quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Colaborador: PADRE RAIMUNDO NONATO PINHEIRO

RAIMUNDO NONATO PINHEIRO (Manaus, 1922 - 1994), também conhecido como Padre Nonato Pinheiro, foi um sacerdote, poeta, filólogo, latinólogo, jornalista, professor e escritor brasileiro. Membro da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, exerceu, no IGHA, a função de orador. É um dos principais representantes do Parnasianismo amazonense.

O Pe. Nonato Pinheiro, erudito católico que se dedicou, em profundidade, aos estudos filológicos e à crítica literária, foi um cultor da língua portuguesa. Dedicou-se também a estudos relacionados à história religiosa da Região Norte do Brasil. Contribuiu com regularidade para os jornais de Manaus, tendo sido recebido na Academia Amazonense de Letras pelo médico e escritor Djalma Batista. O mais conhecido dos livros que publicou é uma biografia do terceiro bispo do Amazonas, Dom João da Matta (1956), obra republicada em 2008 pela Editora Valer, de Manaus, conforme imagem abaixo. 


Em 1954, a Editora Vozes havia publicado seu livro intitulado "Dom José Pereira Alves: fulgores do Episcopado". 


Raimundo Nonato Pinheiro prefaciou, entre outras obras, o "Vocabulário Etimológico Tupi do Folclore Amazônico", de Anisio Mello (Manaus: Editora da Universidade do Amazonas / Suframa, 1983). 



Em grande quantidade de artigos, ensaios e discursos, o Pe. Nonato Pinheiro divulgou seus estudos sobre obras clássicas das literaturas portuguesa e brasileira, que considerava como modelos perfeitos de boa linguagem. 
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Raimundo_Nonato_Pinheiro 

3 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tive a grata satisfação de localizar no Portal Entre Textos uma amostra interessante do acervo bibliográfico do Pe. RAIMUNDO NONATO PINHEIRO (1922-1994), que, durante toda sua vida, buscou espelhar-se nos clássicos brasileiros e portugueses. Para um primeiro contato com esse autor selecionei textos cuja temática é o Tempo Natalino.
Tenho certeza de que você também se surpreenderá com o pouco conhecimento que temos da obra que é feita pelos Amazônidas e que engrandece o nosso Brasil.

Colaborador: Pe. Raimundo Nonato Pinheiro
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2018/10/colaborador-padre-raimundo-nonato.html

Texto em verso e em prosa
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2018/10/natal.html

Cordial abraço,
Francisco José dos Santos Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Rute Pardini (cantora lírica, soprano) disse...

Parabéns, meu amor!
Fiquei muito feliz em receber este lindo texto: NATAL!
Muito bonito sentimento do padre PINHEIRO!
Me fez sentir que enfim, depois de tanta coisa acontecendo neste ano, em breve chegará a luz a nos clarear o caminho para a vida!
Obrigada meu amor!
Enfim: Natal!
Que venha cheiiinnnnho de sonhos e alegrias a todos nós que amamos o MENINO JESUS! 🙏😁

Roberto Mendonça (Roberto Mendonça (aposentado da PM amazonense, escritor, autor de diversos livros como Cândido Mariano & Canudos, L. Ruas: Itinerário de uma vocação, Cinema e Crítica Literária de L. Ruas e Celebração dos meus 70 anos e gerente do Blog do Coronel Roberto) disse...

Braga,


fico felicíssimo em saber de seu trabalho, e mais ainda com a divulgação de poetas amazonenses em seu Blog de São João del-Rei. disponho do Blog do Coronel Roberto (sou aposentado da PM amazonense) e nele tenho publicado sobre este sacerdote.

devo-lhe dizer que o mesmo deixou em jornais de Manaus uma "tonelada" de escritos em prosa e verso. metade desse peso possuo em cópia e recortes de jornais.

por isso, se desejar dele algum material sobre o Natal ou outro tema, terei o prazer de remeter ao colega blogueiro.

abraço amazônico
Roberto Mendonça