domingo, 4 de março de 2018

DISCURSO COMEMORATIVO DO 48º ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO JOÃO DEL-REI

Por Francisco José dos Santos Braga 



Escritor Paulo Roberto de Sousa Lima, DD. Presidente do IHG de São João del-Rei, 
Profª Adriana Leitão, DD. Diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino do Estado de MG, 
Poetisa Zélia Terrell, DD. Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei, 
Prof. Abgar Campos Tirado, sócio honorário do IHG de São João del-Rei, 
Maestro Paulo Miranda, DD. regente do Coral da ASAP e coordenador do Festival Canta Del-Rei, 
Jornalista José Passos de Carvalho, representando o IHG de Minas Gerais, 

Prezados convidados, autoridades e visitantes, 
Confrades e confreiras, 

Depois de minha admissão neste IHG em 03/06/2007, destaco dois momentos importantes em que estive presente e quando foi comemorada com muita pompa a data de sua fundação (1º de março de 1970): primeiro, a solenidade de aniversário de 40 anos do Instituto e 172 anos de elevação de SJDR à categoria de cidade no Salão Nobre da Prefeitura em 07/03/2010, que contou com a presença ilustre, dentre outras, do sócio-fundador Tiago Adão Lara e com palestra de Ana Maria de Oliveira Cintra que versou sobre o C.A.C. - Centro Artístico e Cultural, germe para o surgimento tanto deste Instituto quanto da Academia de Letras e que teve duração de 10 anos (08/03/1959-1969). Sobre a fundação do IHG, vale lembrar que o nosso Instituto foi o 5º fundado em Minas Gerais, em ordem cronológica. 

Outra comemoração memorável foi a que celebrou os 46 anos de existência deste IHG e os 178 anos da elevação de SJDR à cidade, em nossa sede, em 06/03/2016. Naquela ocasião, fiquei encarregado de discursar, a pedido do presidente José Cláudio Henriques, quando rememorei a fundação do IHG em 1º de março de 1970. A nossa Casa contou com a presença notável, dentre outras, do presidente da ALL-Academia Lavrense de Letras, jornalista José Passos de Carvalho, o qual compareceu, em sua primeira visita de cortesia ao nosso Sodalício, para a entrega oficial do Diploma ao Mérito Cultural "Professor Firmino Costa", outorgado ao nosso Instituto pela Academia Lavrense de Letras e que exibimos com muito orgulho em nossa sede, à direita de quem entra na Sala Fábio Nelson Guimarães. Por oportuno, lembro que o nosso ilustre sócio correspondente de Lavras está completando seu primeiro ano em nosso meio, motivo de júbilo para nós e muito orgulho para ele, como tem se manifestado em todas as ocasiões possível. Portanto, nas duas oportunidades mencionadas, foram lembrados, em momentos distintos, grandes fastos e feitos gloriosos desta Casa, principalmente por ocasião da sua fundação, e as superações de dificuldades iniciais conduzidas por sócios-fundadores lúcidos e competentes. 

Antes, porém, de passar ao objeto de minha preleção, peço vênia, Sr. Presidente, para ler mensagem de nosso sócio correspondente, Dr. Adirson Vasconcelos, que assim se expressa em relação a esta nossa data festiva em mensagem de 25/02: 
"Estimado confrade Francisco Braga,
Receba e transmita ao caro Presidente e a todos quantos fazem a grandeza do Instituto a minha melhor mensagem de fé, de esperança e de confiança no grande destino de nossa Casa. Com os parabéns ao grande trabalho e incentivo que o seu passado representa na construção e na evolução civilizatória de São João del-Rei.
Parabéns e a amizade fraterna do Adirson Vasconcelos." 
Inspirado nessas palavras do ilustre historiador de Brasília e nosso sócio correspondente, devo dizer que, nesta comemoração do 48º aniversário de nosso Instituto, vou ocupar-me não mais do passado, mas do presente e do futuro de nosso Sodalício. 

