segunda-feira, 1 de abril de 2019

ORFEU 2019

  
Por João Carlos Ramos



Artigo publicado originalmente no Jornal AGORA, de Divinópolis, edição de 19 de março de 2019, p. 2.

Acadêmico AUGUSTO FIDELIS, idealizador e expoente máximo do TROFÉU ORFEU

A Academia Divinopolitana de Letras-ADL promoveu nos dias 14 e 15 de março, pela quinta vez consecutiva, a entrega do TROFÉU ORFEU. O referido troféu é destinado a artistas, intelectuais, cientistas, profissionais da imprensa e demais personalidades que contribuíram para o engrandecimento da causa acadêmica, bem como da arte e cultura da terra do divino. Inesquecíveis veteranos da arte divinopolitana como Mário Teles, Jadir João Egídio, Nilton Bueno e Tonico (Rouxinóis) desfilaram no palco do Teatro Gravatá, emocionando a seleta plateia. Cantores famosos como Antônio, Tia Elza, Denize Gonzaga, João Batista, Walter Caetano, maestro José Carlos Gonçalves e Coral dos Servidores Municipais, Simone Santos e Interlúdio Grupo Musical, Sérgio de Castro e inúmeros filósofos, intelectuais e produtores culturais atenderam ao convite histórico e marcaram presença. A ilustre bibliotecária Valéria Luz (Ataliba Lago) também marcou presença a convite da Academia. Jornalistas, representantes do batalhão de Bombeiros, SAMU, Diocese de Divinópolis e inúmeros amantes das letras municipais contribuíram para o sucesso do evento. A Coordenadora do Teatro Municipal, Samira Cunha, demonstrou enorme sensibilidade, cooperando de todas as formas com o evento. 




















O Prefeito Municipal, o Deputado Federal Domingos Sávio e outros políticos prestigiaram a grande festa, ao lado de familiares e amigos. 































Crédito pelas fotos: Augusto Fidelis

Iluminado como sempre, o criador do projeto, Augusto Fidelis, ao lado do Presidente da ADL, Fernando Teixeira, e as águias do sodalício sorriam, cônscios do dever cumprido. 

Ao findarem os dois dias apoteóticos, aumenta ainda mais nossa responsabilidade em reconhecermos o belo e resgatarmos a infância perdida no mundo tecnológico. 

Venha, ó doce noite, mais uma vez, trazendo o amor, ainda que tardio!

13 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

O TROFÉU ORFEU é um evento cultural da Academia Divinopolitana de Letras-ADL, criado pelo Acadêmico Augusto Fidelis, em 2015, quando era presidente da Academia. Portanto, já está em sua 5ª edição em 2019 e sua entrega se realizou em duas etapas. Na primeira noite (14/03/2019, quinta-feira), o Orfeu homenageou artistas e representantes da comunidade cultural de modo geral. Na noite do dia seguinte (15/03/2019, sexta-feira), foram agraciados os representantes da mídia, entidades e personalidades que colaboram com a Academia e trabalham para o desenvolvimento de Divinópolis.
É uma honra para o Blog de São João del-Rei contribuir para a maior valorização desse projeto cultural tão relevante para a ADL e para a cidade de Divinópolis, augurando-lhe vida longa e sucesso permanente nas próximas edições.

https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2019/04/orfeu-2019.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei
Acadêmico da ADL, ocupante da Cadeira nº 14 patroneada por Pe. António Vieira

Dr. Paulo Milagre (corretor de imóveis, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

É uma honra ter você em nosso quadro.
Abraço.

Augusto Fidelis (escritor, natural de Carmo da Mata e residente em Divinópolis desde 1976, graduado em Administração e Jornalismo e pós-graduado em Marketing Empresarial, membro e ex-presidente da Acadedmia de Letras-ADL e idealizador do Troféu Orfeu) disse...

Parabéns, meu confrade Francisco Braga,

Seu trabalho ficou excelente, melhor do que se podia imaginar. Parabéns e muito obrigado.

Augusto Fidelis

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador do TJMG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

BRAVO!

PAULO JOSÉ - PAJO POETA (Paulinho) disse...

Que maravilha nobre Acadêmico Francisco Braga! A co-irmã ADL sempre nos surpreende com seus feitos e em especial com as edições desse seu Troféu que a tantos já agraciou merecidamente.

Parabéns à todos!

João Carlos Ramos (poeta, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Lavrense de Letras) disse...

Prezado mestre Francisco Braga,
Parabéns!
A Academia Divinopolitana de Letras se sente orgulhosa pelo altruísmo e alta competência, demonstrada na publicação de minha crônica no famoso Blog, dirigido por Vossa Senhoria.
Certamente, nosso Presidente e demais Confrades e Confreiras aplaudirão sua atitude.
Que Deus nos ilumine sempre!

Passos de Carvalho disse...

Notável confrade Francisco Braga
Cumprimento-o pela iniciativa da divulgação de tão-exemplar evento na linda cidade de Divinópolis, que teve sua fundação por lavrense como cofundador; Cap Francisco Ribeiro de Carvalho. O confrade João Carlos Ramos sempre atuante e promovendo naqueles rincões a cultura. Sucesso aos agraciados e aos membros da arcádia divinopolitana.

Passos de Carvalho
Sócio Correspondente da ALSJDREY

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Parabéns pelo registro de mais uma iniciativa do troféu e pela participação na Entidade.
Cumprimentos,
Cupertino

Marlene Gandra (assessora de comunicação e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Augusto Fidelis merece todas as honras.

Marlene Gandra

Paulo Roberto Sousa Lima (escritor, gestor cultural e presidente eleito do IHG de São João del-Rei para o triênio 2018-2020) disse...

Prezado confrade Braga, bom dia. Um evento significativo para a Academia e para a cidade de Divinópolis. Uma pergunta que não se cala: por que o IHG-SJDR não distribui troféu, comenda ou título honorífico de qualquer natureza? Vamos pensar em alguma coisa para o ano que vem, no cinquentenário?
Obrigado pela matéria, muito atual.
Paulo Sousa Lima

Benjamin Batista (presidente da Academia de Cultura da Bahia, showman e barítono de sucesso) disse...

Muito bom.

Ozório Couto (poeta, escritor, autor de "Lyra Aterradense" e membro do IHGMG e da Academia Mineira de Letras) disse...

Caro Braga. Fico feliz e orgulhoso pelo seu trabalho, notadamente pela divulgação do blog, de São João e de Divinópolis. Viva, também, a Academia Divinopolitana de Letras. Abraço. Ozório Couto

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caríssimo Maestro Francisco Braga

Bela e feliz iniciativa da Academia Divinopolitana de Letras ao valorizar o mérito de artistas, intelectuais e profissionais da imprensa, entre outras personalidades que engrandecem e exaltam a cultura divinopolitana, já pelo quinto ano consecutivo.

Um exemplo a ser seguido pelos inúmeros sodalícios de nosso País! Parabéns ao Maestro Braga por pertencer a esta Academia tão atuante, sob a presidência do Acadêmico Fernando Teixeira!

Com as renovadas felicitações,

Mario Pellegrini Cupello – Pres. do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto – ICVRP.

Elizabeth Santos Cupello – Vice-Presidente do ICVRP e Diretora do Centro de Preservação da Memória do ICVRP

Ambos Membros da Academia Valenciana de Letras.