domingo, 21 de outubro de 2018

Colaborador: JOÃO GUIMARÃES ROSA



Perfil do Acadêmico na Academia Brasileira de Letras

 

Terceiro ocupante da Cadeira 2, eleito em 6 de agosto de 1963, na sucessão de João Neves da Fontoura e recebido pelo Acadêmico Afonso Arinos de Melo Franco em 16 de novembro de 1967.
Cadeira: 
2
Posição: 
3
Antecedido por:
Sucedido por:
Data de nascimento: 
27 de junho de 1908
Naturalidade: 
Cordisburgo - MG
Brasil
Data de eleição: 
6 de agosto de 1963
Data de posse: 
16 de novembro de 1967
Acadêmico que o recebeu: 
Data de falecimento: 
19 de novembro de 1967

João Guimarães Rosa, entre Juscelino Kubtischek de Oliveira e Austregésilo de Athayde - Crédito: Revista Época/Globo

2 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Em 1957, GR candidatou-se pela primeira vez a imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e obteve apenas 10 votos, apesar de ser autor consagrado, tendo até então lançado os seguintes grandes livros de contos: “Sagarana” (1946) e “Corpo de Baile”, além do romance “Grande Sertão: Veredas” (1956). Em maio de 1963, candidatou-se pela segunda vez a membro da ABL, na vaga deixada por João Neves da Fontoura. A eleição deu-se a 8 de agosto e desta vez GR foi eleito por unanimidade. Temendo ser tomado por forte emoção, protelou o quanto pôde a cerimônia de posse por quatro anos. Costumava dizer que, empossado, morreria em seguida.

Quando finalmente decidiu tomar posse na Academia Brasileira de Letras, ocorrida na noite de 16 de novembro de 1967, foi recebido por Afonso Arinos de Melo Franco. Em seu discurso, GR afirmou, como se prenunciasse a própria morte: “… a gente morre é para provar que viveu.” Quando se ouve a gravação do discurso de Guimarães Rosa, nota-se, claramente, ao seu final, sua voz embargada pela emoção: é como se chorasse por dentro. É possível que o novo acadêmico tivesse plena consciência de que chegara sua hora e sua vez. Com efeito, três dias após a posse, em 19 de novembro, ele morria subitamente em seu apartamento em Copacabana, sozinho (a esposa fora à missa naquele domingo), mal tendo tempo de chamar por socorro. Assim desapareceu GR prematuramente aos 59 anos de idade, vítima de enfarte fulminante, no ápice de sua carreira literária. No ocaso daquele 19 de novembro, GR ficou para sempre encantado, tornou-se um mito, talvez o mais duradouro da literatura brasileira.

Tenho, portanto, o prazer de hospedar no Blog de São João del-Rei essa peça magistral de oratória rosiana, quando comemoramos o 110º aniversário do nascimento do grande poeta, contista e romancista mineiro.

Sobre a posse de Guimarães Rosa na ABL
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2018/10/colaborador-joao-guimaraes-rosa.html
Discurso de posse
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2018/10/discurso-de-posse-de-joao-guimaraes.html

Abraço cordial,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei