segunda-feira, 22 de outubro de 2018

INAUGURAÇÃO DA SALA SEDE DO CLUBE LITERÁRIO MARCONI MONTOLI, EM FORMIGA-MG



Por Paulo José de Oliveira *
Presidente do Clube Literário Marconi Montoli (CLMM) e Diretor de Comunicação, Eventos e Cerimonial da Academia Formiguense de Letras - AFL

EM GRANDE ESTILO O CLUBE LITERÁRIO MARCONI MONTOLI (CLMM) INAUGUROU SUA SALA SEDE NO CENTRO CULTURAL CLAUDINÊ SILVIO SANTOS, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA (SECULT) 

Espaço passa a abrigar a Biblioteca Comunitária Formiga de Letras – BIBLIOFOLE do CLMM

Com a presença de um público especial entre marconeanos, acadêmicos da Academia Formiguense de letras (AFL), familiares, convidados e amigos, aconteceu no dia 18 de agosto de 2018, em Formiga/MG, a concorrida solenidade de inauguração da “Sala Sede” do Clube Literário Marconi Montoli (CLMM), cedida em comodato pela Prefeitura de Formiga. 

Entre os ilustres convidados estavam os renomados concertistas da noite, Acadêmico Correspondente da AFL Francisco José dos Santos Braga* e sua esposa Rute Pardini Braga*, da cidade de São João del-Rei/MG. 

Sob a condução do presidente do CLMM e Acadêmico da AFL Paulo José de Oliveira*, a programação teve início às 14:30 horas, no Centro Cultural Acadêmico Claudinê Silvio Santos (cujo imóvel tinha até então, o nome de Casa do Engenheiro), e onde hoje, abriga a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), situada na Rua Chico Goião, s/nº, no Bairro Santa Teresa, em Formiga – MG. 

A programação de inauguração contou em sua abertura, com a apresentação da Irmandade dos Moçambiqueiros Nossa Senhora da Conceição (IRMONSC), que brilhantemente invocaram as bênçãos para aquele espaço. Em seguida houve apresentação intitulada “Intervenção Cultural “Os Sombras” com os atores – personagens: Guilherme Barttiliery – Théo; Joyce Simone – Bel; Guilherme Albanez – Mel; e Felipe Albanez – Gel, com Intervenção Circense com o Palhaço Rachid, contação de histórias com Neuza Almeida, entre outros. 






EXPOSIÇÃO PARALELA MULTIARTÍSTICA: de 14:00 às 19:00 horas aconteceu naquele espaço, a Exposição Literária do CLMM com seu histórico marconeano; Exposição Fotográfica Faroeste (organizada pelo marconeano e cineasta Joe Bazílio Costa); e a Exposição Mulheres Emergentes (com Murais Litero Poéticos da Escritora Tânia Diniz, de Belo Horizonte/MG). 














Às 19:30 horas iniciou-se o ato solene de inauguração, com a abertura e cerimonial conduzido por Paulo José de Oliveira – presidente, o qual passou a palavra ao palestrante da noite professor Dr. Wilson Alves Figueira o qual falou sobre “A Função Social da Literatura”, sendo comentado e aplaudido por todos. 





Em seguida à palestra, realizou-se o Ato Solene de inauguração da sala, quando descerraram a fita simbólica, Sr. Paulo José de Oliveira (Presidente do CLMM), o Acadêmico Dr. Leonardo W. de Almeida (presidente licenciado da AFL), e o convidado especial da noite Francisco José dos Santos Braga. 


Na sequência, falaram aos presentes o presidente do CLMM Paulo José de Oliveira, o presidente licenciado da AFL Dr. Leonardo Wanderlei Almeida, o qual enalteceu os esforços empreendidos para a inauguração e ocupação da sala sede, cedida naquele rico espaço pela SECULT, parabenizou Paulo José pelo projeto de uso da sala, ao então Secretário Municipal de Cultura Alex Alvarenga Arouca e ao Prefeito Municipal Eugênio Vilela Junior. 


Fizeram uso da palavra também, os ilustres convidados: Dr. Arnaldo Ribeiro de Souza (Presidente da Academia Itaunense de Letras e membro da Academia Cordisburguense de Letras), Sra. Heloisa Silva Souza Pinheiro (diretora das Bibliotecas Públicas), e os marconeanos e acadêmicos Sr. Paulo Bonifácio Ribeiro (BH), Sr. Ezi Flávio Fonseca (do CLMM), Sr. Jader Caetano e a esposa professora Maysa K. Melo, Dr. Wilson Alves Figueira, dentre outros. 

