nasceste, ao teu redor todos riam; só tu choravas. Vive de tal forma que, quando morreres, todos chorem e só tu rias.



OLGA BRAGA TEIXEIRA é a quinta dos 7 filhos do casal José da Silva Braga e Josefina Fonseca Braga, por ordem de chegada: Ana, José, Roque, Sebastião, Olga, Roberto e Maria ¹.


Tia Olga nasceu a 9 de abril de 1924 no distrito do Rio das Mortes desta cidade. Casou-se com Júlio Teixeira (Sr. Julinho, como era carinhosamente chamado) a 12 de abril de 1950. Desse casamento nasceram 5 filhas: Magda, Juliana, Marta, Maria de Fátima e Mônica. Cobri-las com o manto do amor maternal, boa educação e independência financeira foi sempre o propósito do feliz casal. Além disso, permito-me o direito de afirmar que tia Olga foi a companheira de todos os momentos de Júlio Teixeira, inspiradora de seus grandes feitos em benefício desta cidade, a saber: enquanto trabalhava diariamente como tesoureiro e, mais tarde, gerente da agência do Banco de Crédito Real de São João del-Rei, arranjava tempo para atividades sociais, tais como a de Vice-Presidente do Athletic Club, de 17/7/1957 a 2/1/60, depois como Tesoureiro, em colaboração com o Presidente Dr. Francisco Diomedes Garcia de Lima, quando foi empreendida a construção da nova sede social do “Esquadrão de Aço”; bem como a de Tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia em colaboração com o Provedor Dr. Tancredo de Almeida Neves, no período de 27/02/1963 a 02/07/1970, tendo participado ativamente de 5 Mesas Administrativas. Já aposentado do banco, emprestou sua enorme experiência profissional à Fundação Municipal de Ensino Superior, na qualidade de Diretor Executivo, durante o período de 9 anos (1970-1979), quando Júlio Teixeira administrou com competência todos os assuntos financeiros e os referentes à contratação e gestão do corpo docente da entidade educacional são-joanense, o que o obrigava a fazer uso de seus próprios recursos para assegurar a manutenção da Fundação, tendo, além disso, contribuído em todos os momentos, mesmo  quando afastado da direção e fora dos quadros da entidade de ensino superior, para a federalização da FUNREI-Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei, especialmente quando se valeu de sua amizade com D. Risoleta Tolentino Neves, para pessoalmente apresentar-lhe sua petição daquele benefício ², colaborando decisivamente com esse gesto para que o  sonho são-joanense se tornasse realidade, fato que culminou com a aprovação da Lei 7.555, de 18 de dezembro de 1986, sancionada pelo Presidente Sarney; ainda, como Vice-Provedor do Albergue Santo Antônio durante 19 anos, quando contou com o apoio de toda a Mesa Administrativa (Srs. Reginaldo Silva, Dr. Ormeu Gonçalves Fróis, Nei Braz, Tarcísio de Souza, Antônio e Dr. Carmelo Viegas); e, finalmente, como braço direito do Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva na condução das obras sociais da Paróquia Nossa Senhora do Pilar por quase vinte anos, neste período construindo mais de trinta casas para pessoas carentes  na Avenida Nossa Senhora da Saúde e a atual igreja matriz no bairro Senhor do Monte, bem como dez casas no bairro Alto das Mercês, ambos em São João del-Rei; etc., etc.


A vida de tia Olga pode-se resumir na educação de escol dada a suas filhas, no cuidado de seu lar, na promoção social de seu esposo e na caridade. Sabemos que a caridade é uma das três virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade) e a mais excelente delas, já que as outras duas virtudes são animadas e inspiradas pela Caridade. Tia Olga sempre acreditou que só através da caridade é que o cristão pratica a imitação de Cristo, confiante no ensinamento de São Paulo, segundo o qual a caridade é o "vínculo da perfeição" (Col. 3, 14).


Tomo aqui o testemunho de Aluízio Viegas, que escreveu mensagem de inexcedível beleza em homenagem à vida santa de Olga Braga Teixeira, enviada ao meu e-mail no primeiro minuto do dia de hoje e que passo a ler, compartilhando-a com todos os que aqui vieram trazer sua última despedida a esta que nos deixa entregues à eterna saudade:


Prezado Francisco,

Meus sentimentos pelo falecimento de D. Olga Braga Teixeira.

Para quem sempre fez o bem e socorreu os pobres como ela sempre fez, já está a gozar da Visão Beatífica, vendo Deus face a face, que é o justo prêmio aos servos bons e fiéis como D. Olga.

Ela cumpriu sem alardes as recomendações do Evangelho, quando Cristo diz: "estive nu e você me vestiu; tive fome e você me alimentou; estive doente e você me socorreu". D. Olga fez da caridade de ajudar os menos favorecidos e os necessitados o maior dos mandamentos: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!

Meus sinceros pêsames a todos os familiares de D. Olga.

Aluízio Viegas


Dotada de enorme experiência de vida, tia Olga, quando falava, era ouvida agradavelmente durante horas sobre suas lembranças e momentos tristes e alegres que vivera. Pessoa terna e doce, incentivadora e participativa, tinha o dom de ouvir e aconselhar, quando solicitada, e de vibrar com o êxito de todos os seus conhecidos. 

Por tudo aqui exposto, manifesto enorme gratidão pela oportunidade de um convívio diário com tia Olga Braga Teixeira nestes últimos dois anos, que indelevelmente me marcou pelo belo exemplo de vida e de amor. Que Deus acolha a alma de tia Olga no Seu regaço paterno e a acompanhe nesta sua última jornada!

(pronunciado em 7/8/2013 no Cemitério de Nossa Senhora do Rosário, em São João del-Rei)


NOTA  DO  AUTOR


¹    José da Silva Braga, carinhosamente conhecido por "Nhonhô" Braga (⭐︎ 14/7/1890 19/11/1965) c/c em 22/7/1911, Josefina Fonseca Braga (⭐︎ 17/3/1893 11/12/1967). 

FILHOS (com os respectivos nomes de batismo):

1) Ana da Fonseca Braga (⭐︎ 10/10/1912 18/3/2004)

2) José da Fonseca Braga (⭐︎ 6/10/1913 (solteiro) 20/12/1937)

3) Roque da Fonseca Braga (⭐︎ 15/4/1918 26/9/1984)

4) Sebastião de Carvalho Braga (⭐︎ 21/8/1922 7/8/1981)

5) Olga de Carvalho Braga (⭐︎ 9/4/1924 6/8/2013)

6) Roberto Norberto Braga (⭐︎ 7/6/1928 9/9/1977)

7) Maria Mercês da Fonseca Braga (⭐︎ 26/9/1930)


²   Segundo informação fornecida pela sua viúva, Olga Braga Teixeira, testemunha ocular do que será relatado a seguir, o encontro de Júlio Teixeira com D. Risoleta Tolentino Neves se deu após uma Missa na capela do Albergue Santo Antônio, em São João del-Rei, celebrada pelo saudoso Pe. João Duque dos Reis SDB. Na ocasião, era presidente da República José Sarney, a quem D. Risoleta apresentou o pedido do povo são-joanense encaminhado por seu amigo Júlio Teixeira. Conforme as palavras de Olga Braga Teixeira, D. Risoleta, então viúva, fez questão de atender o pedido de Júlio Teixeira, encaminhando-o ao presidente José Sarney e recomendando-lhe dar àquele pedido especial atenção, em razão de ter vindo de um velho aliado político do PSD em muitas campanhas políticas e trabalho conjunto pelo desenvolvimento da terra natal de seu marido.

5 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Em 7/8/2013, tive a oportunidade de dizer algumas palavras de gratidão e de saudade, no momento da última despedida deste mundo com a inumação do corpo de minha tia OLGA BRAGA TEIXEIRA, no Cemitério de Nossa Senhora do Rosário, em São João del-Rei.
Senti-me honrado com o privilégio de fazer essa última despedida, destacando os principais fatos da vida de minha tia e divulgando sua atitude evangélica de amor a seus semelhantes, sem discriminação de qualquer espécie.
Reproduzo acima o que disse naquele instante, transido de dor.

João Paulo disse...

JUSTO!!!

Antônio de Oliveira (cronista, autor de "Sou cronista e não sabia..." e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Prezado primo Francisco,

Bom dia. Como não posso "roubar" do seu blog o retrato da (tia) Olga, minha prima, pergunto-lhe se você pode enviar-me uma cópia por e-mail. Na medida do possível, documento dados e fotos de familiares. Obrigado. Abraços.

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (desembargador, escritor e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Maravilha, parabéns!