sexta-feira, 30 de julho de 2021

PRIMAVERA È TORNATA


Por Francisco José dos Santos Braga 
 

 
 
Tenho o prazer de apresentar neste post o trabalho de Licurgo Leão Silveira, regendo o Coral Nossa Senhora de Fátima (1966-1989) de Divinópolis, numa época favorável ao desenvolvimento do canto coral polifônico. Registro a participação da menina cantora Rute Pardini neste coral desde a sua infância até a juventude. Reproduzo aqui as palavras do próprio regente sobre a canção "Primavera è tornata": 
"Essa canção foi inserida na Coletânea de Cânticos intitulada JUVENILIA (p. 170-2), elaborada pelos Salesianos de Dom Bosco, de quem, com muito orgulho, fui aluno. Foi executada no Festival de Corais de Divinópolis de 1973 ou 1974; não me recordo mais com precisão da data. Nessa época o Coral Nossa Senhora de Fátima contava com cerca de 50 meninas cantoras; a maior parte delas tinha entre 7 e 14 anos de idade. 
É uma canção de difícil execução para coral infanto-juvenil: tem uma extensão muito grande (são duas oitavas completas); há vários acordes dissonantes; começa com um acorde de sétima menor com a terça no baixo... (para quem gosta de detalhes). 
Quando mostrei essa canção para as crianças e falei do trabalho que teríamos, elas se dispuseram a se empenhar para a sua apresentação. Foram vários meses de ensaios fazendo (cantando) escalas e mais escalas até alcançarmos o nosso objetivo. Na primeira voz, quase todas as meninas, cerca de 25, tinham menos de 12 anos de idade. Ouvindo com atenção, é possível perceber através do timbre das vozes. A gravação, que só foi transformada em CD após cerca de 30 anos, foi feita nos mesmos moldes das anteriores. A sonoridade fica melhor quando ouvida com volume mais baixo."
Primavera è tornata – 3 vozes iguais 
Compositor: Virgilio Aru (1881-1950)
(Edit. Edizioni Carrara, Bérgamo, Itália)  
 
Clique no link: https://youtu.be/fjuJZPJz5VU  👈
 
Letra
O primavera che natura in fiori; 
o rondinella che festosa ritorni: 
inebria la giovinezza e i cuori. (BIS) 
 
(Inebria la giovinezza e i cuori! la, la) 
 
Trad.:
Ó primavera que és natureza em flores;
ó pequena andorinha que festiva voltas:
inebria a juventude e os corações. (BIS)
 
(Inebria a juventude e os corações! la, la)

19 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Dr. Paulo Milagre (corretor de imóveis, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Que legal Braga. Eu também pertenci ao Coral Excelsior de Poesia, regido pelo professor Adércio Simões Franco.

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amico Braga

Vi ringraziamo per la gentilezza di inviarci questa bellissima canzone di corallo.

Un abbraccio da Mario e Beth

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga,
O que a educação musical pode fazer por crianças e por toda a sociedade!! Não é? Há tempos vi uma apresentação do nosso glorioso Milton Nascimento com o coral "Rouxinóis" de Divinópolis e foi assim que essa cidade entrou para mim no mapa. Desculpe por favor o trocadilho: simplesmente divinal!
Grato pela oportunidade da audição e parabéns pela sua publicação.
Saudações
Cupertino

Ana Maria de Oliveira Cintra (graduação em Psicologia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1980), mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (1991), doutorado em Saúde Pública - área de concentração em Epidemiologia pela Faculdade de Medicina da UFMG (2006) e título de Livre docente em Psicologia Clínica pela UGF desde 1999; membro da Academia de Letras e do IHG de São João del-Rei) disse...

Agradeço o post do Francisco. Está na hora de Francisco fazer um trabalho sobre Rute Pardini! Cada vez te conheço um pouco mais e você merece um registro inteiro. Tenho certeza que dará um livro, em vários volumes.

Alan Elias da Silva (ex-comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar em São João del-Rei) disse...

