quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

HOMENAGEM AO TEN CEL ADALBERTO GUIMARÃES MENEZES, TETRANETO DO TIRADENTES


Por Francisco José dos Santos Braga *


Homenagem prestada pelo palestrante e autor desta matéria ao idealizador do "Parque Histórico Nacional Tiradentes: Berço da Pátria", antes de sua palestra ¹ proferida em 12 de novembro de 2015 no Salão Nobre da Câmara Municipal de São João del-Rei, na presença do homenageado. 

Neste DIA NACIONAL DA LIBERDADE, comemorado pela primeira vez em âmbito nacional, gostaria de, preliminarmente, fazer minha homenagem ao Ten Cel Adalberto Guimarães Menezes, tetraneto do Tiradentes e membro efetivo do IHG-MG e sócio correspondente do IHG de São João del-Rei.

Em seu livro "Parque Histórico Nacional Tiradentes: Berço da Pátria", Sr. Adalberto narra — e muitos de nós testemunhamos — que, após alguns meses de peregrinação por vários municípios da região do Campo das Vertentes e de Belo Horizonte, sua jornada culminou com o lançamento oficial, a 12/11/2002, na Fazenda do Pombal, chamada pelo autor Berço da Pátria, de um belo e cívico projeto em prol de um PARQUE HISTÓRICO NACIONAL TIRADENTES, dedicado ao Patrono Cívico da Nação brasileira e das Polícias Militares e Civis do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier.


PARQUE HISTÓRICO TIRADENTES-ABRIL DE 1994 (croqui nas pp. 2-3)

Entre outras coisas, Sr. Adalberto disse na ocasião daquele ato cívico organizado por ele na Fazenda do Pombal: 
"Senhores, senhoras, adolescentes e crianças, 
Nós estamos, aqui e agora, reunidos nesta Fazenda do Pombal, berço do Tiradentes, no aniversário do dia de seu batizado. (...)  E nós, repito, representamos todo o Estado de Minas Gerais neste local, representamos todo o povo mineiro nesta histórica reunião, que é o ato primeiro, em que nós estamos assumindo o solene compromisso de reconstituir, ao máximo possível, as instalações cujas ruínas estamos vendo e tocando, existentes à época do natalício de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier. Fazemos o compromisso também de construir neste local o maior e mais belo parque cívico, histórico e cultural do Brasil, tudo em homenagem aos Inconfidentes, os maiores heróis de nossa Pátria. Vamos dar inicialmente ao conjunto um nome que poderá futuramente ser mudado, mas, enquanto isso, daremos a esse grande sonho que concretizamos a denominação de Parque Monumental Berço da Pátria. Berço porque aqui nasceu Tiradentes. Tiradentes foi a principal figura da Inconfidência, que foi o primeiro movimento no Brasil a falar de liberdade e numa Pátria nova. Então, é como se o Brasil realmente tivesse nascido aqui neste local, como se aqui realmente fosse o berço da pátria, o berço do nosso Brasil." ²
Se aquela data representou um marco importante para o início de sua jornada, outras ações comungaram para o êxito do sonho de Sr. Adalberto, aqui incluídas as iniciativas de inúmeros amigos e de Parlamentares que lhe deram apoio. Foi assim que, em 2009, pioneiramente, o Estado do Rio de Janeiro passou a incluir no seu calendário cívico o 12 de novembro como Dia da Liberdade em todo o território fluminense, através da Lei nº 5.625, de 22/12/2009. No território mineiro, o Dia da Liberdade foi instituído através da Lei nº 19.439, de 11/01/2011.

Outro marco importante foi a criação da Medalha Comenda da Liberdade e Cidadania, pelo Decreto Conjunto nº 001/2011, de 06/09/2011, por iniciativa dos três Municípios signatários (São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis), cuja entrega, em sua primeira edição, se deu em cerimônia na Fazenda do Pombal em 13/11/2011 e que continua a ser conferida anualmente a personalidades que se destacam por engrandecerem os ideais do Alferes Tiradentes.

Resta ainda lembrar que, invariavelmente a 12 de novembro de cada ano, a Maçonaria, a Banda do 11º Regimento de Infantaria de Montanha, autoridades civis e militares e um grupo de caminhantes (membros do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) perfilam-se ao lado da estátua do Tiradentes, na Av. Presidente Tancredo Neves em São João del-Rei, em homenagem ao Dia da Liberdade, — como ocorreu na manhã de hoje — e emprestam seu garbo patriótico a essa comemoração, em seguida comparecendo à comemoração que os aguarda na Fazenda do Pombal, ponto final da peregrinação cívica, onde o Herói é novamente reverenciado com poesias, canções e discursos.
Desenho de Aderbal Malta para a Fazenda do Pombal, doado para o IHG de São João del-Rei, reproduzido e restaurado pelo confrade historiador Silvério Parada

Neste ano de 2015, temos a comemorar outro marco igualmente relevante: a novidade da aprovação da Lei nº 13.117, de 07/05/2015, que instituiu o Dia Nacional da Liberdade (a ser comemorado em todo o território nacional). Parabéns, portanto, a todos os que contribuíram para a edição dessa medida e a todos quantos trabalhamos — uns, com a pena, outros, por força da lei — para chegar este momento! De fato, esta data de hoje é especialmente importante por ser a primeira comemoração oficial do Dia Nacional da Liberdade, cujo reconhecimento, embora tardio, — no limiar do 126º ano da proclamação da República! representa um esforço permanente de muitos, especialmente de Sr. Adalberto. Congratulemo-nos todos por ser mais um passo em direção a seu sonho que em breve se tornará realidade.


NOTAS EXPLICATIVAS 


¹  Refiro-me à minha palestra intitulada "Baptista Caetano de Almeida e seus projetos civilizatórios", dentro da programação do Seminário "Meandros da Inconfidência Mineira" ocorrido nos dias 12 e 13 de novembro e patrocinado pelo IHG de São João del-Rei. A referida palestra está postada neste blog (http://saojoaodel-rei.blogspot.com.br/2015/12/baptista-caetano-de-almeida-e-seus.html).

² MENEZES, A.G.: Parque Histórico Nacional Tiradentes: Berço da Pátria, Belo Horizonte: Gráfica e Editora Del Rey, 2011, p. 119-120.



 

* O autor tem Bacharelado em Letras (Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, atual UFSJ) e Composição Musical (UnB), bem como Mestrado em Administração (EAESP-FGV). Participa ativamente como membro de diversas instituições de cultura no País e no exterior, cabendo destacar as seguintes: Académie Internationale de Lutèce (Paris), Familia Sancti Hieronymi (Clearwater, Flórida), SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (2º Tesoureiro), CBG-Colégio Brasileiro de Genealogia (Rio de Janeiro), Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei-MG, Instituto Histórico e Geográfico de Campanha-MG, Academia Valenciana de Letras e Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, Academia Divinopolitana de Letras, Instituto Histórico e Geográfico do DF, Academia Taguatinguense de Letras, Academia Barbacenense de Letras e Academia Formiguense de Letras. Possui ainda o Blog do Braga (www.bragamusician.blogspot.com.br) e é um dos colaboradores e gerente do Blog de São João del-Rei. Escreve artigos e ensaios para revistas, sites, portais e periódicos.

8 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (escritor, pianista e compositor, gerente do Blog de São João del-Rei e do Blog do Braga) disse...


Eis a homenagem que prestei ao eminente Ten Cel ADALBERTO GUIMARÃES MENEZES na primeira comemoração oficial, em âmbito nacional, do DIA NACIONAL DA LIBERDADE, no dia 12 de novembro de 2015, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São João del-Rei, antes de iniciar a minha palestra propriamente dita ("Baptista Caetano de Almeida e seus projetos civilizatórios").
A aprovação da Lei nº 13.117, de 07/05/2015, instituindo o Dia Nacional da Liberdade (a ser comemorado em todo o território nacional) representa um esforço permanente de muitos, embora de reconhecimento tardio (no limiar do 126º ano da proclamação da República).

Abraço cordial,
Francisco Braga

Prof. Fernando Teixeira (professor universitário, escritor e Secretário Geral da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Obrigado pelo envio, amigo. Justíssima a homenagem. Abraço do Fernando Teixeira

Prof. José Lourenço Parreira (capitão do Exército, professor de música, violinista, compositor, maestro e escritor) disse...

Caro amigo Braga, uma vez mais, parabenizo-o por sua pujante e incansável atuação cívica, patriótica, que muito nos honra, a todos que amamos o Brasil e o seu Patrono Cívico: TIRADENTES!
Lourenço

Sylvio Mário Bazote disse...

Que renovadas atenções e ações sejam realizadas em prol dos ideais de liberdade e da memória deste mineiro tão importante na história do Brasil.
Tentarei acompanhar estas comemorações no próximo ano.

Benjamin Batista (músico cantor, showman, escritor, palestrante e presidente da Academia de Cultura da Bahia) disse...


Obrigado por enviar notícias tão importantes.
Abraço,
BB

Dr. Lúcio Flávio Baioneta (ex-aluno do Ginásio Santo Antônio, colaborador do Blog de São João del-Rei, escritor, conferencista e proprietário de Análise Comercial Ltda em Belo Horizonte) disse...

Prezado amigo FJSBRAGA , parabéns pelo trabalho.
Se não lembrarmos de nossos heróis, não teremos história.
Abs do Lucio Flávio

Adalberto Guimarães Menezes (Ten Cel, tetraneto do Tiradentes, historiador, membro do IHG-MG, sócio correspondente do IHG de São João del-Rei, autor do livro Parque Histórico Nacional Tiradentes e do opúsculo Comenda da Liberdade e Cidadania) disse...

Prezado e sempre atencioso amigo
Francisco Braga,
inicialmente desejo dar-lhe um abraço e dizer que espero estejam, você e sua família, em plenas paz e saúde. Tenho recebido seus email's ricos em informações e não tenho tido condições de retribuir sua atenção, pois nos últimos três anos minha saúde tem deixado muito a desejar. Tenho muita vontade de voltar a São João para rever os amigos e pedir-lhes que não deixem morrer a ideia do Parque Histórico na Fazenda do Pombal, que mostraria ao Brasil o apreço que Minas Geras tem para com o Patrono Cívico da Nação. Infelizmente, parece-me, que a ideia não tem tido prosseguimento o que é uma grande perda para o civismo e para a presença de Minas Gerais na cultura nacional e também no futuro turístico que tanto promete.

Tenho esperanças de ainda voltar à sua cidade, da qual tanto gosto.

Novamente abraça-o o admirador
Adalberto Guimarães Menezes

Dr. Alaor Barbosa (advogado, escritor, cronista, jornalista, ex-consultor legislativo do Senado, membro do IHG do DF e da Academia Goiana de Letras) disse...

São João del Rei: terra de heróis. Além de Tiradentes, quantos mais? Bárbara Heliodora não pode ser esquecida. Exemplo de firmeza de caráter, além da beleza pessoal e do talento literário. Francisco Braga é um privilegiado, por ter nascido aí.