terça-feira, 8 de julho de 2014

Colaboradora: ELIZABETH DOS SANTOS BRAGA




Nascida a 11 de junho de 1967, em São João del-Rei, Minas Gerais, Elizabeth dos Santos Braga é a oitava filha de Roque da Fonseca Braga e Celina dos Santos Braga. Em sua cidade natal, estudou no Grupo Escolar João dos Santos, Colégio Nossa Senhora das Dores, Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa e Universidade Federal de São João del-Rei (na antiga Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras), onde se graduou em Pedagogia, em 1988. Possui mestrado e doutorado em Psicologia da Educação, cursados na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e realizou pós-doutorado no Departamento de Educação na Universidade de Oxford, Inglaterra.


Nas décadas de 80 e 90, lecionou em escolas estaduais em São João del-Rei (E.E. Cônego Osvaldo Lustosa e E.E. Padre Sacramento), na Cultura Inglesa (antigo Curso Yes) e foi orientadora educacional do Centro Pedagógico Catavento. Em Campinas, foi professora no curso de Magistério na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Carlos Gomes. Começou a atuar no ensino superior em 1996, integrando o Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. Foi professora do Mestrado em Educação da Universidade São Francisco (Itatiba, SP) de 2003 a 2008, lecionando também em cursos de licenciatura. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), atuando na graduação, como membro do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, e na pós-graduação, na área de Psicologia e Educação.


Além de professora, realizou pesquisas ao longo de sua vida profissional nas instituições em que trabalhou. Tendo iniciado como auxiliar de pesquisa em 1992, hoje é Pesquisadora Colaboradora junto ao Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem da UNICAMP. Na USP, realiza atividades de pesquisa e extensão junto a escolas públicas do Município de São Paulo, envolvendo questões de memória, narrativa, histórias de vida e identidade local.


Um de seus interesses teóricos é a obra do russo Lev S. Vigotski, iniciador da perspectiva histórico-cultural, em especial suas contribuições à compreensão da constituição do sujeito e a questões educacionais.


É casada com Bernardo Leôncio Moura Coelho, Procurador do Trabalho, e mãe de Beatriz Braga Coelho, nascida no dia 4 de fevereiro de 2003.


Aprecia as artes em geral, em especial a literatura, a pintura e a música.

Nenhum comentário: