quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Colaborador: TARCÍZIO DINOÁ MEDEIROS

Tarcízio Dinoá Medeiros

 

TARCÍZIO DINOÁ MEDEIROS nasceu a 4 de agosto de 1939, em Patos, Paraíba. Economista, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, aposentado. Ingressou nesta Academia de Letras de Brasília em 20 de agosto de 2009. 

Publicou: Tributos, Obrigações e Penalidades Pecuniárias de Portugal Antigo (1983); Em Busca do Ritmo (1984); Ramificações Genealógicas do Cariri Paraibano (1989); Breve Memória da Ilha dos Esquecidos e dos Usos e Costumes de Sua Gente (1989; 2ª. ed. 2019); Freguesia do Cariri de Fora (1990); Mensuração da Economia Informal e da Evasão Fiscal no Brasil (1993); Genealogia de uma Família do Seridó (2007); Discurso de Posse na Academia de Letras de Brasília (2009); Academia de Letras de Brasília: trinta anos de fundação (1982/2012) (2012); Coronel Mota: um colonizador do rio Branco (Roraima) (2013); Relato de 1632 de Frei Paulo do Rosário sobre a Primeira Invasão Holandesa na Paraíba (2013); Gallus: surgimento e evolução das línguas românicas (2014); As Viagens de Dom João Perdigão, Bispo de Olinda (2016); Índios: registros fotográficos (2016; 2ª. ed. 2017); Tributos e sua Administração no Brasil – 1500/2010 (2017); Administração Tributária. Palestras (2017); Macunaíma, Ropicapnefma... Estranhezas na Língua Portuguesa e Outros Assuntos (2017); Notas Biobibliográficas (2018); Discurso na Academia das Ciências de Lisboa (2018).

Integra as seguintes entidades culturais, além da Academia de Letras de Brasília: Academia das Ciências de Lisboa – Classe de Letras; Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal; Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica; Associação de Pesquisadores de História e Genealogia - ASBRAP (S. Paulo); Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba; Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; Instituto Histórico e Geográfico de Patos. 

É verbete no Dicionário de Escritores de Brasília, de Napoleão Valadares (2012). 

Recebeu da Academia Paraibana de Letras Jurídicas diploma de Honra ao Mérito por sua contribuição à cultura da Paraíba; condecoração Imperador Dom Pedro II, da Ordem do Mérito do Distrito Federal, no Grau de Comendador; e diploma Moção de Louvor, da Assembleia Legislativa do Distrito Federal. 

Cavaleiro de Graça Magistral, presidiu a Associação dos Cavaleiros da Soberana Ordem Militar de Malta de Brasília e Brasil Setentrional, entidade ligada à Igreja Católica.

2 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Tenho o prazer de anunciar a ilustre colaboração de TARCÍZIO DINOÁ MEDEIROS para o Blog de São João del-Rei. O autor já é bastante conhecido nas áreas de administração tributária, genealogia, história e linguística, logo dispensa apresentação.
Ele se apresenta com um artigo intitulado "TRAGÉDIA NA FLORESTA AMAZÔNICA", em que teve participação indireta, por razão que ele próprio explicará.
O tema do artigo é emergente e atual, já que vai tratar dos ianomâmis, nas condições em que se encontravam no segundo meado da década de 60 do século passado.
Esperamos estar contribuindo para uma melhor compreensão dos costumes, modo de viver, crenças e saberes deste povo tão distante de nós, mas não do autor que viveu junto dele, tendo capturado flagrantes da vida real desses indígenas nas mais diferentes situações, objeto de seu outro livro ÍNDIOS: REGISTROS FOTOGRÁFICOS, em 2ª edição.

TEXTO
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2023/02/tragedia-na-floresta-amazonica.html 👈

BREVE BIOGRAFIA DO AUTOR
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2023/02/colaborador-tarcizio-dinoa-medeiros.htm 👈

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Tarcízio Dinoá Medeiros (ex-presidente da Academia de Letras de Brasília, genealogista e escritor, autor de Ramificações genealógicas do Cariri paraibano) disse...

Prezado Braga,
fiquei emocionado ao ver e ler minha matéria publicada por você.
Estou enviando o seu blog a meus parentes e amigos - é lógico, todos eles conhecem o assunto mas ficarão orgulhosos de sua publicação.
Deus o abençoe.
Tarcízio