sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Colaboradora: ANN M. LINGG


Anny Schlesinger (ANN M. LINGG, casada Lessner), nasceu em 7 de outubro de 1907 em Viena, filha de Isidor Schlesinger (nasc. 1874) e Carla Schlesinger (nasc. Askonas).

Com base num certificado francês, ela matriculou-se como uma estudante extraordinária na Escola Filosófica da Universidade de Viena do trimestre outonal 1930/31 ao trimestre outonal 1932/33 para tomar cursos em Musicologia. Depois da graduação da escola secundária, em fevereiro de 1933 se matriculou como estudante ordinária da mesma escola no trimestre primaveril de 1933 até o trimestre outonal de 1936/37 e continuou com seus estudos em Musicologia (e também tomou algumas lições em química orgânica com Prof. Späth, em história de jornais com Bauer e filosofia com Reininger e Moritz Schlick).

Na época da Anschluss ¹ em março de 1938, ela não mais foi matriculada na Escola Filosófica, mas esteve se preparando para os exames finais ('Rigorosen'). Inscreveu-se para os exames finais em Musicologia em 17/0l/1938, e foi aprovada no primeiro 'Rigorosum' em 31/01/1938. Apresentou sua dissertação "O Singspiel vienense da época de Biedermeier". Ingressou com a dissertação "Uma Contribuição para a História da Ópera Cômica" em 28/06/1938, que foi aceita em 29/06/1938, e desta forma foi aprovada pelo segundo 'Rigorosum' em 01/07/1938 com os musicólogos Prof. Robert Lach e Prof. Alfred Orel, e o físico Prof. Schweidler. Ela pôde finalmente concluir seus estudos e graduou-se em 21/07/1938, somente com a cerimônia discriminatória de uma "Nichtarierpromotion", que incluía ao mesmo tempo que ela estava banida de sua profissão ².

Anny Schlesinger pôde emigrar aos Estados Unidos em 1938, e estabeleceu-se em New York (Manhattan). Nas décadas de 40 e 50 escreveu, agora como Ann. M. Lingg, sobre tópicos musicais populares e científicos em jornais e revistas. Também escreveu livros sobre compositores famosos como Wolfgang Amadeus Mozart (1946, "Mozart, Gênio da Harmonia"), Franz Liszt (1951, "Valsa Mephisto: a História de Franz Liszt" e "John Philip Sousa" (1955). Junto com a pianista Ruth Slenczynska escreveu um livro de exercícios para músicos jovens chamado "Música na ponta dos seus dedos". Também escreveu para a "Opera News Magazine" e "Aria", uma publicação da Metropolitan Opera Guild.

Foi casada com Erwin C. Lessner, o qual também foi obrigado a emigrar-se em 1938 de Viena. Ele escreveu vários livros nos Estados Unidos. Faleceu em 1959 e o livro que eles (marido e esposa) escreveram juntos só pôde ser publicado postumamente; chama-se "O Danúbio. A dramática história do grande rio e do povo tocado por seu fluxo". ³

Ann M. Lingg Lessner faleceu em 09/05/1995 em Manhattan, New York.

Fontehttp://gedenkbuch.univie.ac.at/index.php?id=index.php?id=435&L=2&person_single_id=26538 (tradução do inglês pelo gerente do Blog de São João del-Rei, Francisco José dos Santos Braga) 


NOTAS  EXPLICATIVAS  DO  GERENTE  DO  BLOG



¹  Anexação político-militar da Áustria por parte da Alemanha.

²   Como Anny estava sendo seguida de perto pelo Nacionalsocialismo (ou Nazismo) como "Judia", seu diploma de 21/07/1938 indicava que concluíra seus estudos, mas apenas sob inúmeras discriminações simbólicas enquadradas numa "Nichtarierpromotion" (o que significava que tinha um "pós-doutorado conquistado por uma não-ariana"), por simultânea proibição expressa da profissão em todo o Reich alemão.

³   Este livro pode ser lido gratuitamente na Internet in https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=inu.30000047742667;view=1up;seq=18

2 comentários:

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Li o artigo da musicóloga e escritora Ann M. Lingg e agradeço pelo envio.

Que bom exemplo para a disseminação da cultura musical em mentes ainda jovens!

Abraços, Mario.

Francisco José dos Santos Braga disse...

Prezado confrade e amigo.
Agradeço o brinde com a matéria.
Grande abraço amigo.