segunda-feira, 17 de junho de 2019

Colaborador: FERNANDO DE OLIVEIRA TEIXEIRA

FERNANDO DE OLIVEIRA TEIXEIRA













Já exerci (e julgo encerrada a carreira) por sete vezes a presidência de nossa casa de letras. Minha cadeira é a de número 25, tendo Cecília Meireles por madrinha e nela tomei assento em 26 de março de 1966.
Posso acrescentar algumas informações complementares: Nasci em Rio Paranaíba (MG) em  6 de janeiro de 1940, transferindo-me para Divinópolis três anos depois com a morte de meu pai em BH. Aqui fiz o curso primário no Grupo Escolar Padre Matias Lobato, seguindo depois para Santos Dumont, Seminário Seráfico Santo Antônio, dos Franciscanos da Província de Santa Cruz e chegando ao noviciado no Convento São Boaventura em Daltro Filho, município de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Bacharel em Direito pela UFMG, em BH. Lecionei na FACED e FADOM em Divinópolis e na Universidade Católica (hoje PUC) em BH. Publiquei uma obra jurídica, livros de poemas e ensaios, além de poemas e dirigidos à infância e juventude. Em Divinópolis, fui do grupo fundador da FACED e do jornal literário AGORA (que deu origem ao Movimento Agora de repercussão internacional no final dos anos sessenta do século passado).
Tive a sorte de constituir minha família dentro dos princípios franciscanos. De minha união conjugal com minha esposa ANA MARIA DE OLIVEIRA TEIXEIRA, tivemos os seguintes filhos: ATALIBA, casado com Alana, que me deu a neta Luiza; CÍNTIA, casada com Acrísio Azevedo Souza, que me deu a neta Isabela; e MARCELO, casado com Graciele (sobrinha da Maria Elói), que me deu as netas Mariane e Cecília.

2 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Na edição do dia 28 de julho de 2017, o jornal DIVINEWS, na sua coluna Cidade-Divinópolis, noticiou em artigo intitulado "Academia Divinopolitana de Letras deixa o aluguel e ganha sede própria por ação de Jaime Martins (PSD) junto ao DNIT" o seguinte trecho que destaco: "O presidente da ADL (Academia Divinopolitana de Letras), professor Fernando Teixeira, feliz da vida, anunciou que possivelmente a partir de outubro, os 39 imortais podem deixar de ser nômades, indo de um lugar para o outro, como tem sido ao longo dos seus 58 anos de história. Fernando explicou que o deputado federal Jaime Martins, a pedido do vereador Edson Sousa, interferiu diretamente junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), que é o responsável por administrar o patrimônio da antiga Rede Ferroviária Federal, pediu ao órgão federal que o imóvel que estava abrigando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do município, abrigue a sede da ADL."

Na edição de 14 de junho de 2019, o mesmo jornal DIVINEWS noticiou em artigo intitulado "Secretaria de Cultura garante sede para Academia Divinopolitana de Letras (ADL)" que finalmente o processo de cessão do próprio do DNIT à ADL estava concluído, dois anos após o start, nos seguintes termos: "o recém-empossado secretário de Cultura, Gustavo Mendes Martins, assinou Termo de Cessão durante a Sessão Solene, dia 12 de junho, no Plenário da Câmara Municipal, durante a comemoração de 58 anos de fundação da ADL. O evento teve início com a posse do novo Presidente da entidade, o acadêmico Flávio Ramos. Durante a Sessão Solene, também foram empossadas duas novas Acadêmicas, as escritoras Marlandes de Fátima Evaristo e Silva e Maria Imaculada Batista Silva que passaram a ocupar as cadeiras 06 e 19, respectivamente. A cadeira 06 era ocupada pelo escritor Pedro Pires Bessa e a cadeira 19 era ocupada pela escritora Cidah Viana."

Num improviso ao final da solenidade, Dr. Fernando de Oliveira Teixeira, que passou o bastão ao novo presidente da ADL, Flávio Ramos, agradeceu ao ex-Deputado Federal Jaime Martins, ao Vereador Edson Sousa, ao Secretário Gustavo Mendes Martins e ao Prefeito Galileu Teixeira Machado, repetindo São Francisco de Assis: ”Nada fizemos até agora, vamos começar”.

O Blog de São João del-Rei tem a honra de publicar o discurso proferido pelo Prof. Fernando de Oliveira Teixeira no dia em que a Academia Divinopolitana de Letras completou 58 anos de profícua existência em benefício da sociedade divinopolitana.

TEXTO: DISCURSO EM COMEMORAÇÃO AOS 58 ANOS DA ACADEMIA DIVINOPOLITANA DE LETRAS por Fernando de Oliveira Teixeira
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2019/06/discurso-em-comemoracao-aos-58-anos-da.html

Colaborador: FERNANDO DE OLIVEIRA TEIXEIRA
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2019/06/colaborador-fernando-de-oliveira.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Cadeira nº 11 da ADL
Patrono: Pe. António Vieira