terça-feira, 10 de maio de 2022

MARIA IMACULADA BATISTA SILVA, POETISA E PRIMEIRA MULHER ELEITA PRESIDENTE DA ADL-ACADEMIA DIVINOPOLITANA DE LETRAS


Por Francisco José dos Santos Braga 
 
Maria Imaculada Batista Silva,  a primeira mulher eleita Presidente da ADL-Academia Divinopolitana de Letras (Acadêmica ocupante da Cadeira nº 19/Patrono: poeta J. G. de Araújo Jorge)
 
Enquanto pinto e bordo, ponto por ponto, a minha história, caminho pela vida, sem perder o foco em Jesus Cristo – minha maior paixão. 

 

Venho, por meio deste blog, comunicar aos amigos, admiradores e colegas da ADL-Academia Divinopolitana de Letras que nós, membros do sodalício, na véspera do Dia das Mães de 2022, sufragamos a escritora e poetisa Maria Imaculada Batista Silva, a primeira mulher eleita Presidente para conduzir a nossa querida entidade. 
 
Neste ano em que ainda estamos comemorando o 60º ano da ADL-Academia Divinopolitana de Letras, como dizia, elegemos a nova Diretoria para a Arcádia de Divinópolis, na qual cumpre destacar os nomes de Maria Imaculada Batista Silva e Flávio Ramos, respectivamente presidente e vice-presidente, ambos escritores. A eleição foi presidida pelo atual Presidente da entidade, Flávio Ramos, cujo mandato se destacou pela viabilização da sede própria da Casa de Letras que hoje funciona na Avenida Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, no bairro Esplanada, ao lado da Praça dos Ferroviários, fazendo divisa com a Máquina da Rede Ferroviária, ponto turístico da cidade. A nova Diretoria da ADL tomará posse no dia 8 de junho, data em que também se comemorará o 61º aniversário da ADL. 
 
A seguir, darei breve notícia sobre a nova Presidente eleita da Academia Divinopolitana de Letras. 
 
Nascida em 08 de julho de 1947, natural de Martinho Campos, Minas Gerais, é filha do ferroviário Levindo Batista de Araújo e da professora Gilberta da Silva Batista. Aos seis anos, mudou-se para Divinópolis, época em que o pai foi transferido para as oficinas da antiga Rede Mineira de Viação. 
 
Divinopolitana de coração, estudou no Grupo Escolar Miguel Couto, no antigo prédio, que foi demolido; e no Colégio Estadual de Divinópolis, quando funcionou na rua São Paulo – hoje Escola Estadual São Tomás de Aquino funcionando no bairro Porto Velho. 
 
Cursou o magistério no Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, formando-se em dezembro de 1975. 
 
Trabalhou como professora de educação infantil, durante 10 anos, em unidade escolar da Prefeitura Municipal de Divinópolis. Transferida para a área administrativa, no governo do prefeito Aristides Salgado, trabalhou na Divisão de Documentação e Legislação. 
 
Diplomou-se em Ciências Sociais, pelo Instituto Superior de Ensino e Pesquisa, hoje, UEMG. 
 
Maria Imaculada casou-se com o alfaiate Carlos Nogueira da Silva, o Tatipa. O casal tem três filhos: Denilsom, Fabiana, Carlos Eduardo; cinco netos, Túlio, Tales, Gabriel José, Antônio Vítor e Bernardo. Adotou como filhos do coração o genro Rolando, as noras Flávia Cristina e Maysa Moreira. 
 
Depois da aposentadoria, dedica-se ao trabalho voluntário. Ensina pintura em tecido no Clube da Melhor Idade Vida Nova. Participa das atividades de artesanato no Bazar da Vovó, entidade assistencial ligada à Diocese de Divinópolis, fazendo crochê, tricô e bordado. 
 
Atual Acadêmica, Maria Imaculada Batista Silva tomou posse no dia 12 de junho de 2019, ocupando a Cadeira n° 19 na Academia Divinopolitana de Letras. Sua Cadeira tem como Patrono o poeta J. G. de Araújo Jorge. A Fundadora da Cadeira n° 19 da ADL foi a escritora Ester Lúcia Caldas Milagre e ocupantes anteriores: Antônio Lourenço Xavier e Maria Aparecida Viegas Viana, Cidah Vianna já falecidos. 
 
Minha homenageada, Maria Imaculada Batista Silva, publicou os seguintes livros de poesia: – Alma da Terra (2013); Velha Casa (2015); Lição do Deserto (2020) e Travessia (2022), todos publicados em Divinópolis pelo Grupo Capela.
 
 
O segredo 
 
Eu acreditava em milagres. 
Tinha apenas 13 anos,
quando tomei a decisão de escrever poesias. 
Pequeno desejo que parecia um sonho 
feito de luar e loucura. 
Momento mágico na vida 
de uma menina romântica, sonhadora, 
que passava horas escrevendo um diário. 
Orava, para que um dia pudesse ter nas mãos 
o livro que escrevia em sonhos. 
O que me impelia a escrever 
era o impulso de desabafar. 
Não podia contar meus segredos, 
guardava tudo no coração, a chave escondia. 
O tempo dos segredos passou, 
só a mania de escrever não passa. 
Maria Imaculada Batista Silva, in Travessia.

 

II. AGRADECIMENTO
 
O autor agradece à sua amada esposa, cantora lírica Rute Pardini Braga, a formatação e edição da foto utilizada neste elogio literário.

10 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
É com alegria que venho comunicar a eleição da primeira mulher para a Presidência da ADL-Academia Divinopolitana de Letras, a poetisa MARIA IMACULADA BATISTA SILVA, por unanimidade de votos dos acadêmicos presentes à reunião de 7 de maio de 2022 (véspera do Dia das Mães), na sede da entidade localizada na Avenida Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, no bairro Esplanada.
Fica para o dia 8 de junho próximo — data que também comemora o 61º aniversário de Divinópolis — a cerimônia de posse de toda a nova Diretoria no Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis.

https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2022/05/maria-imaculada-batista-silva-poetisa-e.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de 5 hinários, cantatas, missas e peças avulsas) disse...

Olá. Francisco e Rute! Meus parabéns para Maria Imaculada Batista! Possa ela fazer um bom trabalho na Academia de Letras de Divinópolis!!
Paz e Bem!! f. Joel.

Anderson Braga Horta (poeta, escritor, ex-presidente da ANE-Associação Nacional de Escritores e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal) disse...

Obrigado, Francisco.
Parabéns à ADL.
Abs. Anderson

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Meus parabéns! Bela terra de Divinópolis.
Abs.

Anizabel Nunes Rodrigues de Lucas (flautista, professora de música e regente são-joanense) disse...

Sucesso para a Sra Maria Imaculada Batista Silva!

Raquel Naveira disse...

Parabéns à poetisa Maria Imaculada Batista Silva., à frente da tradicional Academia de Letras de Divinópolis. Sucesso e boas realizações literárias.

Anônimo disse...

Maria Auxiliadora Muffato Felicitações à nobre poetisa Maria Imaculada.

Mario Pellegrini Cupello - Arquiteto, Diplomado em Direito, Escritor, Pres. do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto e Membro Efetivo da Academia Valencina de Letras. disse...

Caro amigo Braga
Ao agradecer pelo envio desta auspiciosa notícia sobre a Poetisa Maria Imaculada Batista Silva,pedimos ao nosso estimado amigo Braga a gentileza de transmitir a ela as nossas felicitações e os votos de pleno êxito e de grandes realizações à frente da Academia de Letras de Divinópolis.
Receba o abraço, meu e de Beth.
Mario.

Antônio Oliveira (cronista, autor do livro "Sou cronista e não sabia..." e de vários e-books) disse...

Meu caro e culto primo Francisco,

Tenho lido regularmente seus escritos , e de terceiros, no Blog do Braga, de São João del-Rei. Saliento, dentro do meu universo de maior familiaridade, o último, FDB, e, anteriormente, RECUPERE SEU LATIM, Maria Imaculada (prefaciei um livro dela). Parabéns! Abraços. Recomendações à esposa.

Anônimo disse...

Maria Imaculada Batista Silva, Presidente da Academia Divinopolitana de Letras

Boa tarde amigo Francisco Braga.
Em nome da Academia Divinopolitana de Letras, agradeço o carinho da homenagem por ocasião da posse da Diretoria, ocorrida em 08 de junho de 2022.
Agradeço,também as mensagens recebidas através deste Blogger de São João Del Rei.
Grande abraço a todos.