quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Colaborador: FÁBIO NELSON GUIMARÃES (1932-1996)




FÁBIO NELSON GUIMARÃES nasceu às margens do Córrego do Lenheiro, em São João del-Rei, em 23 de outubro de 1932, filho de Angelina Bolognani Guimarães e do farmacêutico Onésimo Guimarães. Casou-se com Betânia Maria em 10 de julho de 1965, na Matriz de D. Bosco, cerimônia oficializada pelo Pe. Luiz Zver. Pai de Flávia, Afrânio Augusto, Andréa e Márcia Guimarães. Chegou a pertencer à Escola da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, seguindo seu ideal de ser piloto da Força Aérea. Cursou Farmácia na UFJF, onde marcou presença na cultura acadêmica; foi o orador na formatura de sua turma, em 1957. Em 1962 bacharelou-se em Filosofia, pela FDB de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei, e em 1980 bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Barbacena. Foi professor concursado e nomeado das cadeiras de Ciências (1965) e História (1966) da Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa. A partir de 1961, lecionou Ciências Físicas e Biológicas, Química, História Geral, História do Brasil e História Econômica e Administrativa do Brasil, no Colégio Tiradentes. Exerceu o magistério até 1972.

Foi sócio fundador efetivo do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei; sócio efetivo da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (nº 11), da Academia Brasileira de História, do Instituto Genealógico Brasileiro (nº 764), do IHG do Guarujá Bertioga e da Academia Bandeirante de Altos Estudos; sócio correspondente dos IHGs de Minas Gerais, São Paulo, Juiz de Fora e Uruguaiana; foi ainda membro da Academia Internacional de Heráldica e Genealogia, do Instituto Brasileiro de Estudos Sociais e do Ateneu Angrense de Letras e Artes; era cavaleiro-comendador da Ordem dos Templários (armado, sagrado e investido em 7/12/1969) e da Ordem dos Bandeirantes. Foi sócio fundador do Lions Clube de São João del-Rei e seu quarto presidente, no ano leonístico 67/68.

Foi sócio fundador da Sociedade dos Amigos de São João del-Rei (23/6/1960) e seu primeiro presidente provisório.

Foi secretário e chefe de gabinete do prefeito Nelson José Lombardi (1963-1966), ocupando o cargo de prefeito interino de São João del-Rei (de 12/09/1966 a 24/09/1966).

Foi o primeiro presidente do IHG de São João del-Rei. 

Fundou o Museu Histórico Municipal (Museu Tomé Portes del-Rei), em 17/7/1959, atualmente instalado na casa de Bárbara Eliodora; lançou o mensário Conquistas, órgão oficial do DASTA-Diretório Acadêmico Santo Tomás de Aquino, da FDB, em 1960; fundou ainda o Centro de Estudos Históricos Basílio de Magalhães - CEHBAM, em 1962; e, finalmente, fundou o Clube de Escoteiro Guarani, em 1968, quando era presidente do Lions Clube de São João del-Rei.

São de sua autoria as seguintes obras:
- Fundação Histórica de São João del-Rei (1961)
- O Município de São João del-Rei aos 250 anos de sua criação (1963)
- Antônio Garcia da Cunha, o fundador de São João del-Rei (1966)
- Roteiro turístico de São João del-Rei para a IV Convenção do Distrito L-11/1968
- Informações turísticas sobre a cidade de Tiradentes (1968)
- Padre José Maria Xavier (1969)
- O Tiradentes, Patrono Cívico do Brasil (1972, 1973 e 1975)
- História do Cristo Redentor de São João del-Rei (1972 e 2005)
- A vida de Basílio de Magalhães, no jornal "Ponte da Cadeia" (de jun. a ago. de 1974)
- Bandeirismo Paulista (1974)
- Cinquentenário da Escola Estadual D. Maria Teresa (1975)
- A ação pacificadora de Caxias em Minas Gerais, no Boletim Especial nº 06/80 do 11º B.I., Batalhão Tiradentes, p. 1-17
- Imigração de colonos italianos em São João del-Rei (1989)
- Ruas de São João del-Rei (1994).

É também autor da letra do Hino dos 250 anos da Vila de São João del-Rei (1963).

Dirigiu e ministrou aulas no primeiro Curso de Turismo em São João del-Rei, promovido pelo SENAC (1962).

Foi o primeiro diretor do Ginásio Dr. Kléber Vasques Filgueiras, da CNEG, graciosamente (1968).

Foi responsável técnico do Laboratório da Cera Dr. Lustosa e o primeiro responsável técnico da Farmácia Americana, ainda no seu primeiro endereço, à rua Bernardo Guimarães, Matosinhos.

Faleceu em 1º de julho de 1996 em São João del-Rei.
(Breves notas biográficas publicadas por Betânia Maria Monteiro Guimarães nas "orelhas" do livro "História do Cristo Redentor de São João del-Rei", por Fábio Nelson Guimarães - edição de 2005)

8 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (escritor, pianista e compositor, gerente do Blog de São João del-Rei e do Blog do Braga) disse...

Poucos sabem que existiu em São João del-Rei uma Sociedade dos Amigos de São João del-Rei que reconheceu a importância do turismo como fator de desenvolvimento da região e lançou a ideia de o turismo em nossa terra ter um departamento na administração municipal, dirigido por alguém afeito à área do turismo.
FÁBIO NELSON GUIMARÃES, ainda um estudante da FDB e diretor do DASTA-Diretório Acadêmico São Tomás de Aquino, foi o são-joanense predestinado a fundar tal Sociedade e lançar as bases para atingir o objetivo de ter no turismo o fator dinamizador de nossa economia.
Coube ao prefeito NELSON JOSÉ LOMBARDI (31/01/1963 a 12/09/1966), um dos sócios fundadores da entidade, colocar em prática o preconizado pela Sociedade, convidando DJALMA TARCÍSIO DE ASSIS para dirigir o tal "departamento" de turismo na Prefeitura, onde este se houve com desenvoltura e com enormes sacrifícios pessoais e familiares para levar a bom termo a missão que recebera.

Abraço cordial,
Francisco José dos Santos Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Prof. Fernando Teixeira (professor universitário, escritor e Secretário Geral da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Caro FJSBraga,
Há os visionários e os empreendendedores. Certamente Fábio Nelson Guimarães conseguiu reunir estas duas qualidades. Fernando Teixeira

Alzira Agostini Haddad (gestora sócio-cultural, proprietária do portal São João del-Rei Transparente, fundadora da Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Cultural, membro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de SJDR, da Associação Amigos de SJDR e colaboradora com o Inverno Cultural de SJDR) disse...

Olá Francisco,
mais uma vez parabéns pelo artigo/pesquisa. É muito emocionante conhecer as mobilizações e pessoas que sempre e tanto trabalharam por nossa cidade. A nossa Associação Amigos de São João del-Rei tem realizado muitos projetos, graças a Deus e ao empenho de tantos e dos patrocinadores.
Eu quis registrar este seu artigo no site mas não consegui copiar - percebi que o seu blog está bloqueando copiar mas penso que é precioso poder compartilhar suas pesquisas, apenas registre e destaque que os créditos deverão ser registrados.

Um grande abraço e novamente parabéns!
Alzira

Betânia Maria Monteiro Guimarães (professora universitária, pesquisadora, escritora, membro do Instituto Histórico e da Academia de São João del-Rei)ˆ disse...

Boa-noite prezado confrade Francisco:
li, muito emocionada e interessada em conhecer essa participação do Fábio na criação da Sociedade dos Amigos de São João del-Rei e suas metas. Naquela época eu estudava interna no Colégio Nossa Senhora das Dores na sétima série ginasial. Somente fui conhecer o Fábio quando ele foi um dos meus professores no primeiro curso de Turismo promovido pelo SENAC, com início no segundo semestre de 1962. Lembro-me de suas aulas e como ele se interessava pela história e pelas questões relacionadas a nossa cidade.
Se você não fosse localizar esse livro de atas, continuaríamos sem conhecer como foi criada a Secretaria Municipal de Turismo e mesmo a Sociedade de Amigos de São João del-Rei com seus participantes. Muito obrigada por sua pesquisa e por publicar essa parte da nossa história.
Abraço fraterno. Betânia

Cláudio Márcio Lopes (fotógrafo) disse...

Bom dia, Francisco
valeu, muito obrigado!!
Abraços

Claudio Lopes

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga,
Agradeço pelo envio da matéria sobre os "Amigos de São João del-Rei", assunto que merece divulgação.
Em Valença também temos uma "Sociedade Amigos de Valença", da qual faço parte.
É bom que a comunidade se interesse por todos os aspectos socioculturais, e outros, da cidade onde vivem.
Abraços, Mario.

Sylvio Mário Bazote disse...

Gente que fez – e faz – São João del-Rei ser uma cidade pólo econômico e cultural, sem perder sua riqueza histórica e tradições.
Difícil este equilíbrio entre preservar as raízes do antigo e semear novas sementes para colher os frutos do presente, mas os são-joanenses estão conseguindo realizar este feito.
Parabéns aos filhos e colaboradores desta bela cidade.

Jota Dangelo (diretor, ator, dramaturgo e gestor cultural, cronista e escritor) disse...

Lembrei-me de que há alguns anos, um grupo de trabalho ligado à UFSJ, coordenado pela hoje reitora da UFSJ e do qual fazia parte também o atual prefeito, Helvécio Reis, trabalhou perto de um ano para estabelecer a conduta do poder público municipal em função do desenvolvimento do Turismo em São João del-Rei.
O plano de trabalho foi impresso e lançado com pompa na Prefeitura.
E então, nenhum prefeito, nem Cidinho, nem Nivaldo, nem o atual tomou conhecimento do que está escrito naquele documento, elaborado com a participação de entidades, associações, sociedade civil e poder público.
É isto São João del-Rei: há um plano de desenvolvimento turístico da cidade e ninguém toma conhecimento dele...
Djalma Assis, à frente da Secretaria de Turismo criada por Nelson Lombardi fez um trabalho magnífico naqueles anos da década de 60 e início da de 70.
Dangelo