terça-feira, 25 de junho de 2019

TRIBUTO AO PROF. ROQUE JOSÉ DE OLIVEIRA CAMÊLLO



Discurso proferido por Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro  *
Presidente da Academia Itaunense de Letras - AILE



“O homem não faz senão escrever, com as letras de seus atos e os períodos de sua vida, na direção riscada pelo dedo poderoso do Destino”. 
Humberto de Campos: Nasceu em Miritiba, Maranhão, no dia 25 de outubro de 1886 e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 05 de dezembro de 1934. Foi jornalista, escritor e político.

Digníssima Senhora Presidente da Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes –, Acadêmica e Professora Hebe Marques Rôla, 
Digníssimo Senhor Doutor Raimundo Alves de Jesus, Presidente da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa – ACLGR, 
Digníssimo Dr. Antônio Fernando de Alcântara, historiógrafo e membro da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa – ACLGR e da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais. 
Digníssimo Acadêmico Dr. Francisco José dos Santos Braga e 
Digníssima esposa Rute Pardini, 
Digníssima Senhora Merania Aparecida de Oliveira, nas pessoas de quem cumprimento a todos os presentes. 

Prezados senhores, prezadas senhoras. 

Peço permissão a Humberto de Campos para que possa grafar no seu pensamento a palavra Destino, com letra maiúscula e, assim entendê-lo: “ [...] que as pessoas não fazem, senão escrever, com as letras de seus atos e os períodos de sua vida, na direção riscada pelo dedo poderoso de Deus“. 

Ouso assim entender depois de analisar fundamentos e princípios que alicerçaram grandes e importantes acontecimentos, em que notei, sem dificuldade alguma, a clarividência divina, a exemplo deste, que hoje somos partícipes e testemunhas. 

O que vivenciamos e materializamos nesta noite, embora não o soubéssemos, iniciara em 2011, quando o Professor Roque José de Oliveira Camêllo e o Dr. Francisco José dos Santos Braga se conheceram. Naquele ano participaram da entrega da Comenda da Liberdade e Cidadania, criada pelos Prefeitos de São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis. Cerimônia realizada na Fazenda do Pombal, local que testemunhou as primeiras lágrimas, os primeiros sorrisos e também os primeiros sonhos do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. 

A partir do encontro destes dois ícones da sabedoria, da bondade e da fraternidade, instalou-se o fenômeno da empatia, que o tempo encarregou de transformar em sólida amizade, admiração e respeito mútuo. Desse modo, sempre que lhes era possível, encontravam e compartilhavam a mais pura amizade, enquanto desenvolviam profícuos diálogos escudados em diversificadas temáticas do saber. 

A sabedoria e a bondade, valores inerentes ao Dr. Francisco José dos Santos Braga, motivaram o Prof. Roque José de Oliveira Camêllo a convidá-lo para integrar este vetusto sodalício. Lamentavelmente ele não pôde acolhê-lo, mas a Presidente Professora Hebe Marques Rôla e seus pares o fizeram e, por estes misteriosos desígnios de Deus, fizeram mais, pois criaram e deram-lhe a cadeira patroneada pelo Prof. Roque José de Oliveira Camêllo, ato que se consubstancia em imortalidade para ambos. E júbilo para todos nós. 

Conforme asseverado pela filósofa, ensaísta e escritora francesa Simone de Beauvoir: “Não há um passo do nosso caminho, que não cruzamos com o caminho do outro” e, por essa razão, também eu tive a felicidade de ver cruzar o meu caminho com o caminho do Professor Roque José de Oliveira Camêllo. De igual modo, como ocorrera com o Dr. Francisco, desde o primeiro momento, o fenômeno da empatia e do respeito se transformaram em amizade que se consolidara. E, sempre que me era possível, fazia-me presente aos eventos por ele promovidos ou que participava e, sem exceção, eram eventos que elevavam a cultura e a história de Minas Gerais. Ao término deles, o Professor Roque e Merania acolhiam com atenção e com profícuos e fraternos diálogos os amigos e convidados. 

Desse modo, o livro que hoje tenho a honra de compartilhar com os senhores e senhoras materializa um pouco do muito que vi, ouvi e aprendi com o Prof. Roque José de Oliveira Camêllo. 

Embora sem o saber, iniciei aqui, no dia 08 de abril de 2016. Naquele dia o Professor Roque José de Oliveira Camêllo promovera dois importantes eventos, quais sejam: o lançamento do livro, Mariana: Assim nasceram as Minas Gerais e a solenidade cívica e cultural, alusiva aos 305 anos de fundação da então Vila de Mariana, com a fixação de uma placa com vistas a materializar o feito. 

Com a elegância e a cordialidade que lhe eram próprias convidou a todos os representantes de entidades para participarem do descerramento da placa, inclusive eu, o que me deixou sensibilizado e agradecido. 

Naquele dia, durante o jantar oferecido por ele e sua esposa Merania, tive a oportunidade de pronunciar algumas palavras de reconhecimento e agradecimento, que constitui o primeiro capítulo. 

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2016, viemos em comitiva a Ouro Preto e Mariana, respectivamente, para uma viagem cultural e enológica. Ocasião em que fomos recebidos em Ouro Preto pelo Bispo emérito de Oliveira Dom Francisco Barroso Filho, Prof. Roque José de Oliveira Camêllo e Merania Aparecida de Oliveira. A fidalguia com a qual nos receberam em Ouro Preto e Mariana também me inspirou a redigir dois breves pronunciamentos de gratidão, que constituem os capítulos segundo e terceiro. 

No dia 24 de março de 2017, no encerramento da Missa de Sétimo Dia, realizada na Igreja Nossa Senhora do Carmo, pessoas amigas pediram-me que pronunciasse algumas palavras. Com dificuldade e emocionado, externei a ele in memoriam e à sua esposa e família a minha gratidão pela sua amizade e realcei a importância que ele teve para todos nós, para Mariana, Minas Gerais e Brasil. O que constitui o capítulo quarto. 

No mesmo dia, o seu amigo Mauro Marílio Maffra também pronunciou e externou seu respeito e admiração ao Prof. Roque José de Oliveira Camêllo, o que veio a constituir o capítulo quinto. 

No dia 18 de março de 2018, quando da solenidade de criação do Instituto Roque Camêllo, o Dr. Francisco José dos Santos Braga, com aquiescência da Mestre de Cerimônia, solicitou-me que lesse um poema, escrito pelo poeta divinopolitano João Carlos Ramos. Acrescentei alguns comentários alusivos à vida e aos trabalhos do Professor Roque. O que constitui o capítulo sexto. 

No dia 15 de outubro de 2018, durante as solenidades da Semana Guimarães Rosa e aniversário da Academia Itaunense de Letras – AILE, o Professor Roque José de Oliveira Camêllo foi agraciado, in memoriam, com o título de – Divulgador e Propagador da Educação e da Cultura, ocasião em que o Prof. Raimundo da Silva Rabello pronunciou um belo discurso, em que relatou um pouco da vida e de sua amizade com o Prof. Roque e sua esposa Merania. O que constitui o capítulo sétimo. 

Em seguida, vem o ensaio Aureo Throno Episcopal. Escrito em homenagem ao Prof. Roque Camêllo, pois foi ele quem me relatou a vida e a importância do primeiro Bispo de Mariana Dom Frei Manoel Ferreira Freire da Cruz, e recomendou-me que lesse o livro, que dá nome ao ensaio. E constitui o capítulo oitavo. 

Na sequência vêm os ensaios: Bolsos cheios, barriga vazia: ouro e fome em Minas Gerais e O payz do Pitangui. O primeiro, foi utilizado para uma palestra proferida na Universidade de Pádua, na Itália, onde relato a riqueza nos primeiros dias da mineração e a fome causada pela escassez de alimentos em razão da migração desordenada para esta região aurífera e, no segundo, o apogeu da Vila de Pitangui, mãe de 42 cidades. Ao tempo de sua fundação, pela sua extensão territorial, era um verdadeiro país. E constituem os capítulos nono e décimo. 

No último capítulo, trouxe o ensaio escrito pelo homenageado, intitulado Inconfidente Cláudio Manoel da Costa: primeiro advogado assassinado em Minas

Neste ensaio o Professor Roque Camêllo, além de enaltecer as virtudes do grande Inconfidente, contesta com veemência a causa mortis a ele atribuída e o faz, com riqueza de detalhes e, sobretudo, fundamentado. O Professor Roque Camêllo, além de escrever contra esta farsa, conclamava aos profissionais do direito que também a contestassem. Desse modo, ao incluí-lo no capítulo décimo primeiro, além de propiciar a divulgação do rico texto, acolho o pedido do ilustre homenageado para que divulgássemos e contestássemos essa mentira histórica que macula o nome e a memória deste herói da Inconfidência. 

O livro traz também: a “orelha” escrita pelo Professor e historiador Geraldo Fernandes Fonte Boa, que analisa as muitas Minas existentes e a sua importância no cenário nacional e, consequentemente, a importância do Professor Roque Camêllo, na perpetuação e divulgação desses valores. Enquanto o prefácio escrito pelo Dr. Francisco José dos Santos Braga relata o momento em que conheceu o Professor Roque Camêllo, seus valores e seus trabalhos e ainda, comenta cada um dos capítulos do livro e os associa com a personalidade e os trabalhos do homenageado. 

Por essas coincidências ou mistérios que a vida e Deus nos proporcionam, o Dr. Francisco José dos Santos Braga concluiu seu trabalho exatamente no dia 21.04.19, ocasião em que se presta homenagem ao heroi cívico-nacional Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes. Registre-se que o mesmo lugar que presenciou o nascimento de Tiradentes também presenciou o nascer da amizade e do respeito entre o Prof. Roque Camêllo e o Dr. Francisco. 

Em paráfrase ao poeta, cientista e pensador alemão Johann Wolfgang von Goethe, a influência e a herança cultural dos nossos ancestrais nos sãos inatas, ou seja, os descendentes nada mais são que o resultado da somatória dos ascendentes ao longo de suas várias gerações. 

Desse modo, digo aos senhores e senhoras: este livro nada mais é que a materialização dos ensinamentos e inspiração que eu e aqueles que colaboraram na sua elaboração pudemos aprender durante o convívio com o Professor Roque José de Oliveira Camêllo, ou seja, é o tributo dos aprendizes ao seu Mestre e, para o bem da verdade, o Professor Roque Camêllo foi mestre de muitos aprendizes, pois sua vocação era ensinar e servir, valores que praticava com modéstia, discrição, eficiência, sabedoria e caridade. Características de quem leu, entendeu e, sobretudo, aplicou os Evangelhos. 

Portanto, desejo que o livro contribua para que mais pessoas possam conhecer o Prof. Roque José de Oliveira Camêllo e, assim, colaborarem para manter vivos os seus ideais de civismo, de amor às pessoas, às tradições e a busca incessante de dias melhores, valores pelos quais trabalhou e defendeu, durante toda a sua edificante vida. 

Muito obrigado a todos. 

E rogo ao bondoso Deus, que ilumine a todos nós. 

Mariana – MG, 1º de junho de 2019. 


Arnaldo de Souza Ribeiro é doutor pela UNIMES e mestre pela UNIFRAN. Professor do curso de direito da Universidade de Itaúna – UIT, do qual foi seu coordenador por nove anos. Presidente da Academia Itaunense de Letras – AILE, membro da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa – ACLGR, do Instituto de Direito de Língua Portuguesa – IDILP e da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa – CJLP, Lisboa. Escreve para jornais, revistas e site, do Brasil e do exterior.

9 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

No dia 1º de junho de 2019, tomei posse na Academia Marianense de Letras na Cadeira 23 patroneada por Dr. Roque Camêllo, e nos dias seguintes publiquei o meu discurso no Blog do Braga, onde mencionei o lançamento do livro "Tributo ao Prof. Roque José de Oliveira Camêllo", da autoria de Dr. Arnaldo de Souza Ribeiro, presidente da Academia Itaunense de Letras-AILE e professor de Direito na Universidade de Itaúna-UIT. Antes do lançamento, Dr. Arnaldo proferiu breve mas comovente discurso, que considero um intróito à leitura de seu livro. A seu pedido, o Blog de São João del-Rei publica o seu discurso naquela noite memorável.

https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2019/06/tributo-ao-prof-roque-jose-de-oliveira.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Diamantino Bártolo (professor universitário Venade-Caminha-Portugal, gerente de blog que leva o seu nome http://diamantinobartolo.blogspot.com.br/) disse...

Bom dia,
Francisco
Muito obrigado.
Melhores cumprimentos.
Diamantino Bártolo

Unknown disse...

Notável Confrade Francisco Braga
Receba nossos cumprimentos pela merecida posse na arcádia marianense. Sucesso e muita saúde.

Saudações rosianas,

Passos de Carvalho
Fundador e Titular da Cadeira Areopagítica 54 da Academia de Letras
João Guimarães Rosa, da Polícia Militar de Minas Gerais.

Prof. José Maurício de Carvalho (ex-professor titular da UFSJ , membro do Instituto de Filosofia Brasileira, do Instituto de Filosofia Luso-brasileira com sede em Lisboa, da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Mantiqueira de Estudos Filosóficos-AMEF, filósofo, psicólogo e pedagogo) disse...

Muito bem, Francisco. Obrigado.
Mauricio.

João Carlos Ramos (poeta, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Lavrense de Letras) disse...

Eis três gigantes: Roque, Braga e Arnaldo.
Muito me emociona tê-los como amigos, apesar do primeiro ter descortinado os umbrais da eternidade.
O segundo é de valor imensurável e o terceiro sempre será louvável.

Nicolau Bachá (baterista de grupo de jazz no Rio de Janeiro) disse...

ESTAVA LÁ COM MUITO ORGULHO.

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, advogado, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Prezado Braga, paz no Senhor da paz. Grato pela divulgação desta, realmente emocionante e notável, peça oratória do professor Arnaldo Ribeiro. Lembranças à esposa.
Fernando Teixeira

Ozório Couto (poeta, escritor, autor de "Lyra Aterradense" e membro do IHGMG e da Academia Mineira de Letras) disse...

Boa tarde caro amigo e nobre acadêmico.
Não fiquei sabendo da sua posse.
Parabéns. Sucesso sempre.
Abraço do Ozório Couto

Danilo Carlos Gomes (cronista, escritor e membro da Academia Marianense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e da Academia Brasiliense de Letras) disse...

Prezado mestre Braga, gostei muito do discurso do Dr. Arnaldo de Souza Ribeiro a respeito do saudoso Roque Camêllo. Este merece a homenagem do Presidente da Academia Itaunense de Letras. Parabéns! Abraço do Danilo Gomes, marianense.