Como um dos pontos altos e super aplaudidos, a solenidade contou em seu final, com uma esplêndida apresentação artística com o Duo formado por Rute Pardini (Canto Lírico) e Acadêmico Francisco Braga ao Piano (de São João del-Rei, MG), com o seguinte repertório: 
Monsenhor Marco Frisina: Magnificat (em latim) 
Johannes Brahms: Da unten im Tale (em alemão) 
Franz Schubert: Seligkeit (em alemão) 
Anton Rubinstein: The Wanderer's Night Song (em russo) 
Chiquinha Gonzaga: Lua Branca e As Pombas (Letra: Raimundo Corrêa) 
Villa-Lobos: Lundú da Marqueza de Santos (Letra: Viriato Corrêa) 
Marcello Tupynambá: Eu tenho adoração por meus olhos... (Letra de Cleomenes Campos) 
Richard Rodgers: Edelweiss; e outras. 

Finalizando a solenidade de inauguração, foi servido um Coquetel aos presentes fechando assim, as comemorações de inauguração da sala sede e também dos trinta e um anos de fundação do CLMM. 

O evento teve ainda, além da AFL, o apoio do Colecult Atelier das Artes e das ONGs, da UBT Subseção Formiga, da AG Cluster, e da Prefeitura Municipal por meio da SECULT. 

Sobre os Concertistas
FRANCISCO JOSÉ DOS SANTOS BRAGA, natural e residente em São João del-Rei, é escritor, pianista e compositor, além de tradutor para o português de obras da literatura grega, latina, russa, polonesa, alemã, inglesa e francesa. Gerente do Blog do Braga e Blog de São João del-Rei. É bacharel em Música com habilitação em Composição (2008), pela UnB. Participa de várias Academias: 
• sócio efetivo da Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei e da Academia Divinopolitana de Letras 
 • sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia Valenciana de Letras e Instituto Cultural Visconde do Rio Preto (Valença, RJ), do Instituto Histórico e Geográfico de Campanha, da Academia Barbacenense de Letras, da Academia Formiguense de Letras e da Academia Lavrense de Letras. 
Foi agraciado com os seguintes títulos e honrarias: 
• Comenda da Liberdade e Cidadania em sua 1ª edição (Fazenda do Pombal, 13/11/2011) 
• Medalha do Mérito Cívico “Tomás Antônio Gonzaga” (Ouro Preto, 15/11/2011) 
• Medalha comemorativa dos 30 anos da Academia de Letras de Brasília (20/03/2012) 
• Medalha “Frei Orlando-Patrono do SAREx (1913-2013)” concedida pelo Comando Militar do Oeste (dezembro de 2013) 
• Diploma de Honra ao Mérito concedido pela Câmara Municipal de SJDR (14/12/2015) 
Apresenta-se em concerto e recitais por todo o País. 

RUTE PARDINI BRAGA, natural de Divinópolis, é cantora lírica e escritora. É bacharel em Música com habilitação em Canto Lírico (2008), pela UnB. Orientadoras: soprano Hildalea Gaidzakian (na Faculdade Mozarteum, em São Paulo), soprano Honorina Barra (nos Cursos Internacionais de Verão na Escola de Música de Brasília), soprano Irene Bentley e soprano Denise Tavares, ambas professoras da UnB. Em 2003 participou do “Curso de Invierno de Técnica vocal y Actuación dinâmica” sob a orientação de Suzana de Sanches Lacorazza, no Instituto Superior de Arte del Teatro Colón, em Buenos Aires. 
Participou das seguintes óperas: 
As Bodas de Fígaro, de Mozart, como “Susanna” no Teatro Ulysses Guimarães da UNIP, em Brasília (13 e 16/12/2004) 
Carmen, de Georges Bizet, como “cigana Frasquita” no Teatro SESC de Taguatinga e na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília (4 e 5/07/2005) 
O Sonho de Lady Macbeth, como “Voz Lírica”, encenada na praça e na rampa do Museu da República, em Brasília, durante 3 noites, sob a direção do diretor Willian Lopes; trilha sonora (eletroacústica) composta pelo Prof. Conrado de Marco e sua ex-aluna Janaína Sabino. 
Títulos e premiações: 
• Diploma de Honra ao Mérito concedido pela Academia Divinopolitana de Letras “em reconhecimento e gratidão ao apoio dispensado ao Sodalício, durante o ano de 2015” 
 • Troféu ORFEU 2016 ofertado pela Academia Divinopolitana de Letras (11/03/2016) 
Apresenta-se em concertos e recitais por todo o País.

__________________________________

* Coordenação Acadêmica do Evento: Acadêmico Paulo José de Oliveira ("Pajo") 
Crédito pelas fotos: Acadêmicos Paulo Bonifácio Ribeiro (Pabro Poeta) e Paulo José de Oliveira ("Pajo")
Filmagem: Acadêmico Paulo Bonifácio Ribeiro - Pabro

8 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

O Blog de São João del-Rei se sente mais uma vez agraciado por poder publicar a continuação ao release (já publicado) da autoria do colaborador PAULO JOSÉ DE OLIVEIRA ("PAJO") sobre as festividades em Formiga em homenagem ao 9º Aniversário da Academia Formiguense de Letras - AFL (em 17/08/2018), quando foi inaugurada a Sala Sede da AFL. Agora, completando seu importante registro do evento, Pajo está concluindo a sua cobertura de todo o evento com este release complementar, em homenagem ao 31º Aniversário de Fundação do Clube Literário Marconi Montoli (CLMM), noticiando as festividades realizadas no dia 18/08/2018. Naquela data, foi inaugurada a Sala Sede do CLMM, que, a partir de então, passa a sediar a Biblioteca Comunitária Formiga de Letras (BIBLIOFOLE) do CLMM. Ambas as Salas estão no imponente imóvel em que funciona a Secretaria Municipal de Cultura. A seu convite, o Duo Rute Pardini-Francisco Braga animou o evento com diversos números, pela 2ª noite seguida, com destaque para a peça "Lundú da Marqueza de Santos", de Villa-Lobos, especialmente executada como um brinde ao CLMM.


SOBRE O AUTOR

http://saojoaodel-rei.blogspot.com/2018/09/colaborador-paulo-jose-de-oliveira-pajo.html

TEXTO DE PAULO JOSÉ DE OLIVEIRA

https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2018/10/inauguracao-da-sala-sede-do-clube.html


O nosso Duo teve a grata surpresa de ser aplaudido pelo Prof. Dr. Arnaldo de Souza Ribeiro, residente em Itaúna, membro das Academias Itaunense de Letras (Presidente) e Cordisburguense, e por Bete e Prof. Rosalvo Pinto, este natural de Rezende Costa, jornalista (Jornal das Lajes), autor de "José de Resende Costa (pai e filho) e o Arraial da Lage" e membro da Academia de Letras de SJDR.


Cordial abraço,

Francisco Braga

Gerente do Blog de São João del-Rei

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras, onde é Presidente) disse...

Grato pelo envio da matéria, caro Braga. Abraço amigo do Fernando Teixeira

Dr. Paulo Milagre (corretor de imóveis, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Parabéns! Vocês merecem.

Paulo José de Oliveira (diretor geral da sucursal do Jornal A Gazeta, diretor geral adjunto do Espaço Holístico Formiga, ex-presidente da AFL-Academia Formiguense de Letras) disse...

Nobre amigo, ficou tudo maravilhoso!!! Muito obrigado!

Afetuoso abraço.

Att.,


Paulo José - Pajo
Paulo José de Oliveira
Diretor Financeiro da Academia Formiguense de Letras - AFL
Presidente do Clube Literário Marconi Montoli - CLMM

João Carlos Ramos (poeta, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Lavrense de Letras) disse...

Famoso mestre Braga,
Boa tarde!
Faço uma ideia do estrondoso sucesso que foi o evento, principalmente com a presença do ilustre casal por quem tenho imensa admiração, apesar de me sentir pequeno diante deles que me honram tanto.
Parabéns ao Presidente Paulo e a todos os participantes!

Rafael dos Santos Braga (pesquisador e bacharel em Filosofia pela UFSJ) disse...

Parabéns pela iniciativa!

Benjamin Batista (presidente da Academia de Cultura da Bahia, showman e barítono de sucesso) disse...

Continue mandando suas notícias.

Elza do Val Gomes (maestrina do Coral Júlia Pardini e redatora do jornal Arruia) disse...

Parabéns! Aprecio e parabenizo pelo seu blog sempre cheio de boas noticias. Abraços para Rute.
Elza do Val Gomes