quinta-feira, 30 de julho de 2015

Colaborador: Dr. ROQUE CAMÊLLO


ROQUE JOSÉ DE OLIVEIRA CAMÊLLO é nascido em Mariana-MG.
- Ex-aluno do Seminário de Mariana.
- Formado pela UFMG nos cursos de Letras e Direito, é advogado e professor.
- Tem curso na Universidade de Harvard- EUA e Curso de Francês da France Langue de Paris.
- É empresário da construção civil.
- Preside a Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico da OAB/MG
- Fundou e dirigiu, em Belo Horizonte, o Colégio São Vicente de Paulo, tendo sido também professor dos Colégios Santa Dorotéia, Dom Cabral, Estadual de Minas Gerais, Alfredo Baeta e Arquidiocesano de Ouro Preto.
- Preside a Academia Marianense de Letras, é Diretor Executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (FUNDARQ), instituição que desenvolve projetos de preservação e restauração do patrimônio cultural existente em Cidades Históricas como Mariana, Ouro Preto, Congonhas, Santa Bárbara, Catas Altas e outras. 
- Sob sua direção como Diretor Executivo foi o responsável pela segunda reforma do Órgão Arp Schnitger da Catedral de Mariana e restauros do Santuário Nossa Senhora do Carmo, cujo sinistro em 1999 destruiu quase todo o templo e o antigo Palácio dos Bispos, hoje sede do Museu da Música.
- Proponente, em 1979, do projeto que instituiu o DIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, comemorado em todo o território mineiro em 16 de Julho, data coincidente com o aniversário de Mariana, primeira vila e primeira Capital de Minas.
- Proponente, em 2002 e 2004, do projeto de certificação e inscrição do acervo do Museu da Música de Mariana no programa “Registro Memoria del Mundo" da UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
- Participa de diversas Entidades Culturais de Minas Gerais e de outros Estados.
- É Conselheiro da Associação Universitária Internacional (AUI), sediada em São Paulo, da qual é o Diretor Regional para Minas Gerais.
- É possuidor de diversas comendas, dentre as quais Medalha Comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais, Santos Dumont do Governo de Minas Gerais, Ordem dos Bandeirantes, Câmara Municipal de Belo Horizonte,  Justiça Federal-Seção Judiciária de Minas Gerais,  Poder Judiciário-Comarca de Mariana, Câmara Municipal de Mariana, Medalha “Centenário da Academia Mineira de Letras”, Medalha João Pinheiro e Comenda da Liberdade e Cidadania dos Municípios São João Del Rey, Tiradentes e Ritápolis. 
- Foi vereador, Vice-Prefeito  e Prefeito Municipal de Mariana
- Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais – Cadeira 66 – Patrona: Princesa Isabel.

N.B.:  São trabalhos voluntários aqueles que exerce como Diretor Executivo da FUNDARQ, Presidente da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras e Conselheiro e Diretor da AUI/MG

Nenhum comentário: