Por Francisco José dos Santos Braga
Cumprimos o doloroso dever de comunicar aos nossos leitores que mais um benfeitor de nossa cidade e colaborador do Blog de São João del-Rei foi chamado ao seio do Senhor da vida: ALVINO COSTA FILHO, aos 90 anos de idade, residente na cidade do Rio de Janeiro. Seus outros parceiros da cidade de São João del-Rei foram o Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, o ex-Presidente Tancredo de Almeida Neves, ambos já falecidos, e Edson Assis Coelho, que foi o responsável pelas Obras Civis e Instalações Elétricas dos projetos e nesta matéria dará testemunho da imorredoura amizade que os uniu numa feliz parceria: a de implementar o Projeto de Restauração do Prédio do MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei pela Cia. Souza Cruz.
O Museu de Arte Sacra era um sonho antigo do Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva e do Conselho da Fundação Museu de Arte Sacra que viu realizar-se através da Souza Cruz, que deu vida a esse desejo ao encampar o projeto arquitetônico do Dr. Alvino Costa Filho. O Dr. Alvino era a pessoa que dava todas as diretrizes, desde a autoria do projeto, a liberação das verbas, a indicação de museólogos do Rio de Janeiro, como foi o caso de Fernando Menezes de Moura, até ao acompanhamento presencial do andamento das obras, tudo era da alçada de Dr. Alvino.
A apoteótica inauguração do MAS deu-se no dia 6 de julho de 1984, tendo contado com a presença do então governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Tancredo de Almeida Neves, de autoridades civis, militares e religiosas e de destacadas figuras da sociedade são-joanense.
Em dezembro de 1984, o arquiteto Alvino Costa Filho recebeu, pela obra de criação e restauração do MAS-Museu de Arte Sacra, o prêmio pelo IAB-Instituto dos Arquitetos do Brasil. Também em reconhecimento pela implementação desse projeto e por todas as demonstrações de carinho pela cidade, a Câmara Municipal de São João del-Rei outorgou em 29/09/1989 a Alvino Costa Filho o título de Cidadão Honorário de São-João del-Rei.
Não parou aqui a obra desse benfeitor em São João del-Rei: sob os auspícios da mesma Souza Cruz, incansável em prestar outra cortesia à memória de Tancredo Neves, foi também Dr. Alvino o arquiteto responsável pela reforma e restauração da antiga sede do SAMU para transformá-la no Memorial Tancredo Neves. O plano do projeto arquitetônico consistiu em homenagear a figura política e pública do são-joanense Tancredo Neves, nascido em 1910 e falecido em 1985, com salas temáticas dentro do prédio reformado, contemplando a origem, o caminho, o gabinete de trabalho (com móveis e objetos originais do seu gabinete em São João del-Rei), a habilidade política, a construção da democracia, a dor (dedicada às manifestações populares em relação à hospitalização e morte de Tancredo Neves), lavras de ideias (sua máscara mortuária) e Post Scriptum (reflexões que se sucederam após a morte do político).
Esse Memorial foi inaugurado em 8 de dezembro de 1990 e entregue à municipalidade de São João del-Rei com o objetivo de retratar a trajetória do ex-Presidente Tancredo Neves desde seu tempo em que atuou na terra natal até o seu protagonismo na história política brasileira, enriquecida por imagens de época, bem como de preservar e disponibilizar ao público o acervo referente à sua memória.
Por ter sido encarregado dessas duas obras arquitetônicas em nossa cidade e exercido com esmero a função de arquiteto responsável, Alvino Costa Filho tornou-se para nós, são-joanenses, um benemérito do nosso povo, merecedor portanto da preservação de sua memória, o que fazemos através dessas singelas e sentidas linhas.
Esteja certa a família de Dr. Alvino de que São João del-Rei não se esqueceu de seu benemérito, razão por que, em nome dessa cidade que ele amava de paixão, prestamos esta homenagem por ocasião de sua derradeira despedida.
Quando recebeu a notícia do falecimento de seu amigo Dr. Alvino Costa Filho, o Sr. Edson Assis Coelho, parceiro nas duas obras em São João del-Rei, assim se manifestou em dorida manifestação de pesar:
Prezados Wanda, filhos e demais familiares do já saudoso amigo Alvino.
Recebemos com tristeza a notícia do falecimento do amigo Dr. Alvino.
Tivemos a alegria de, recentemente, ter mantido, ainda que à distância física, contato com Dr. Alvino, relembrando tempos vividos aqui em São João del-Rei.
Há anos atrás, Dr. Alvino com seu olhar, a um só tempo, técnico e cuidadoso, atualizou São João del-Rei e fez erguer aqui dois exemplos de cuidado e preservação da arte sacra e da história política deste País.
