segunda-feira, 19 de julho de 2021

PARTE O IMORTAL JORNALISTA EDUARDO DE ARAÚJO BRITO...


Por Francisco José dos Santos Braga 
  
A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais. Epicuro

 

A morte, nossa "companheira inseparável" em conhecido soneto, "Versos Íntimos", de Augusto dos Anjos (de 1912), já ceifou quatro imortais da nossa Casa das Letras neste ano de 2021: o reverendo Pe. Ramiro José Gregório, vigário da Paróquia da Catedral Basílica do Pilar, diretor da Fundação Memorial Dom Lucas Moreira Neves e mestre em liturgia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (ocupante da cadeira 32), deixou-nos em 17/04; Dr. Alair Coêlho de Resende, letrado resende-costense com ressaibos de historiador, orador oficial da Academia de Letras durante anos (cadeira 2), em 26/04; Maria Aparecida de Souza Coelho, ex-secretária (cadeira 14), em 10/05; e Eduardo de Araújo Brito, editor e proprietário do jornal Tribuna Sanjoanense (cadeira 22), em 18/07. Em último adeus a esses Imortais temos pranteado sentidas lágrimas e entoado nossos cantos fúnebres, enquanto os sinos badalavam sua despedida deste mundo. Mas hoje gostaria de falar sobre a passagem do jornalista Eduardo Brito. Estamos ainda estupefatos com a notícia de que ele morreu vitimado por infarto fulminante na tarde de ontem, deixando em nosso peito imorredoura saudade.
 
Eduardo de Araújo Brito - Crédito: Antonio Silva
 
Assisti, através de "live" naturalmente, à sua apologia de ADENOR SIMÕES COELHO, patrono da Cadeira nº 22 que estava ocupando, o qual, da mesma forma que o expositor, foi redator responsável pelo jornal "Ponte da Cadeia" até sua morte em 12/06/1970. Além disso, Adenor foi um dos vinte sócios-fundadores do IHG de São João del-Rei, o qual assinou a Ata de Posse em 1º de março de 1970. ¹
Embora eu tenha pouca coisa a comentar sobre meu saudoso confrade devido a nossa escassa convivência, tenho o dever de dizer que não tive tempo de agradecer-lhe, mesmo virtualmente, na próxima reunião da nossa Academia, a publicação em 16/07/2021, em sua folha de grande capilaridade empresarial na Região das Vertentes, de meu "texto apresentado em homenagem ao Patrono do ano de 2021 do IHG de São João del-Rei, Sebastião de Oliveira Cintra, na reunião de 04/07/2021" (subtítulo). Com o título "Sebastião de Oliveira Cintra por ele mesmo, na minha visão", devo reconhecer que este foi um texto extenso, cobrindo o espaço de toda a página nº 3 do periódico Tribuna Sanjoanense. Disse-me a filha do meu homenageado, Profª Dra. Ana Maria de Oliveira Cintra, que se ocupou de fazer o contato com o diretor da Tribuna Sanjoanense para fins de publicação, ter ficado impressionada, não só com a rapidez que a matéria saiu, mas também com o cuidado com que Eduardo Brito reservou toda uma página do meio de uma única edição para a minha homenagem a seu saudoso pai. Comunicou-lhe o diretor do periódico que haveria o perigo de o leitor perder a conexão, caso dividisse o artigo em duas edições. Ficamos ambos maravilhados com o carinho dispensado ao texto pelo diretor do jornal Tribuna Sanjoanense, que, deixando-nos enlutados, partiu na data de ontem. 
 
Jornal Tribuna Sanjoanense, edição de 28/06 a 13/07/2021, Ano LII nº 1.501, p. 3.
 
Mesmo impossibilitado, pela força do destino, de externar meu agradecimento de viva voz, com atraso — é certo — mas com enorme sentimento de gratidão, aqui penhoradamente agradeço o empenho que Eduardo Brito colocou no seu projeto editorial de divulgar a figura do sócio-fundador do IHG, Sebastião de Oliveira Cintra, a pedido de sua filha. 
 
