Por Francisco José dos Santos Braga
RUY CASTRO é um jornalista, biógrafo e escritor brasileiro. Nascido em Caratinga-MG em 1948, ainda em seus primeiros anos mudou-se com seus pais para a cidade do Rio de Janeiro. Castro tem passagem por importantes veículos da imprensa do Rio e de São Paulo a partir de 1967, e escritor, a partir de 1988. Ficou conhecido pela produção de biografias como O Anjo Pornográfico (a vida de Nelson Rodrigues), Estrela Solitária (sobre Garrincha), Carmen (sobre Carmen Miranda) e de livros de reconstituição histórica, tais como Chega de Saudade (sobre a Bossa nova), Ela é Carioca (sobre o bairro de Ipanema, no Rio) e A Noite do Meu Bem (sobre o samba-canção).
Em julho de 2022, inscreveu sua candidatura à cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras (ABL) por ocasião da morte de Sérgio Paulo Rouanet, tendo sido eleito em 6 de outubro de 2022. Tomou posse como novo membro da ABL, em cerimônia realizada na sede da entidade, em 3 de março de 2023. Foi recebido com o discurso do acadêmico Antônio Carlos Secchin.
Em Metrópole à beira-mar (2019), outro livro de reconstituição histórica, Ruy Castro transporta o leitor para essa atmosfera fervilhante e faz uma saborosa reconstituição de tudo que aconteceu entre o Carnaval de 1919 e a Revolução de 30. E, realmente, tudo aconteceu. Nesta obra o autor retrata o Rio de Janeiro como uma cidade em convulsão na imprensa, na literatura, na música popular, na ópera, no teatro, nas artes plásticas, no cinema, na caricatura, na praia, na ciência, na arquitetura, no futebol, na luta das mulheres, nos costumes, no sexo e nas drogas. Se o Brasil dos anos 20 ainda engatinhava rumo à modernização, o Rio de Janeiro tinha vida própria e já era sinônimo de arrojo e vanguarda. É essa capital fervilhante o cenário e a protagonista de Metrópole à Beira-mar, onde um de nossos maiores biógrafos faz uma saborosa reconstituição histórica da era de ouro carioca, entrelaçando eventos políticos e culturais à trajetória dos personagens — os lembrados e os esquecidos —, que fizeram e mudaram a história.
Um comentário:
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Prezad@,
O Blog de São João del-Rei tem o prazer de apresentar a visão do jornalista, biógrafo e escritor RUY COSTA sobre a década que vai do Carnaval de 1919 à Revolução de 1930. Mais precisamente, no capítulo 10 do livro, intitulado APENAS MODERNOS, ele retrata a ida dos modernistas e futuristas paulistas em 1924 ao Rio de Janeiro e sua visita tumultuada à Academia Brasileira de Letras.
TEXTO: APENAS MODERNOS
Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2024/12/apenas-modernos.html
BREVE NOTA BIOGRÁFICA DO AUTOR
Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2024/12/colaborador-ruy-castro.html
Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei
Postar um comentário