sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Cântico de Zacarias no Ofício de Trevas

Por Abgar Antônio Campos Tirado *

As Horas Litúrgicas ou Horas Canônicas primitivamente dividiam o dia em oito partes, assim constituídas: 1) Matinas: da meia-noite às 3h da madrugada; 2)Laudes: das 3h às 6h da manhã; 3) Prima: das 6h às 9h; 4)Tertia: das 9h ao meio-dia; 5) Sexta: do meio-dia às 3h da tarde; 6)Nona: das 3h às 6h; 7)Vésperas: das 6h às 9h da noite; 8) Completas: das 9h à meia-noite.

As Matinas, Laudes, Vésperas e Completas são chamadas horas maiores, e as demais, horas menores.

Na Semana Santa, correspondendo à Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado Santo, realizavam-se em toda a Igreja e ainda se realizam em São João del-Rei, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, integralmente, os denominados Ofícios de Trevas, que se constituem dos ofícios de Matinas e Laudes. O nome Ofício de Trevas advém da referência às trevas da morte e do sepulcro de Cristo, sendo que, no final do ofício, o próprio templo se reveste de escuridão, com o apagar das luzes.

As Matinas se dividem em 3 noturnos, com um total de 9 salmos, com suas antífonas, 3 versículos, 9 leituras e 9 responsórios. As Laudes são formadas de 5 salmos, 1 versículo e 1 hino, com suas respectivas antífonas. Nessa segunda parte do Ofício de Trevas, antes das orações finais, entoa-se o Cântico de Zacarias. O texto desse piedoso cântico encontra-se em Lc 1, 68-79. Zacarias, pai de João Batista, era sacerdote; enquanto oferecia incenso no templo, o anjo Gabriel anunciou a ele e à esposa, Isabel, o nascimento de um filho. Como Zacarias duvidasse da comunicação, ficou mudo, como sinal de promessa, até o nascimento do menino. Quando deram o nome ao filho, Zacarias recuperou a fala. O cântico a ele atribuído é o "Benedictus", o qual, como foi dito, é cantado no final das Laudes em cada um dos três Ofícios de Trevas, diferenciando-se as antífonas. Em São João del-Rei, esse cântico se faz alternado entre o coro gregoriano dos coroinhas da Catedral e o coro e orquestra Ribeiro Bastos, com música do compositor são-joanense, Padre José Maria Xavier. Assim, o coro gregoriano introduz: "Benedictus Dominus Deus Israel", prosseguindo o coro e orquestra: "Quia visitavit et fecit redemptionem plebis tuae" – e continua a alternância até o final do piedoso cântico, que constitui um dos mais emocionantes momentos do medieval ofício.


Vídeo: Cântico de Zacarias



Gravado durante o Ofício de Trevas do Sábado da Semana Santa de 2007, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar (Arquivo Cris Carezzato).



* Abgar Antônio Campos Tirado é natural de São João del-Rei, MG. Com formação na área das Letras e da Música, é professor, palestrante, comentarista cultural, escritor, pianista e compositor, com obras já executadas no exterior. Foi diretor por vários anos do Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier” de São João del-Rei, onde se aposentou. É sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei e membro efetivo da Academia de Letras da mesma cidade, bem como da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais. Mais...

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem explicitado pelo nosso
famoso conterrâneo Abgar o célebre
Cântico de Zacarias. É a hora
mais emocionante dos 3 dias de
Ofício na cidade de S.João.
Meus parabéns ao Abgar e ao editor
do Blog Ricardo Campos.

Rafael Braga

Anônimo disse...

Preciosas as explicações que Mestre Abgar generosamente sempre nos transmite e o uso deste blog é perfeito para isso. Sem elas, entenderíamos muito menos nossas tradições. Confesso que quando participo dos Ofícios na Matriz, às vezes me angustiam o esforço e a dificuldade para absorver e compatibilizar plenamente e simultaneamente duas riquezas muito valiosas, porém de linguagens diferentes, como a música sacra (emoção e expressão) executada divinamente pela Orquestra e o saber (conhecimento formal)transmitido magistralmente por um dos mais importantes intelectuais de São João del-Rei.