Inicialmente, permitam-me fazer uma rápida digressão histórica e recordar um fato comparável ao que aqui vivenciamos hoje, embora entre os dois fatos haja uma escala diferente de proporção e magnitude. Refiro-me, senhores confrades, a uma época de ouro ocorrida na história de Roma entre os anos de 27 a.C. até 180 d.C., ou seja, do reinado do princeps Otávio Augusto até a morte do imperador filósofo Marco Aurélio. Portanto, vamos retroagir 2.045 anos para apreciarmos os exemplos do passado que sirvam de norte aos nossos tempos atuais. Todo esse período nasceu sob os auspícios da paz. Conhecida como "Pax Romana", aquele longo período de paz e prosperidade só foi possível, graças a um conjunto de medidas político-administrativas aplicadas por Roma sobre suas conquistas. Foi Augusto, o qual governou o Império de 27 a.C. até sua morte em 14 d.C., quem estabeleceu as bases para esse período de concórdia, que se estendeu ao norte da África e à Pérsia. É bem verdade que Augusto e Marco Antônio, ainda como membros do Segundo Triunvirato, em 42 a.C., comandavam tropas que travaram apenas uma batalha, a de Filipos, em dois combates, na Macedônia romana, para vingar a morte de Júlio César, tio-avô de Augusto, ocorrida em 44 a.C. A morte de Bruto e Cássio, assassinos de César, e a destruição completa de seus exércitos significaram a passagem da República Romana para as mãos do Segundo Triunvirato, formado pelos principais herdeiros de César. Vários escritores trataram desses acontecimentos, cabendo destacar Plutarco, Suetônio e Shakespeare. Em linhas gerais, sob o principado de Augusto, o Império protegia e governava as províncias individuais, permitindo que cada uma delas fizesse e administrasse suas próprias leis, desde que aceitassem cobrança de tributos e o controle militar da parte de Roma. 

Mas o que nos interessa principalmente hoje, é que Augusto tenha utilizado também um sistema cultural capaz de auxiliar na construção de sua imagem e na consolidação de seu poder, quando criou várias oportunidades para a produção literária: Virgílio, Horácio, Ovídio, Propércio e Tibulo, todos poetas, escreveram sob o regime de Augusto, razão por que esse período clássico ou áureo da literatura latina ficou conhecido como "Era de Augusto". Sem alongar-me na produção literária dos outros poetas mencionados, vou deter-me um pouco em um só deles, Virgílio. O mais célebre de todos e colaborador entusiasmado da política de Otávio Augusto, Virgílio compôs as seguintes obras primas: Bucólicas (ou Éclogas, um conjunto de 10 bucólicas ou poemas de feição pastoril, escritos entre 41-37 a.C.), a epopeia Eneida (30-19 a.C.) e Geórgicas (um conjunto de 4 livros dedicados a Augusto e Mecenas, finalizado em 29 a.C., louvando temas campestres, como a lavoura, avicultura e apicultura). Da primeira bucólica os Inconfidentes extraíram trecho do verso 27 ("Libertas, quae sera tamen"), frase proposta para a sua bandeira, e mais tarde estampada oficialmente na bandeira mineira (1963), cuja tradução oficial é "Liberdade ainda que tardia". A quarta bucólica é considerada o ponto alto de todo o livro das Bucólicas, dando a Virgílio o epíteto de "profeta". Lactâncio, Santo Agostinho e o imperador Constantino diziam que Virgílio, neste texto, previu a vinda de Cristo à terra. Efetivamente, Virgílio canta a vinda de um garoto ao mundo que traria consigo a Idade do Ouro (período em que os deuses e os heróis se aproximariam da humanidade), findando a Idade do Ferro e, por conseguinte, trazendo paz e calmaria. 

Certamente alguns confrades devem estar-se perguntando o porquê de eu tratar de fatos tão remotos neste dia de festa para o nosso IHG. Respondo-lhes que são idênticas as expectativas de uma nova era (de paz e calmaria), anunciadas na Roma antiga e ainda hoje presentes na atual gestão de nosso Instituto, guardadas naturalmente as devidas proporções. 

Inicialmente e falando em nome do Instituto diretamente ao coração dos confrades, conclamo todos a nos orgulharmos do nosso Sodalício e dos feitos que o glorificaram nesses 48 anos de existência. Em nossas manifestações públicas, procuremos divulgar o bom nome do nosso Sodalício e sua causa a que todos aderimos, quando fomos admitidos como confrades. O nosso pertencimento deve ser enunciado e manifesto, em respeito ao conjunto de confrades do qual fazemos parte. Temos muito a aprender com nossos sócios-fundadores: com que orgulho mencionavam após seus nomes: "membro do IHG de São João del-Rei"! Portanto, identifiquemo-nos como membros desse Instituto quando escrevemos ou utilizamos os meios de comunicação. 

