segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Colaborador: EDÉSIO DE LARA MELO



Área de atuação: regência, canto e pesquisa em música e história

Formação Acadêmica

Pós-Graduação:

2013 – Doutorando / História / UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais 
Linha de pesquisa: História Social da Cultura
Projeto: “As Marchas Fúnebres e sua Contribuição para o Processo de tradicionalização das Manifestações Religiosas e Culturais de Minas Gerais”
Orientadora: Professora Dra. Adalgisa Arantes Campos

2001 – Musicologia / Mestrado / Strictu Sensu
UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Dissertação: “A Música da Semana Santa em Quatro Cidades dos Campos das Vertentes”
Orientadora: Professora Dra. Martha Tupinambá de Ulhôa 

1994 – Lazer / Especialização/Lato Sensu
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Escola de Educação Física / SESI Nacional

Graduação
        
1985 – Regência
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Escola de Música
Professores David Machado e César Guerra-Peixe

1999 – Canto
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Escola de Música
Professor Amin Abdo Ferez 

Destacam-se em sua formação, os cursos de curta duração que frequentou: Festival de Campos do Jordão (SP), Festival de Inverno de Ouro Preto (MG), Curso de Verão de Música de Brasília / CIVEBRA (DF) e os cursos de regência coral oferecidos pela FUNARTE.

Paralelamente ao curso de gradução, recebeu, por longo período, aulas de canto com Eládio Perez Gonzales (MG), Francisco Campos Neto (SP) e Francisco Frias (DF) e de regência com renomados maestros, tais como Carlos Alberto Pinto Fonseca (MG) e Manuel Ivo Cruz (Portugal).  


Atividade profissional


Professor adjunto do Curso de Música da Universidade Federal de ouro Preto (Ufop) desde 2001. Área de atuação: regência, canto coral, técnica vocal. Entre 2005-2007 foi chefe do Departamento de Artes da Ufop. Na Ufop é o regente e do Coral Ufop e coordena o programa “Ufop Convida” que promove concertos, palestras, masterclasses e workshops oferecidos por professores e alunos da universidade e de outras escolas de música de ensino superior do Brasil e do exterior.

Desenvolve pesquisa em música, notadamente na microrregião de São João del-Rei, tendo como objetivo principal os aspectos históricos e repertório das bandas de música dos municípios.

Participa eventualmente do Festival de Inverno de Ouro Preto atuando como regente em oficinas de Bandas de Música (2009) e canto coral infantojuvennil (2015).

Foi membro efetivo do Coral Lírico de Minas Gerais entre os anos de 1989/2004, quando atuou como primeiro tenor e chefe de naipe no coro. Durante esse período, participou de todas as produções lírico-sinfônicas promovidas pela Fundação Clovis Salgado (Palácio das Artes) quando atuou ao lado de renomados artistas brasileiros e estrangeiros. Antes de se transferir para o coral Lírico, foi professor de Música na Fundação Clóvis Salgado entre 1979/1989, atuando nas classes de canto coral, percepção musical e orquestra jovem.

Foi professor  de Música nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), desde 1998. Área de atuação: canto, metodologia do ensino do canto, pedagogia do canto, canto coral e técnica vocal, entre os anos de 1998 e 2014. Entre os anos de 2005 e 2008, coordenou, na instituição, foi o coordenador dos cursos de Pós-Graduação da Escola de Música da Uemg no período de 2005 a 2008.

Foi, durante longo período, integrante dos corais do MAI – Modern American Institute, sob a regência de Ângela Regina Pinto Coelho e do Ars Nova – Coral da UFMG, este sob a direção do renomado maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca.

Foi supervisor Cultural e Regente Coral do SESI-DRMG (SESIMINAS) (1987-1994).

Ex-Regente dos Corais da Copasa-MG, do Minas Tênis Clube e Elizabeth Figueiredo do Tribunal de Alçada de Minas Gerais (1994/1999) e dos Alunos do Colégio Padre Eustáquio (2001/2010).

Um comentário:

Francisco José dos Santos Braga (escritor, pianista e compositor, gerente do Blog de São João del-Rei e do Blog do Braga) disse...

Como gerente do Blog de São João del-Rei, dou as boas vindas ao Prof. Edésio de Lara Melo, o mais novo colaborador do blog.
Venho cumprimentar o professor pela singela homenagem que presta ao saudoso são-joanense Aluízio José Viegas (1941-2015). "Aluízio era como uma enciclopédia, repleto de informações", relata Edésio. De fato, muitas vezes recorri ao meu amigo Aluízio para confirmar algum dado ou informação duvidosa, que localizava em minhas pesquisas históricas, no que era prontamente atendido, seja no Arquivo Paroquia da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, seja na sua própria residência.
Aluízio, em vista do conjunto de relevantes trabalhos deixados na área da História são-joanense e da música sacra, especialmente do período do Barroco Mineiro, foi agraciado pelo IHG de São João del-Rei com o título de SÓCIO HONORÁRIO, entidade que honrou e engrandeceu ao longo de décadas.
Diante disso, gostaria de saudar o novo colaborador que inaugura sua participação com um trabalho muito bem-vindo a todos os são-joanenses e aos amantes da Música.

Abraço cordial,

Francisco Braga
Secretário de Relações Institucionais do IHG de São João del-Rei
Gerente do Blog de São João del-Rei