Que beleza 👏👏
Deus abençoe sempre 🙏

Tida, irmã da Sãozinha (menina do Coral Nossa Senhora de Fátima de Divinópolis) disse...

Com a maior gratidão e felicidade, ouço e relembro de uma infância e juventude muito feliz e saudável. Obrigada por este inestimável presente 🌹🙏🏽

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Bravo!!!

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de 5 hinários, cantatas, missas e peças avulsas) disse...

Olá, Francisco e Rute! Sim, Divinópolis: cidade de alta qualidade musical, onde foram gravados, na década de '60, dois LPs, com o canto dos 'Salmos e Cânticos' de Pe. Gelineau, em português, pelos corais da paróquia S. Antônio, que foram uma das primeiras gravações de música litúrgica em vernáculo, fruto do Concílio Vaticano II. Viva Divinópolis! Paz e Bem!!! f. Joel.

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Tenho o prazer de apresentar neste post o trabalho de Licurgo Leão Silveira, regendo o Coral Nossa Senhora de Fátima (1966-1989) de Divinópolis na peça intitulada "Primavera è tornata" a 3 vozes iguais, numa época favorável ao desenvolvimento do canto coral polifônico. Registro aqui que a cantora Rute Pardini, minha esposa, pertencia a este coral em sua tenra idade até sua juventude.

Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/07/primavera-e-tornata.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Unknown disse...

Que saudade boa!!!Tive o prazer tbm de participar do Coral, abs Rute!!!

Licurgo Leão Silveira (regente do Coral Nossa Senhora de Fátima de Divinópolis) disse...

Rute Pardini

Boa noite.
Está tudo correto.
Primavera...... ficou muito bonita. Lembro que naquela apresentação as meninas da primeira voz (sopranos) eram muito novinhas. Média de idade aproximada de 9 anos. Difícil demais conseguir o que conseguimos com crianças nessa faixa etária.
Licurgo

Unknown disse...

Lindo demais!Gratidão imensa ao Licuego e "meninas". Muita emoção relembrar esse belo tempo onde aprendemos superar desafios!

Paulo Roberto Sousa Lima (escritor, gestor cultural e presidente reeleito do IHG de São João del-Rei para o triênio 2021-2023) disse...

Prezado confrade Francisco José dos Santos Braga, bom dia. Escrevo seu nome por extenso para homenagear esse confrade que não só nos brinda com belos e escorreitos textos como traz magníficas peças artísticas "do fundo do baú" como essa linda interpretação nas vozes dessas jovens. Viva Divinópolis, de onde, eu espero, virá nosso próximo sócio correspondente, o editor e promotor cultural Welber Skaull.
Parabéns e obrigado!
Abraços fraternos.
Paulo Sousa Lima

José Luiz Celeste disse...

Valoroso o conjunto de fatores q ensejaram essa performance: comunidade interessada, dedicação de todos os seus promotores, enfim o amor à música. Também incomum o coral de meninas. Em geral é de meninos ou misto. Beleza nesses tempos de zero grau. Que venha logo a Primavera.

Unknown disse...

Maria Auxiliadora Muffato____ Meraviglioso! Grazie mille."La primavera è il modo in cui la natura dice: Facciamo festa!"

Unknown disse...

Caro amigo Licurgo, Parabens por essa magnífica apresentação do Coral infanto-juvenil! Aliás, Parabens é uma palavra pequena pela grandiosidade desse gosto por coral e ainda mais, coral de crianças bem novinhas, o que imagino a sua dificuldade pra acertar o tom! Afinadíssimas! O resultado é fruto de Muita dedicação sua! Realmente uma relíquia histórica de seu arquivo!
Agradecido por ter me enviado essa pérola!
Um abraço.
Avelino Moreira.

Licurgo Leão Silveira (regente do Coral Nossa Senhora de Fátima de Divinópolis) disse...

Boa tarde.
Ficou tudo muito bonito.
Parabéns pra vocês.

Muito obrigado.