Para realizar seus múltiplos objetivos da nossa Casa, a atual Diretoria vai precisar de nosso apoio incondicional: 
• para atingimento desses objetivos, cabe aos confrades do IHG abraçarmos a missão do Sodalício e acolhermos a indicação para tarefas específicas, como participar de comissões permanentes junto a Conselhos Municipais, de comissões internas de análise de currículo de candidatos a membros do Sodalício e outras; 
outrossim, a atual Diretoria espera que sejamos membros partícipes de uma confraria, guiados pelo sentimento da solidariedade e amabilidade em nossas relações "inter pares" e sem disputas e desavenças, devendo ser o bem comum uma busca constante em nosso convívio; 
oxalá possam nossas reuniões constituir ocasião de autodesenvolvimento e confronto cordial de ideias! 

Em suma, a atual Diretoria conta com nossa participação e apoio para concretizar seus projetos visando ao engrandecimento do IHG, mencionados a seguir de forma exemplificativa, não exaustiva: 
na atual gestão do IHG, será valorizada e apoiada a produção literária, em suas diversas modalidades (publicação de antologia, revista anual, defesa de patronos, desenvolvimento de pesquisa histórica e geográfica, redação de crônicas, de artigos e de produtos jornalísticos, produção independente em revistas, jornais e blogs, portais e sites gerenciados por confrades); 
serão priorizados o desenvolvimento do projeto "Café com Prosa", para congraçamento e troca de ideias entre os confrades, com apresentação prevista de músicos e músicas de raiz são-joanenses, literatura popular e outras manifestações folclóricas; 
o desenvolvimento do projeto de revitalização da arborização de São João del-Rei; 
o desenvolvimento de um projeto abrangente de T.I.-Técnicas de Informática que possibilite uma melhor interação entre o Instituto e os seus vários usuários, tais como internautas, parceiros, órgãos da Prefeitura Municipal, pesquisadores e a própria comunidade são-joanense, podendo se tornar um instrumento mais responsivo e aberto às necessidades dos usuários e da comunidade; 
será incrementada a prestação de numerosos serviços especializados à Municipalidade, mormente no que tange a realização de estudos de História, Geografia, Meio Ambiente, Etnografia, Genealogia, Folclore, Artes e ciências correlatas, como órgão consultivo do poder público municipal, credenciado pela Lei Municipal 1.558 de 02/05/1977 (trata-se naturalmente de exercitar essas prerrogativas inscritas em lei e ainda não utilizadas em sua plenitude pelo IHG); 
visando estreitar a parceria com entes públicos, serão feitas visitas regulares aos órgãos públicos, especialmente à Câmara Municipal de SJDR, a Secretarias Municipais de Cultura e de Educação e à Superintendência Regional de Ensino, para avaliar as suas necessidades e propor o assessoramento do IHG para a solução de eventuais problemas; 
serão mantidas as visitas a instituições coirmãs para estreitamento de relações institucionais e para o IHG manter o seu elevado nome no concerto desses Institutos, especialmente os do Sul e Oeste de Minas; 
considerando que neste ano a nossa Cidade está comemorando 304 anos de sua elevação à categoria de Vila, é preciso dispor de instrumentos pedagógicos que permitam aos alunos conhecê-la, tratá-la e amá-la conscientemente e de forma diferenciada em relação a qualquer outra cidade mineira, devido ao fato de ter atravessado diferentes períodos (colonial, imperial, republicano), participando ativamente da história do País e contribuindo para o seu desenvolvimento; para isso, nosso Instituto está capacitado a prestar colaboração para que o 1º ciclo do ensino básico são-joanense adote a disciplina denominada "Educação Comunitária / Patrimonial", a fim de que os alunos se conscientizem da importância de residirem numa terra plena de história e de tradições e de preservá-las; 
será buscada a promoção de concursos com temática regional, principalmente visando à valorização de nossos patronos, de nosso Instituto e de nossa cidade, possibilitando também que a comunidade, e particularmente nossa juventude, conheça e venere nossos grandes vultos. 