 

II. AGRADECIMENTO
 

Agradeço carinhosamente à minha esposa Rute Pardini suas fotos bem como a sua edição e formatação para fins deste post. 
 


III. NOTA EXPLICATIVA 
 
 
¹  Eduardo Brito utilizou em sua Defesa do Patrono um texto saboroso de Adenor que eu havia publicado no Blog de São João del-Rei em 20/09/2016, intitulado Meu Tipo Inesquecível, acompanhado de um elogio fúnebre em homenagem a Adenor que lhe foi prestada por outro órgão da imprensa, o jornal "Minas Gerais", quatro dias após seu falecimento (16/06/1970). Ambas as matérias localizei no acervo do saudoso historiador Fábio Nelson Guimarães, prefeito de São João del-Rei, ao qual dei ampla divulgação.  
 
 

 

9 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
É com pesar que venho informá-l@ do passamento do Acadêmico EDUARDO DE ARAÚJO BRITO, que faleceu na data de ontem, vítima de um infarto fulminante, aqui na cidade de São João del-Rei.
A Academia de Letras de São João del-Rei, em peso, está estupefata com a notícia inesperada e funesta sobre o amável confrade.
Devido a importante contato feito pela historiadora Ana Maria de Oliveira Cintra com ele, principalmente neste ano em que o pai dela (SEBASTIÃO DE OLIVEIRA CINTRA) é o homenageado pelo IHG local como Fundador e Patrono do Ano de 2021, fui beneficiado pela publicação de minha saudação ao pai da confreira, sem ter mexido nem uma palha.
Ele gentilmente se prontificou a publicar minha saudação, o que fez no dia 16/07/2021 no seu jornal TRIBUNA SANJOANENSE.

https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/07/parte-o-imortal-jornalista-eduardo-de.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Prof. José Lourenço Parreira (capitão do Exército da arma de Artilharia, professor de música, violinista, maestro, historiador e escritor, além de redator do "Evangelho Quotidiano") disse...

Caríssimo amigo Francisco Braga, lamentável essa perda de um gigante da Academia. Parabenizo-lhe pela publicação de suas palavras! PAZ!

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

ENORME PESAR.
FUI COLABORADOR EVENTUAL DA TRIBUNA SANJONANSE.
QUE DEUS CONFORTE TODOS OS FAMILIARES.
ABS.

Nêudon Bosco Barbosa (escritor, redator do Jornal de Minas e da Revista Em Voga, membro da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei) disse...

Boa tarde, Rute,
Boa tarde, Francisco.
Obrigado por terem compartilhado.
Ontem, imediatamente à postagem do áudio pela Presidente Zélia, eu também fui tomado de surpresa pelo falecimento do Eduardo, infelizmente. Como fui parceiro dele de muitos anos (fundamos o jornal, fizemos uma parceria que foi muito boa durante muitos anos), oro para que ele descanse na paz celestial.

Raimundo "Doca" (gerente do Condomínio Colinas Del Rey) disse...

Boa tarde !
Meus sentimentos a toda a Família Acadêmica.
Ao sr. Francisco: mais do que merecido o reconhecimento que lhe foi dirigido, porque é merecedor.

João Carlos Ramos (poeta, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Lavrense de Letras) disse...

Mais uma águia volta para o sol! Infelizmente o grande jornalista se foi, mas seus frutos permanecerão para nosso deleite. Deus receba sua alma em paz!

Dr. Paulo Milagre (corretor de imóveis, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Caro Braga.
Lamento muito a perda do seu colega.
Que Deus o acolha e console os familiares e amigos.
Fraternalmente.
Paulo Milagre.

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga;
O amigo expressa muito bem o pesar geral pela partida do ilustre confrade, assim como acrescenta uma nota para reflexão .
Os meus sentimentos a todos.
Cumprimentos,
Cupertino

Anizabel Nunes Rodrigues de Lucas (flautista, professora de música e regente são-joanense) disse...

Fiquei também muito triste com a notícia uma vez que era amiga dele e de sua esposa Ione. Que ele descanse em paz.