quarta-feira, 14 de julho de 2021

Colaborador: ROSALVO GONÇALVES PINTO

 

Crédito: Academia de Letras de SJDR
ROSALVO GONÇALVES PINTO nasceu em Resende Costa, MG, em 1942. Paralelamente ao bacharelado em Filosofia (1961), licenciou-se em Letras Anglo-germânicas pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei (1962). Licenciou-se também em Teologia pelo "Studium Theologicum de Córdoba, adscrito a la Pontificia Universidad Católica de Argentina (1969)". Fez o curso de especialização em Linguística na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Realizou seu mestrado, na mesma área, na Universidade de Brasília-UnB (1991). Trabalhou por dez anos no projeto de criação e consolidação do ensino superior em Governador Valadares, como professor, chefe de departamento e diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, participando do processo de implantação da Universidade do Vale do Rio Doce (Univale), da qual foi vice-reitor. Transferindo-se para Brasília, integrou o Centro de Desenvolvimento de Apoio Técnico à Educação (CEDATE), do Ministério da Educação, atuando na área de projetos técnicos de infraestrutura das redes de escolas técnicas e de universidades federais, executando projetos financiados pelo BIRD e BID, e por acordos com a França, a Alemanha Oriental e a Hungria. Foi, por concurso, professor do Departamento de Linguística da UnB. Também por concurso público de provas e títulos foi, por nove anos, consultor legislativo do Senado da República. Fixando-se em Belo Horizonte foi, por seleção de experiência e títulos, professor de Línguística da PUC Minas. Atualmente é professor voluntário-colaborador na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG). É sócio-diretor de redação do Jornal das Lajes de Resende Costa, MG, desde 2003, no qual escreve regulamente como colunista (crônicas). É membro efetivo da Cadeira nº 13, patroneada por Manuel Inácio da Silva Alvarenga, da Academia de Letras de São João del-Rei. Dentre vários livros que escreveu, destaca-se: Os Inconfidentes José de Rezende Costa (pai e filho) e o Arraial da Lage (2014), 2ª edição, Coleção Lageana, Resende Costa: AMIRCO, 488 p.



1ª orelha (da capa)


 


Um comentário:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Por ocasião do 60º aniversário da Academia Divinopolitana de Letras neste ano de 2021, o Blog de São João del-Rei acha conveniente revisitar alguns Acadêmicos imortais, dentre os quais se destaca GENTIL URSINO VALE, fundador e 1º presidente da nossa Casa da Cultura divinopolitana.
Hoje está postando crônica "GENTIL VALE" da autoria do Prof. ROSALVO GONÇALVES PINTO, publicada em 2010 no Jornal das Lajes.

TEXTO DA CRÔNICA "GENTIL VALE"
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/07/gentil-vale.html

BREVE BIOGRAFIA DE ROSALVO GONÇALVES PINTO
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/07/colaborador-rosalvo-goncalves-pinto.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei