sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

V ENCONTRO SOBRE O CAMINHO NOVO BUSCA NOVAS FONTES PARA A HISTÓRIA


Por Mário Celso Rios



Aconteceu nos dias seis e sete de junho de 2014 o V Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo (EPCN), em Juiz de Fora, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico, sendo uma oportunidade de enriquecimento social, acadêmico e político a respeito da região também conhecida como Estrada Real. Já sediaram esse evento: Barbacena (2010), São João del-Rei (2011), Conselheiro Lafaiete (2012) e Congonhas (2013). Andréia de Freitas Rodrigues do Arquivo Central da UFJF recebeu os participantes com muita atenção.

Foram mais de dez comunicações, ou seja, breves relatos sobre temas pertinentes à diretriz idealizada por Luiz Mauro Andrade da Fonseca (estudioso de MG, residente em Barbacena e de origem em Santos Dumont) e seus colaboradores, entre eles, Marta Maria Imbroinise da Fonseca, Sílvia Boussada, Geraldo Barroso de Carvalho, Nilza Cantoni e Francisco Rodrigues de Oliveira, que é a de se lançar luz sobre nossa formação e desenvolvimento. Alguns assuntos abordados foram: a importância da ferrovia para o Caminho Novo, os caminhos de dentro, a literatura que brota por entre trilhas e trilhos, a arquitetura, visita a um sítio de relevo (a Fazenda Ribeirão das Rosas, JF), os mapas pioneiros das Gerais e as lacunas já desbravadas e as não respondidas, os marcos de pedra ao longo do Caminho Novo, a proposta de tese de Leonardo Bassoli Angelo pela UFJF sobre o tema "indivíduos, grupos, trajetórias, o Caminho Novo e as elites de Barbacena (1791-1831)"; apresentação da obra "Negócios de Minas - Família, Fortuna, Poder e Redes de Sociabilidades - Os Ferreira Armonde (1751-1850)", ed. FUNALFA e outras, 2013, JF, de Antônio Henrique Duarte Lacerda, doutor pela UFF, em 2010, sendo que parte dessa pesquisa foi elaborada a partir de documentos analisados no Arquivo Histórico Municipal Professor Altair Savassi, entre outros, sendo outro exemplo a citação da obra sobre as origens de São João del-Rei de José Cláudio Henriques, o que confirma quão importante é a preservação documental em nossas cidades pelo que essa possui de basilar para se estudar registros e papéis e, desse modo, melhor se entender Minas Gerais e o Brasil. Foram várias contribuições de diversas partes de Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo que os expositores deram o seu melhor para que se pudesse refletir mais um pouco e de forma edificante em termos do que nos caracteriza como núcleos urbanos, rurais e econômicos originados a partir do Ciclo do Ouro.

3 comentários:

Dr. Luiz Mauro Andrade da Fonseca (médico, patologista, membro do Conselho Consultivo da Associação Médica de Barbacena, professor da Faculdade de Medicina de Barbacena-UNIPAC, um dos fundadores do Centro de Memória Belisário Pena, animador da série de Encontros de Pesquisadores do Caminho Novo e incentivador cultural) disse...

Grato pelo registro. LMAF.

Prof. Fernando Teixeira (professor universitário, escritor e Secretário Geral da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Grato, amigo Braga, pela peça, de ótima contextura literária. Fernando Teixeira

Prof. Mário Celso Rios (professor, escritor e Presidente da Academia Barbacenense de Letras) disse...

Oi, BRAGA! Tudo em paz?
Obrigado pela divulgação da resenha por mim elaborada no Blog de S. J. del-Rei sobre o V Encontro sobre o Caminho Novo e outros! Temos que somar esforços!
Dia 12-12-2014, 20h, sede do Instituto Belisário Pena, palestra s/ 200 anos do Aleijadinho com o Dr. Geraldo Barroso e Luciomar, nosso maior escultor na atualidade! Se puder comparecer, com muito prazer serão você e Rute recebidos!
Abraço, M. Celso