E tivemos uma imensa alegria de ter podido estreitar amizade com um ser humano tão especial quanto era o Dr. Alvino.
Hoje, entristecido com sua partida, somos grato por sua amizade.
Nesse momento de dor, levamos à família enlutada nossas condolências.
Se a morte nos entristece, a certeza da ressurreição nos consola.
Recebam nosso abraço,
Edson
A resposta da esposa de Dr. Alvino não tardou em chegar:
Obrigada, Edson, por suas palavras.
Foi um lindo capítulo da vida de Alvino aquele vivido em São João del-Rei, do qual ele muito se orgulhava.
Comunico aos amigos que a Missa de sétimo dia em intenção do nosso querido Alvino será
celebrada na quinta-feira, dia 26 de dezembro às 18:00 na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Gávea, na rua Marquês de São Vicente, 19.
Presencialmente ou espiritualmente, estamos unidos em pensamento e oração.
Grande abraço, grata pela amizade que perdura,
Wanda
II. BIBLIOGRAFIA SOBRE TANCREDO NEVES NO BLOG DE SÃO JOÃO DEL-REI
BAIONETA, Lúcio Flávio: TANCREDO NEVES: "PORQUE NÃO FUI CASSADO", postado no Blog de São João del-Rei em 19/02/2018
BARRETO, Renato Paes: Ah! doutor Tancredo: que saudade!, postado no Blog de São João del-Rei em 27/09/2023
BRAGA, Celina dos Santos: Reminiscências de Dr. Tancredo de Almeida Neves em 1944, postado no Blog de São João del-Rei em 28/12/2010
COSTA FILHO, Alvino: INAUGURAÇÃO DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO JOÃO DEL-REI, postado no Blog de São João del-Rei em 25/12/2023
_____________________: UM MUSEU PARA EL REY (Museu de Arte Sacra de São João del-Rei - Obra e Projeto "Albino Costa Filho" - Ano de 1984)
FERREIRA, Luiz Antônio: TANCREDO DE ALMEIDA NEVES, INESQUECÍVEL COLABORADOR DO MINAS FUTEBOL CLUBE, postado no Blog de São João del-Rei em 23/09/2016
5 comentários:
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Prezad@,
O Blog de São João del-Rei cumpre o doloroso dever de comunicar a seus leitores o falecimento de seu colaborador, Dr. ALVINO COSTA FILHO, arquiteto que "tocou" duas obras em benefício do povo são-joanense: o MUSEU DE ARTE SACRA e o MEMORIAL TANCREDO NEVES, fazendo-se desta forma merecedor da preservação de sua memória em São João del-Rei, terra que ele amou de paixão através de sua presença física e de correspondências e manifestações diversas.
Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2024/12/despedida-emocionada-de-dr-alvino-costa.html
Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei
Artur Cláudio da Costa Moreira (professor e presidente do IHG de São João del-Rei) disse...
Obrigado!
José Lourenço Parreira (capitão do Exército da arma de Artilharia, professor de música, violinista, maestro, historiador e escritor, além de redator do "Evangelho Quotidiano") disse..
Caríssimo amigo, Dr FJSBRAGA, não tive a honra de conhecer, pessoalmente, o ilustre Dr Alvino Costa Filho. Conheci-o por meio de suas obras tão marcantes para nossa Terra Natal: o Museu de Arte Sacra e o Memorial Tancredo Neves. Suas eloquentes palavras sobre o, hoje, saudoso Dr Alvino, exarcebaram minha admiração que você lhe dedicava, sem saber-lhe o nome, em vendo suas obras. Sufragarei o querido e sábio benfeitor, hoje, e especialmente no dia da Santa Missa de Sétimo Dia. Oremos! J Lourenço Parreira
Pedro Rogério Moreira (jornalista e sócio da Gracián Telecom, cronista e memorialista brasileiro) disse...
Exemplo de cidadão.
Alvino Costa Filho foi um notável arquiteto, historiador, intelectual sério e operoso em tudo que participou com a sua sensibilidade estética, social e política, o seu brilhante talento e capacidade profissional. Na Souza Cruz e, depois, aposentado, sempre se destacou como homem de ideias, pensamento crítico e criatividade. Um amigo leal, precioso, insubstituível, solidário e generoso, que empobrece a vida e o mundo de todos nós, que tivemos o privilégio de conhecê-lo e conviver com ele. Tristes e saudosos, manifestamos nosso imenso pesar à Família.
Marcelo Câmara
Jornalista, escritor, consultor cultural.
Postar um comentário