terça-feira, 8 de julho de 2014

Colaboradora: ELIZABETH DOS SANTOS BRAGA




Nascida a 11 de junho de 1967, em São João del-Rei, Minas Gerais, Elizabeth dos Santos Braga é a oitava filha de Roque da Fonseca Braga e Celina dos Santos Braga. Em sua cidade natal, estudou no Grupo Escolar João dos Santos, Colégio Nossa Senhora das Dores, Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa e Universidade Federal de São João del-Rei (na antiga Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras), onde se graduou em Pedagogia, em 1988. Possui mestrado e doutorado em Psicologia da Educação, cursados na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e realizou pós-doutorado no Departamento de Educação na Universidade de Oxford, Inglaterra.


Nas décadas de 80 e 90, lecionou em escolas estaduais em São João del-Rei (E.E. Cônego Osvaldo Lustosa e E.E. Padre Sacramento), na Cultura Inglesa (antigo Curso Yes) e foi orientadora educacional do Centro Pedagógico Catavento. Em Campinas, foi professora no curso de Magistério na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Carlos Gomes. Começou a atuar no ensino superior em 1996, integrando o Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. Foi professora do Mestrado em Educação da Universidade São Francisco (Itatiba, SP) de 2003 a 2008, lecionando também em cursos de licenciatura. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), atuando na graduação, como membro do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, e na pós-graduação, na área de Psicologia e Educação.


Além de professora, realizou pesquisas ao longo de sua vida profissional nas instituições em que trabalhou. Tendo iniciado como auxiliar de pesquisa em 1992, hoje é Pesquisadora Colaboradora junto ao Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem da UNICAMP. Na USP, realiza atividades de pesquisa e extensão junto a escolas públicas do Município de São Paulo, envolvendo questões de memória, narrativa, histórias de vida e identidade local.


Um de seus interesses teóricos é a obra do russo Lev S. Vigotski, iniciador da perspectiva histórico-cultural, em especial suas contribuições à compreensão da constituição do sujeito e a questões educacionais.


É casada com Bernardo Leôncio Moura Coelho, Procurador do Trabalho, e mãe de Beatriz Braga Coelho, nascida no dia 4 de fevereiro de 2003.


Aprecia as artes em geral, em especial a literatura, a pintura e a música.

Um comentário:

Anônimo disse...

Família prodígea, minhas felicitações.

Minhas homenagens ao Centenário do nascimento do saudosa pai, Roque da Fonseca Braga, lamentando não ter podido estar presente na missa celebrada em sua memória, em virtude de uma forte gripe acometida.

Musse Hallak