Todas essas considerações traduzem e justificam nossa alegria de fazermos essa comemoração do 48º aniversário de nosso querido Sodalício. 

Muito obrigado!

16 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Em 1º de março de 2018 o IHG de São João del-Rei completou 48 anos de profícua existência.

A 533ª Assembleia Ordinária do IHG, que se realizou em 04/03/2018, na Sociedade de Concertos Sinfônicos, comemorou o 48º aniversário do Sodalício. A reunião foi dividida em duas partes: a primeira, administrativa, com leitura de ata, avisos importantes e nomeação de comissão. Composta a mesa para a segunda parte (comemorativa) dos trabalhos, foram proferidos 2 discursos: inicialmente, o do Presidente do IHG, Paulo Roberto de Sousa Lima, enaltecendo a figura do sócio-fundador Adão Tiago Lara, pedagogo e escritor de livros sobre educação. Depois, o outro discurso, comemorando o 48º aniversário do IHG, foi proferido por este confrade, que escolheu, por tema, o presente e o futuro do nosso Sodalício, com votos e expectativa de paz e calmaria para o atual mandato e de materialização de seus inúmeros projetos. Tenho o prazer de enviar-lhe esse meu discurso proferido em homenagem ao IHG de minha cidade.

Houve uma sessão artística após os discursos, em que foram apresentadas peças de Stradella (“Pietà, Signore” para tenor), Puccini (ária da ópera “La Bohême” para soprano) e Patápio Silva (“Primeiro Amor” para flauta), por diferentes solistas, com acompanhamento pianístico de Rodrigo Sampaio.

Finalmente, o Coral da ASAP, sob a regência do maestro Paulo Miranda, brindou todos os presentes com a apresentação a cappella de “Alecrim Dourado” e do “Hino oficial de São João del-Rei”, com letra do poeta Bento Ernesto Júnior e melodia de Carlos dos Passos Andrade.

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezado amigo Francisco Braga.
Acuso o recebimento. Gostaria de publicar um comentário sobre o evento, mas não consigo fazer isso no blog.
Foi uma manhã inesquecível e até me emocionei durante o canto do Hino de São João. Somente vocês sabem fazer isso. Foi uma manhã inesquecível.
Grande abraço amigo.

Passos de Carvalho, Membro do IHG/São João del-Rey.

João Carlos Ramos (poeta, escritor, ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Lavrense de Letras) disse...

O IHG/SJDR comemora mais um ano de fundação e isso nos enche de orgulho. Sei de sua imensa dedicação a todas as instituições a que pertence. Qualquer instituição terá imenso prazer em convidá-lo a pertencer a seus
quadros. Torço para que um dia sejas empossado na ABL.
Saúde o presidente do IHG e peça desculpas por não conhecê-lo ainda e na primeira oportunidade o farei com alegria.
Sucesso sempre!
João Carlos Ramos

Carlos Siqueira (presidente do PSB) disse...

Olá Braga, belo discurso. Parabéns!

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Agradecemos pelo envio e solicitamos, quando possível, a gentileza de transmitir à Presidência do IHG, e todos os nossos Confrades, as nossas melhores felicitações pelo transcurso dos 48 anos de criação desta histórica Casa de Cultura, o que ora fazemos – eu e Beth – na qualidade de Membros Correspondentes.

Abraços, Mario.

Fernando Eduardo Lopes de Oliveira (analista ambiental da Diretoria de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do I.E.F.) disse...

Bom dia!
Parabéns pelo 48º Aniversário do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO e seus Colaboradores que tanto engradece a Bela e Querida SÃO JOÃO DEL-REI.
Atenciosamente
Fernando Eduardo Lopes de Oliveira

Márcio Zacarias Lara (sociólogo, professor da FACED - Faculdades Ciências Econômicas de Divinópolis e Diretor do Instituto de Pesquisas de Opinião e Mercado - DIVIDADOS e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Bom dia Francisco. Parabéns e obrigado
pela atenção.
Um abraço

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras, onde é Presidente) disse...

