quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Novos recursos


É com grande entusiasmo que abro parênteses no conteúdo regular do Blog para anunciar melhorias estruturais que facilitarão o acesso e assiduidade dos usuários. Um simples recurso chamado RSS, aqui presente desde o primeiro momento, agora teve a sua utilização otimizada.

Esta tecnologia permite que o leitor se inscreva em sites que forneçam os chamados "feeds" (alimentadores) RSS, como é o caso deste Blog, que levam as atualizações em tempo real para qualquer ferramenta que entenda o formato - como o seu navegador de Internet, por exemplo. Ao ser inscrito nele o Feed RSS, é criada automaticamente na seção de favoritos uma pasta que listará os textos do Blog, sempre mostrando quando novos conteúdos forem inseridos.

Como proceder, então, para a inserção do Feed RSS no navegador? Simples, clique no botão de coloração laranja (acompanhado pela a frase "Inscrever RSS"), localizado no topo da coluna direita da página, e uma nova página se abrirá. Nela acesse "Inscrever agora" (para usuários do Mozilla Firefox) ou "Inscrever-se neste Feed" (usuários do Internet Explorer) e pronto, o conteúdo deste Blog será levado automaticamente até a barra de favoritos.

Foi disponibilizada, também, uma forma ainda mais prática para o usuário se manter atualizado. Na barra direita, abaixo do "Arquivo do Blog", existe um campo para cadastro de e-mails. Basta preenchê-lo com um endereço digital válido e confirmar a decisão na nova janela que se abrirá. Em seguida o e-mail cadastrado receberá uma mensagem pedindo que o serviço seja habilitado. Com a realização desse processo, chegará uma notificação na "caixa de entrada" em questão toda vez que um novo texto for postado.

Paralelamente aos assuntos acima tratados, agora o domínio www.saojoaodel-rei.com está devidamente registrado e redireciona diretamente para este Blog. Esta foi a primeira etapa para a criação de um grande portal que englobará todo o conteúdo aqui presente, atual e futuro, como parte de valiosa fonte das mais diversas informações sobre São João del-Rei. Um projeto que tem qualidade e confiabilidade de conteúdo como grandes diretrizes. E sendo o tempo grande descobridor, tudo acontecerá gradativamente com passos pensados e certeiros, e fazendo do São João del-Rei Blog ferramenta indispensável no "durante" e "depois".

O encerramento deste comunicado celebra a valiosa participação dos colaboradores desta página, ilustríssimos membros do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei e da Academia de Letras de São João del-Rei, na variedade temática, riqueza e confiabilidade de informações e forte embasamento crítico encontrados nos textos já publicados. Ainda que jovem, o São João del-Rei Blog já tem muito a oferecer para a valorização e preservação da memória de uma cidade que emana História, Tradições e Cultura.

Cordialmente,


Ricardo Campos e equipe São João del-Rei Blog
E-mail: sjdrblog@gmail.com

Nenhum comentário: