sábado, 30 de janeiro de 2016

EM ATIVIDADE A SOCIEDADE DE CONCERTOS SINFÔNICOS


Por Francisco José dos Santos Braga


Artigo dedicado à Sra. Odete d'Ângelo, grande 
incentivadora dos pesquisadores são-joanenses



"SÃO JOÃO DEL-REI (Do correspondente) Como parte das homenagens prestadas pelo povo desta cidade a dom Sebastião Baggio, núncio apostólico, na sua visita de três dias à diocese, o grande concêrto levado a efeito pela Sociedade de Concertos Sinfônicos no Teatro Municipal foi uma das mais expressivas e carinhosas manifestações ao ilustre representante do Vaticano ¹.   
O espetáculo teve início com a apresentação do Orfeão Misto, sob a regência do maestro sargento Benigno Parreira e cujo número final, calorosamente aplaudido, foi o Aleluia, de Mozart. 
Na segunda parte, precedida de bonita "Ouverture", destacou-se a atuação do soprano Salete Maria Bini e do tenor Vicente Viegas, na interpretação de "Sempre libera", da ópera de Verdi, "La Traviata". 
Finalizando o concerto, o público ouviu a Rapsódia Húngara, de Liszt, que teve como solista a pianista sanjoanense Mercês Bini Couto. A regência estêve a cargo do maestro Pedro de Souza, presidente da Sociedade de Concertos Sinfônicos local." (meus grifos)
Fonte: ESTADO DE MINAS, 18 de julho de 1965






























♧          ♧          ♧


Para bem conhecer quem era o Sr. Núncio Apostólico em 1965, fui pesquisar no Arquivo Paroquial da Catedral Basílica de N. Sra. do Pilar, em pastas encadernadas do jornal "O PILAR", devidamente organizadas pelo saudoso Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva. Ali se lê:


"O Exmo. Sr. Núncio Dom Sebastião Baggio

Nasceu Sua Excia. Revma. em Rosà, Diocese de Vicenza (Itália) a 16 de maio de 1913. Foi ordenado sacerdote a 21 de dezembro de 1935. Começou sua carreira diplomática em 1940, como Secretário da Nunciatura Apostólica em El Salvador. Em 1942 foi Secretário da Nunciatura Apostólica de Venezuela. De 1946 a 1948, já Auditor, esteve a serviço da Secretaria de Estado de Sua Santidade em Roma. De 1949 a 1950 foi Auditor e Encarregado de Negócios ad interim da Nunciatura Apostólica de Colômbia. De 1951 a 1953 foi Substituto da Sagrada Congregação Consistorial. Em 30 de junho de 1953 foi eleito Arcebispo titular de Éfeso e nomeado Núncio Apostólico em Chile. Foi sagrado Arcebispo em 26 de julho de 1953 e no Chile permaneceu até 12 de março de 1958. Em 1958 foi nomeado Delegado Apostólico no Canadá. Em 25 de maio de 1964 foi nomeado Núncio Apostólico no Brasil, cargo de que tomou posse em setembro do mesmo ano.

Veio substituir o Exmo. Sr. Dom Armando Lombardi, cuja lembrança ainda permanece viva na memória do povo brasileiro.

Sua Excia. Revma., nos poucos meses que se encontra à frente da Nunciatura Apostólica, como representante do Sumo Pontífice Paulo VI, já conquistou a simpatia de muitos setores sociais e de tôda a população católica, que teve a felicidade de conhecê-lo e já gozou de contactos pessoais com êle.

A imprensa dos lugares, por onde S. Excia. passou, só tem elogios à sua fulgurante e cativante pessoa e louvores pelas bênçãos que vai espalhando por toda a parte.

Chegou a hora de também a cidade de S. João del-Rei participar desta amável presença que certamente deixará muitas gratas recordações nos corações sanjoanenses.

Como homenagem a Sua Excia. Revma. a Diocese de São João del-Rei, oferece esta singela e pequena edição de seu "órgão oficial", esperando que o bondoso e paternal coração de Sua Excia. olhe não o pequenino valor da oferta, mas sim a boa vontade de fazer cousa melhor e o esfôrço que isto representa em cidade pobre do interior.

Muito obrigado, Sr. Núncio, pela honra insigne que nos dá e pelas bênçãos que nos traz do Santo Padre Paulo VI. Nós apenas podemos retribuir com nossas orações e nossos votos de longa e feliz permanência no Brasil e entre nós.

Bem-vindo seja o Exmo. Sr. Dom Sebastião Baggio, DD. Núncio Apostólico no Brasil.

PROGRAMA
Da honrosa visita do Exmo. e Revmo. Sr. DOM SEBASTIÃO BAGGIO, DD. Núncio Apostólico no Brasil, à histórica cidade de São João del-Rei, de 10 a 13 de julho de 1965.

ATOS PRÉVIOS 
TRÍDUO PREPARATÓRIO 
Nos dias 7, 8 e 9 de julho nas quatro Paróquias da Cidade, sob a direção de seus respectivos Párocos, haverá um TRÍDUO de orações pelas intenções do S. Padre Paulo VI.

Recepção ao Exmo. e Revmo. Sr. Núncio Apostólico 
Dia 10 de julho, sábado, às 16 horas.
Local: Avenida Rui Barbosa. 
O Exmo. e Revmo. Sr. Núncio Apostólico no Brasil, Dom Sebastião Baggio, será recebido com tôdas as honras civis e militares, a que faz jús, em virtude de Suas altas funções de Embaixador da Santa Sé Apostólica e Decano do Corpo Diplomático credenciado junto ao Govêrno Brasileiro.
S. Excia. Revma. será Hóspede Oficial do Município de São João del-Rei.

Homenagens a S. Excia. Revma. 
Hino Nacional e Hino Pontifício, pela Banda do Regimento Tiradentes.
Saudação pelo Exmo. Sr. Nelson José Lombardi, Prefeito Municipal.
Hino de São João del-Rei.
Homenagem da Municipalidade de São João del-Rei.
Saudação de S. Excia. Revma. o Sr. Dom Delfim Ribeiro Guedes, Bispo Diocesano.
Côro Falado.
Hino de Nossa Senhora do Pilar. 

HORA SANTA
19,30 horas, na Catedral-Basílica, haverá solene Hora Santa, segundo as intenções do Santo Padre Paulo VI, pregada pelo Exmo. e Revmo. Sr. Núncio Apostólico.
Nos intervalos das 4 pregações, cânticos eucarísticos executados pelo Côro e Orquestra Ribeiro Bastos e pelos fiéis.
Recepção no adro da Catedral-Basílica pela Banda "Teodoro de Faria".
23,00 horas, homenagem dos Músicos Sanjoanenses a S. Excia. Revma. o Sr. Núncio Apostólico.

DIA 11 DE JULHO

8,00 horas Visita à Igreja Matriz de São José Operário.
Solenidades Litúrgicas oficiais 
 
Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário
9,00 horas, recepção de S. Excia. Revma. o Sr. Núncio Apotólico, dos Exmos. Prelados e altas Autoridades Civis e Militares. Paramentação litúrgica. Procissão em direção à Catedral-Basílica.
Na Catedral-Basílica
Solene Pontifical, por S. Excia. Revma., em louvor de Nossa Senhora do Pilar, Padroeira da Diocese e Titular da mesma Catedral-Basílica.
Durante o Solene Pontifical, far-se-ão ouvir o Côro e Orquestra "Lira Sanjoanense"e a Schola Cantorum Salesiana.
Ao Evangelho, oração gratulatória por S. Excia. Revma. o Sr. Dom Geraldo Maria de Morais Penido, DD. Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, ouvindo-se antes a leitura do V. Breve Pontifício "Religione Almæ" pelo Ilmo. e Revmo. Sr. Monsenhor Mário Tagliaferri, Auditor da Nunciatura Apostólica no Brasil, e bem assim a tradução do referido Documento Pontifício pelo Revmo. Sr. Cônego Sebastião Raimundo de Paiva, Chanceler do Bispado.
A solenidade acima será transmitida pela Rádio São João del-Rei - ZYI-7. Locutor: Pe. José Zamagna.
17,00 horas. Procissão em honra dos Padroeiros da Diocese, Nossa Senhora do Pilar e São João Batista.
Em seguida, solene TE DEUM de ação de graças.
Orquestra "Ribeiro Bastos".
19,00 horas, S. Missa do horário habitual, na Catedral-Basílica.
20,00 horas, Concerto Sinfônico, no Teatro Municipal. (V. programa especial).


VISITAS E ENCONTROS

DIA 11 DE JULHO
14,30 horas, Mosteiro São José.
15,00 horas, na Paróquia de São João Bosco, encontro com os Trabalhadores. Visita às Comunidades Salesianos e ao Albergue "Santo Antônio".
16,30 horas, Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos.

DIA 12 DE JULHO
8,00 horas, visita oficial ao Regimento Tiradentes.
Em seguida, partida para a histórica cidade de Tiradentes, onde, às 9,30 horas, será oficialmente recepcionado, no adro da Igreja Matriz. Santa Missa. Visita ao Seminário Diocesano "São Tiago".
Regresso a São João del-Rei.
15,00 horas, visita à Igreja de São Francisco e encontro com os Revmos. Padres Franciscanos.
15,30 horas, no Colégio "N. S. das Dores", encontro com as Revdas. Religiosas.
16,30 horas, visita à Igreja de Nossa Senhora do Carmo e, em seguida, ao Presídio.
17,30 horas, no Palácio da Municipalidade, visita ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal e demais exmas. Autoridades locais, Funcionários Públicos, Representantes do Comércio, Indústria, Lavoura, Ensino, Imprensa e Classes Liberais.
20,00 horas, abertura do Retiro Espiritual do Clero Diocesano, no Colégio Santo Antônio.

DIA 13 DE JULHO
7,00 horas, Santa Missa por S. Excia. Revma. para o Clero Diocesano na Capela do Colégio Santo Antônio."

Fonte: O PILAR, São João del-Rei, Ano V, edição nº 104, datada de 10 de julho de 1965, p. 3. (localizado no Livro de Tombo nº 2, caixa 25)

 
NOTAS  EXPLICATIVAS


¹  Conforme meu destaque (com grifos) à programação da visita do Núncio Apostólico Dom Sebastião Baggio a São João del-Rei, o referido Concerto Sinfônico teve lugar no dia 11 de julho de 1965, às 20 horas, e a matéria do Estado de Minas mostrada na introdução do presente post é datada de uma semana mais tarde.

6 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (escritor, pianista e compositor, gerente do Blog de São João del-Rei e do Blog do Braga) disse...

Sinto-me completamente gratificado por ter encontrado uma matéria do ESTADO DE MINAS, de 18 de julho de 1965, dando conta de uma atuação da SCS-Sociedade de Concertos Sinfônicos no Teatro Municipal, num concerto de boas vindas ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Sebastião Baggio, que então visitava a cidade de São João del-Rei.
Pessoalmente compareci a este concerto, lembro-me detalhes da apresentação dos artistas que se apresentaram naquela noite, mas estava tendo dificuldade de localizar a matéria que tratava dessa histórica apresentação.
É com saudade e incontida admiração pelos artistas são-joanenses que publico esse "achado" no Blog de São João del-Rei para deleite de melômanos, amantes da ópera, professores e alunos de música e pesquisadores.
Francisco Braga

Anônimo disse...

Estimado artista Francisco Braga.

Grande e importante arquivo. Também tive a oportunidade de assistir o concerto e me lembro desta passagem em nossa paragem.

Maravilha!

Abraços.

Musse Hallak

Adenor Simões (ex-Vereador e Secretário da Cultura de São João del-Rei e presidente de SJDR- Capital Brasileira 2007) disse...

Obrigado por compartilhar esse achado, amigo Francisco.
Forte abraço pra você e Rute.

Prof. Fernando Teixeira (professor universitário, escritor e Secretário Geral da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

É bom recordar as coisas boas. Abraço do Fernando Teixeira

Ray Pinheiro. disse...

Caríssimo amigo Francisco Braga,
Mais uma vez obrigado pelas postagens maravilhosas que encanta-me e me enche de cultura sobre nossa São João Del Rei-MG.
Com meu carinho e admiração,
Ray Pinheiro.
Um São-joanense na Capital de Todos os Brasileiros.

Prof. José Lourenço Parreira (capitão do Exército, professor de música, violinista, compositor, maestro e escritor) disse...

Caríssimo amigo BRAGA, muito obrigado pela preciosa documentação. Encaminhei ao meu irmão, Benigno.

Parabéns pelo brilhante trabalho em garimpar pedras preciosas da nossa São João del-Rei e expô-las à luz dos olhos dos que amam nossa Terra!

Fiquei emocionado em ler a transcrição da notícia sobre a Sinfônica no seu Blog. O Concerto Sinfônico em homenagem a Dom Sebastião Bagio, cuja primeira parte foi sob a regência de Benigno Parreira, meu irmão, tinha no naipe dos violinos o seu amigo Lourenço. Eu estava com 17 anos, tendo ingressado na Sinfônica, um ano antes, a convite do Dr. Pedro de Souza. Já na LIRA, eu entrara com 14 anos e, dois anos mais tarde, já lecionava na querida Orquestra.

Vou lhe contar bela passagem de nossas vidas. Digo nossas vidas porque você estava presente em todas as atividades artísticas e, algumas vezes, fomos, você e eu, tocar piano e violino, na Sede da Sinfônica, por puro amor à arte, enlevo espiritual e artístico.

O Teatro Municipal de São João del-Rei estava lotado. Plateia vibrante e exigente, pois, São João é a Terra da Música. Tenho certeza que, lá no meio do público, estava um jovem e querido amigo, Francisco Braga.

Coro e Orquestra vão se apresentar. Eu sou um dos primeiros violinos, cujo espala é o Sr Milton Couto. O Regente é o Maestro Benigno Parreira.

Tem inicio a bela peça de Puccini, Nessum Dorma, da ópera Turandot.
O solista é o Tenor Vicente Viegas.

Naquele tempo, caro Braga, eu vivia cada nota das partituras apresentadas, deslumbramento e amor que me levavam a flutuar!

Tem início a execução da obra: orquestra absolutamente afinada, magnífica massa sonora, o solista encanta com sua bela e potente voz, o coral é transcendental...

Estamos finalizando a peça. O coro apresenta em tutti o tema alicerçado pela orquestra magistral... poucos compassos para o finale... Mas, ó maravilha, o público está encantado, eletrizado com a apresentação e, antes de terminar a execução, a plateia aplaude e grita bis! Glória das glórias! Nunca vi cena igual em todos esses anos de palco!

O Concerto fora gravado por um amigo nosso, o Antonio Ramos, morador lá no alto do Bonfim. Fomos lá, dia seguinte, e ouvimos coro e orquestra e... as palmas e brados de bis concomitantes!

Nunca esquecerei, caro amigo Braga, esta comovedora e grandiosa página da nossa Sinfônica sob a batuta de Benigno Parreira.

Há alguns anos, estando em nossa querida Cidade, caminhando ao lado do gigante Benigno, falei com ele sobre essa inesquecível passagem, omitindo o nome do regente. Ao fazê-lo, perguntei ao mano: “Você se lembra desse Concerto tão belo?”

E ele me respondeu: "Claro, como é que eu iria esquecê-lo? Foi a primeira vez que regi o Coro e a Orquestra da Sinfônica!".

Que bela passagem, não é Braga?

Lourenço