Grato pelo envio da notícia. É realmente um marco a ser celebrado. Abraço para você e Rute. Fernando Teixeira

Paulo Roberto Sousa Lima (escritor, gestor cultural e presidente do IHG de São João del-Rei para o triênio 2018-2020) disse...

Prezado confrade Francisco Braga, bom dia.
Ter vc como confrade e parceiro é ter uma peça importante para que um grupo avance para se tornar uma equipe, um time. Vc é atencioso e cordial no trato, parceiro nos empreendimentos significativos e um fantástico escritor, sem falar do vasto conhecimento musical.
Muito obrigado pela sua tão sensível e importante fala que, espero, tenha sido ouvida, mais que escutada, e repercutido nos corações e mentes dos nossos confrades.
Com um fraternal abraço, pra vc e pra Rute, com votos de Saúde, Paz e Luz, do cada dia mais seu admirador e, espero, parceiro.
Paulo Sousa Lima

Musse Hallack (pianista, cronista e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Estimado Amigo

Boa tarde

Obrigado por nos manter sempre informados.

Irei ao Blog com muita satisfação.

Abraços

Musse

Prof. Mário Celso Rios (professor, escritor, conferencista e presidente da Academia Barbacenense de Letras) disse...

Caro BRAGA e amigos de SJDR!
Nossos cumprimentos efusivos a todos os componentes do IHGSJDR que recebeu justa homenagem por ocasião da data em que chega a seu 48° aniversário!
Reparei ter havido referência no discurso ao insigne brasileiro TIAGO ADÄO LARA ( TAL) , um dos fundadores. Como soube estar ele enfermo, vê-lo ser alvo de lembrança mostra quão séria é a instituição e sua grandeza!
Parabéns!
Mário Celso RIos

José Passos de Carvalho (jornalista, genealogista, escritor, membro e ex-presidente da ALL-Academia Lavrense de Letras e membro correspondente do IHG de São João del-Rei e da AFL-Academia Formiguense de Letras) disse...

Mais uma vez, muito obrigado pela acolhida na nossa última reunião, quando deu ênfase ao meu modesto trabalho genealógico da Família Carvalho de São João del-Rei.
Amigo, meu fraterno e respeitoso abraço à dona Rute e a você.

Sylvio Mário Bazote (historiador e psicólogo, proprietário do Blog HistóriaS) disse...

Parabéns pela celebração da existência de uma instituição produtiva e importante!

Vamireh Chacon Albuquerque (professor universitário e autor de Os Partidos Brasileiros no Fim do Século XX) disse...

Parabéns ao IHG de São João del-Rei !

José Passos de Carvalho (jornalista, genealogista, escritor, membro e ex-presidente da ALL-Academia Lavrense de Letras e membro correspondente do IHG de São João del-Rei e da AFL-Academia Formiguense de Letras) disse...

Estimado amigo Braga.
Desde que o conheci em Formiga, na minha posse na AFL, observei em sua pessoa os traços de honestidade, gentileza, firmeza e caráter, inerentes às famílias dignas e honradas de Minas Gerais. Tê-lo como amigo e confrade, aliás, meu padrinho no IHG/SJDR, é ser um premiado na vida. Nossa amizade se frutificou e o respeito que lhe hipoteco se agigantou.
Agradeço-lhe, do fundo de meu coração, as palavras pela data de hoje (dia de meu aniversário). Muito obrigado! Deus o proteja, juntamente com seus entes queridos familiares.
Que bom que a memória do Doutor Roque Camêllo está mantida em terras mineiras e nossos cumprimentos pela chegada ao conselho. Cumprimente a todos com votos de sucesso.
Muito obrigado e tenha em minha pessoa o admirador que lhe sou. Abraço fraterno amigo.

Passos de Carvalho
Membro do IHG/São João del-Rey-MG.

Prof. Cupertino Santos (professor de história aposentado de uma escola municipal em Campinas) disse...

Boa noite, professor Braga!
Sem dúvida, com bons auspícios, uma "Era de Ouro" (e de Mármore!) para o IHGSJDR! A serviço da sociedade por meio da tão fundamental contribuição cultural! Parabéns pelo discurso! Boa sorte a mais um ano da Entidade.
Muito obrigado.